Por que é importante o Pensamento Sistêmico nas organizações?

O pensamento sistêmico, adaptado à gestão, é uma forma holística de tratar os processos e setores de uma empresa como subsistemas interligados entre si, onde cada ação em uma parte reflete no todo. Para a sistêmica, enxergar que cada parte tem uma grande participação no conjunto impacta a forma como agimos e nos relacionamos, assim…

Saiba mais

7 Pecados da Gestão Comercial Hospitalar.

Como sabemos, hospital é uma atividade lucrativa, infelizmente nem todos os gestores hospitalares colaboram para que ele dá lucro. Muitas vezes é um produto muito bom sucumbe nas mãos de pessoas despreparadas para realizar a gestão comercial de forma adequada. Já que estamos falando de negócios, e existe a fábula dos 7 pecados capitais, vamos…

Saiba mais

Como evitar Erros no Hospital gerenciando Processos.

Toda atividade humana está sujeita a erros, mas, no caso de hospitais, que lidam diariamente com a vida, evitar intercorrências deve ser preocupação constante dos gestores. Ferramentas como o gerenciamento de processos – que mapeia e organiza as rotinas de trabalho a fim de identificar gargalos e pontos que podem ser melhorados -, quando implantadas,…

Saiba mais

O Gestor das Emoções: Inteligência Emocional.

O gestor bem preparado para suas funções apresenta, dentre suas competências, a inteligência emocional. Ele deve incorporar dentre suas habilidades: Autoconhecimento emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre; Controle emocional – habilidade de lidar com seus próprios sentimentos especificamente de acordo com a situação; Automotivação – canalizar emoções e energia em prol de um…

Saiba mais

Quanto mais Profissional sua Gestão, mais Humano seu Atendimento.

O segmento hospitalar precisa de projetos robustos, precisa absorver conhecimentos específicos que já existem em outros mercados, não precisa reinventar a roda. É imprescindível que nós, gestores, elevemos o profissionalismo de nossas abordagens. Precisamos imediatamente controlar o fluxo de pessoas que entram e saem de áreas restritas da mesma forma que já é feita nos…

Saiba mais

Algumas Coisas que Você precisa Entender antes de Investir.

Investimento pode ser definido como sendo o dinheiro gasto hoje em bens e direitos com o objetivo de aumentar a quantidade de dinheiro a ser recebida no futuro. Para diversas pessoas, quando pensam em investimentos, a primeira lembrança que vem à mente são aplicações financeiras e imóveis, mas na visão de um investidor ou um…

Saiba mais

Você Implantaria um Departamento de Trânsito no Hospital?

Sempre defendi a criação de um Departamento de Trânsito Interno dentro dos hospitais. Via de regra, essa ideia era vista com incredulidade, quase uma piada, mas acredite, não é não. Lembre da quantidade e a variedade de meios de transporte sobre rodas que circulam por todos os ambientes do hospital. É ou não é significativo? Um…

Saiba mais

Por que seu Hospital não deveria chegar a Glosa Zero.

Se no seu hospital há um chefe de faturamento ou de auditoria de contas que se vangloria pelo índice de glosa beirando o ZERO (0%), a melhor coisa a fazer é demiti-lo o mais rápido possível. Em uma relação comercial em que a operadora lucra mais quanto menos seu beneficiário utilizar a rede, e o…

Saiba mais

Como Aumentar a Eficiência Hospitalar em 3 passos.

Cada vez que uma instituição de Saúde identifica suas fraquezas e procura melhorá-las, investindo no fortalecimento de sua gestão, está ao mesmo tempo aumentando a força de seus serviços e da entrega do produto final, que é um melhor atendimento ao seu paciente. Saber trabalhar esse processo de forma responsável e eficaz é o caminho…

Saiba mais

O Bom Gestor sabe Aprender com seus Erros.

No âmbito da gestão, sobretudo na área de saúde, os fracassos devem ser evitados ao máximo, porém os bons gestores sabem que precisam tolerá-los e até mesmo incorporá-los na busca por inovações e pela evolução da instituição. Desta forma, é preciso reconhecer a utilidade e o valor do fracasso. Para isto, há três passos que…

Saiba mais