Blog

Gestão de Prontuários Pós Cirúrgicos e Prevenção de Glosas.

Sabe-se que o prontuário do paciente compreende desde a ficha de internação até o relatório de alta médica, nele ainda estão anexados os exames pré-cirúrgicos e relatório do médico anestesista liberando o paciente para realização do procedimento cirúrgico, denominado de pré-anestésico. O prontuário é um documento que tem como o…

Por que é importante o Pensamento Sistêmico nas organizações?

O pensamento sistêmico, adaptado à gestão, é uma forma holística de tratar os processos e setores de uma empresa como subsistemas interligados entre si, onde cada ação em uma parte reflete no todo. Para a sistêmica, enxergar que cada parte tem uma grande participação no conjunto impacta a forma como…

Como evitar Erros no Hospital gerenciando Processos.

Toda atividade humana está sujeita a erros, mas, no caso de hospitais, que lidam diariamente com a vida, evitar intercorrências deve ser preocupação constante dos gestores. Ferramentas como o gerenciamento de processos – que mapeia e organiza as rotinas de trabalho a fim de identificar gargalos e pontos que podem…

O Gestor das Emoções: Inteligência Emocional.

O gestor bem preparado para suas funções apresenta, dentre suas competências, a inteligência emocional. Ele deve incorporar dentre suas habilidades: Autoconhecimento emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre; Controle emocional – habilidade de lidar com seus próprios sentimentos especificamente de acordo com a situação; Automotivação – canalizar emoções e…

Quanto mais Profissional sua Gestão, mais Humano seu Atendimento.

O segmento hospitalar precisa de projetos robustos, precisa absorver conhecimentos específicos que já existem em outros mercados, não precisa reinventar a roda. É imprescindível que nós, gestores, elevemos o profissionalismo de nossas abordagens. Precisamos imediatamente controlar o fluxo de pessoas que entram e saem de áreas restritas da mesma forma…

Você Implantaria um Departamento de Trânsito no Hospital?

Sempre defendi a criação de um Departamento de Trânsito Interno dentro dos hospitais. Via de regra, essa ideia era vista com incredulidade, quase uma piada, mas acredite, não é não. Lembre da quantidade e a variedade de meios de transporte sobre rodas que circulam por todos os ambientes do hospital. É…

Por que seu Hospital não deveria chegar a Glosa Zero.

Se no seu hospital há um chefe de faturamento ou de auditoria de contas que se vangloria pelo índice de glosa beirando o ZERO (0%), a melhor coisa a fazer é demiti-lo o mais rápido possível. Em uma relação comercial em que a operadora lucra mais quanto menos seu beneficiário…

× Como posso lhe ajudar?