A importância da Equipe no trabalho do Líder.


Um homem estava acampado com amigos à beira de um rio. De longe, ele avistou um pássaro muito bonito no topo de uma árvore.

Caminhou até lá e viu que não tinha como escalar a árvore. Nem escada havia. O que fez ele? Chamou seus amigos e, juntos, fizeram uma escada humana, um sobre o ombro do outro, o que possibilitou que ele subisse ao topo da árvore. Chegando lá em cima, ele apanhou o pássaro, que era bastante dócil.

Embora o tivessem ajudado a pegar o animal, os homens abaixo dele não faziam a mínima ideia de que a ave fosse tão bela. Alguns nem sabiam o que ele havia pegado. No entanto, sem seus parceiros o homem não teria atingido seu objetivo.

De fato, imagine o que teria acontecido se um dos integrantes daquela escada humana mudasse de ideia. Todos teriam caído. E o homem que almejava capturar a ave não só falharia em sua aspiração, como também cairia, sob risco de quebrar seu pescoço.

Essa história mostra e ensina claramente que os objetivos de todas as organizações, no nosso caso, as organizações de saúde, são alcançados por todos os membros, por cada equipe ou departamento que trabalhou e atingiu as metas traçadas e que sem esses componentes essenciais de nossa instituição, simplesmente não existiria nada.

A vida é assim. O trabalho é assim. Qualquer um de nós depende de pessoas que fazem parte de uma ajuda mútua a fim de se alcançar objetivos. Geralmente elas nem sabem exatamente o que é que se busca, mas compartilham, acolhem e auxiliam.  Sem elas, não se atingiria o alvo, mesmo naquelas situações em que, após a conquista, o vencedor sente-se vitorioso único, e despreza os que arriscaram o próprio sangue a seu lado.

Nós que desempenhamos o papel de líderes precisamos enxergar todos os que estão ao nosso lado e dar a cada um seu devido valor. Devemos envolver, ensinar, guiar e inserir na consciência de todos os funcionários, que eles fazem parte da nossa instituição, e nossas conquistas, já que são estes indivíduos que nos dão suporte e apoio fazendo com que todas as metas da empresa sejam atingidas.

Os lideres devem saber desenvolver o potencial de cada profissional, fazendo com que estes cresçam e consequentemente ajudem no crescimento da instituição hospitalar.

A liderança é desenvolvida diariamente, pois o líder deve se adaptar ao que ocorre dentro da organização, realizando mudanças que julgar necessárias para que os trabalhos ocorram de forma que o objetivo seja alcançado sem prejuízo, ou com menor esforço e de forma com que todos se sintam satisfeitos com o resultado. Dando e recebendo um feedback sobre essas mudanças e incentivando a melhoria constante. Só dessa forma a equipe passa a enxergar seu líder e o líder passa a ter uma equipe.

Doutor em Pediatria pela UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu, Mestre pela UEL - PR, Especialista e Graduado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Palestrante do Banco de Talentos da Academia do Palestrante - São Paulo. Professor Adjunto das Faculdades Adamantinenses Integradas. Professor convidado da Pós-Graduação em Administração da FGV - São José do Rio Preto, Professor convidado da FGV Management. Atuante em Palestras, Processos de Treinamentos e Consultoria Organizacional, Execução de Processos de Motivação e Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças em várias empresas na Área de Gestão de Pessoas.

Um Comentário em “A importância da Equipe no trabalho do Líder.

  1. Brilhante matéria, porém, as instituições hospitalares deveriam ter foco para o desenvolvimento do líder e de seus liderados através de capacitações, treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores, possuem chefes que não têm visão de liderança, pois, receiam perderem seu espaço. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *