Fatores Internos que influenciam o Clima Organizacional.

Compartilhe:
080413O Clima Organizacional de uma instituição é influenciado por fatores internos e externos, que podem auxiliar ou atrapalhar na produtividade e no desempenho do profissional, e consequentemente no resultado de toda a equipe.
Nesta ocasião faremos referência aos fatores internos com dois exemplos que podem nos dar uma visão de como esses fatores podem interferir no trabalho de cada um. Esses dois exemplos são sobre profissionais que, mesmo sem perceber, acabam influenciando no clima dentro da equipe de trabalho. São eles:
Os profissionais que se sentem injustiçados, ou seja, aquele profissional que vive reclamando, acreditando que os superiores estão sempre lhe perseguindo, e encontra isso em cada olhar e comentário. Sem perceber ou mesmo percebendo, acaba incomodando os colegas com suas lamentações, deixa de focar nas suas atividades, no trabalho e geralmente acaba cometendo erros e declina profissionalmente. O segredo para não ser influenciado por este tipo de pessoa é não entrar na onda dele, saber ouvir, mas sem deixar que os comentários influenciem na tranquilidade e desempenho profissional.
Outo exemplo é o profissional OVERSHARING, aquele que sempre fica falando de assuntos que ninguém realmente deseja saber, e geralmente num tom muito alto, ou usa o telefone da empresa para tratar de assuntos pessoais, mostrando que não está muito interessado no trabalho, passam do limite em determinados assuntos que não condizem com o ambiente de trabalho. A dica para lidar com este profissional, é cortar o assunto no inicio e não fazer comentários que irão aumentar o diálogo.
Estamos falando de dois tipos de profissionais, que com suas atitudes acabam com o bom desempenho da equipe. Estes tipos de profissionais, dentre outros, com seu modo de agir, influenciam negativamente no clima organizacional dentro de uma instituição, porém há outros fatores que também influenciam positivamente o clima dentro da empresa.
A valorização dos profissionais, saber reconhecer o potencial de cada um, e sua importância dentro da equipe. Saber que a empresa/superiores, estão preocupados com o que está acontecendo com o profissional, e como isso influenciando no seu desempenho. Incentivar o desenvolvimento profissional de cada membro da equipe. Buscar extrair o melhor de cada um, para que todos possam crescer cada vez mais. Estes são alguns fatores positivos, que influenciam no clima organizacional da instituição.
É necessário que os gestores fiquem atentos as mudanças dentro de sua equipe, principalmente quando apresentam perda de rendimento, para que possam saber o que está influenciando-a. Como foi apresentado nos exemplos do texto, um colega da equipe pode influenciar negativamente os demais. Os gestores devem estar abertos a ouvir qualquer profissional de sua equipe, e tomar providências para que a equipe possa render sempre mais e com qualidade.

 

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Sócio-Gerente na HMDoctors. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar.