Blog

Quais são as principais Ações que o Gestor de Saúde deve exercer?

Bons gestores conquistam bons resultados, por esse motivo descrevemos a continuação algumas das ações próprias que os gestores de saúde devem exercer no exercício de suas funções:

Sistematizar e comunicar adequadamente as linhas estratégicas da organização, definindo e disseminando missão, visão, valores, ética e comportamento corporativo para todos os colaboradores; agindo de forma clara e transparente, garantindo que todos entendam e alcancem o foco do trabalho.

Liderar e estimular o desenvolvimento dos valores da organização com modelos de integridade, responsabilidade social e comportamento ético, tanto internamente como externamente.

Desenvolver uma liderança de cultura compartilhada, revendo e melhorando a efetividade de comportamentos pessoais, estimulando a visão de curto, médio e longo prazo, com clara definição das relações de causa e efeito.

Desenvolver e estimular o sistema de gerenciamento da organização, incluindo a análise dos resultados alcançados em busca dos melhores desempenhos no futuro e garantia de benefícios sustentáveis para todos.

Tomar decisões baseadas nas melhores evidências: dados, fatos e ciência; utilizando todo o conhecimento necessário para interpretar os resultados alcançados e estabelecer futuras metas para os processos mais relevantes.

Inspirar e buscar criar uma cultura de envolvimento, comprometimento, empreendedorismo, melhoria continua e ética em todos os níveis.

Promover uma cultura que apoia as novas gerações, ideias e novas formas de pensar, encorajando a inovação e o desenvolvimento organizacional.

Exercer a flexibilidade e a resiliência, procurando rever, adaptar e realinhar os rumos da organização, quando necessário, inspirando confiança o tempo todo.

Alocar recursos para garantir necessidades em longo prazo e procurar ser competitivo nas áreas de relevância para a organização.

Analisar dados e informações para determinar o impacto de novas tecnologias e modelos de negócio na performance da organização.

Comparar o seu próprio desempenho com outras organizações de saúde ou de outra área para entender melhor os pontos fortes da sua gestão com as oportunidades de melhorias.

Garantir a sustentabilidade na área econômica, social e ambiental da organização.

Alinhar os objetivos individuais e de todo o grupo com os objetivos estratégicos da organização, garantindo o comprometimento de todos na maximização da performance.

Gerenciar o recrutamento, o desenvolvimento de carreira e os planos de sucessão, apoiado por políticas adequadas de forma a garantir credibilidade e equilíbrio.

Encorajar os colaboradores a defenderem a organização, sentindo orgulho pelo que fazem no trabalho e para que sirvam socialmente como embaixadores na obtenção do sucesso organizacional.

Estimular os colaboradores a continuamente rever, melhorar e otimizar a eficiência e eficácia dos processos internos da organização.

Compreender as necessidades de comunicação interna e a expectativa das pessoas com relação à informação; desenvolvendo estratégias de comunicação, políticas e canais apropriados baseados nas necessidades e expectativas.

Estimular a troca de informações, conhecimentos e melhores práticas entre as equipes, permitindo o dialogo por toda a organização.

Construir um relacionamento sustentável com seus parceiros e fornecedores baseado no mútuo respeito, confiança e transparência; procurando criar uma significativa rede de relacionamentos de forma a identificar potenciais oportunidades de parceiras futuras.

Estabelecer padrões de governança corporativa adequado para todos os níveis hierárquicos da organização.

Analisar os indicadores: de desempenho dos principais processos internos; de reputação e imagem da organização; de valor de produtos e serviços, de fidelidade dos usuários; de satisfação, envolvimento e engajamento dos colaboradores; e de performance financeira.

Médico de Família e Comunidade pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2009) e Título de Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense (2015). MBA em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Faculdade Redentor (em conclusão). Cursando o Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação na Saúde, na área de Saúde Coletiva, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2015-2017). Experiência na área de Medicina e Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Gestão de Saúde Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?