Blog

Como Vencer o Desemprego em Tempos de Crise.

Não é novidade que estamos vivendo uma situação econômica, política e social em crise. O desemprego já atinge mais de 12 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE.

Há ainda pleo menos 22,7 milhões de pessoas em idade produtiva, que estão sem trabalho ou trabalham menos do  que poderiam. o número referente ao segundo trimestre de 2016, corresponde a soma dos desempregados, subocupados e inativos com potencial de trabalhar no país.

Mas a crise não é novidade. De tempos em tempos o país vive uma situação de crise econômica. O Prof. Noélio Duarte, em seu livro “O incrível poder da motivação”, diz: “comentários do tipo ‘A crise afeta a todos…! faz parte do cotidiano de muitas pessoas e geralmente é usada como argumento para justificar a falta de novos projetos, ideias, serviços e até produtos… Por quê?

Desde que o mundo é mundo as crises estão presentes. Elas são cíclicas, vêm e vão, e não se ausentam nunca. A cada cinco anos, aproximadamente, uma nova crise abala o mundo, afetando todos os tipos de negócios.

O que verdadeiramente impede o crescimento e as vitórias pessoais não são as crises externas, são as barreiras internas. Estas, sim, além de ameaçadoras, são contagiosas e destrutivas.

Para quem se encontra numa situação de desemprego de longa duração, o regresso ao mercado de trabalho é muitas vezes uma tarefa ainda mais difícil. Depois de vários meses a enviar currículos, sem obter respostas, e acudir a pouquíssimas entrevistas, que depois acabam por não ser bem-sucedidas, o desânimo e o desalento começam a instalar-se.

Se você está numa situação de desemprego, não desanime, levante a cabeça e siga estes conselhos a fim de conseguir o trabalho que tanto gostaria.

  • Todo problema gera uma oportunidade. O desemprego sempre traz insegurança em relação ao futuro e à situação financeira. Mas quando uma porta se fecha, outras se abrem, isso é fato. Este pode ser um ótimo momento para repensar a carreira, aflorar seu lado empreendedor, ou talvez transformar aquele hobby em atividade profissional.
  • Tenha fé. Prosperar no deserto da crise requer que você tenha muita fé. Muitos não resistem e passam a não encontrar razão para acordar pela manhã. Entram numa lamúria e mergulham no mar da depressão. A crise é perfeita para mostrar suas verdadeiras habilidades, competências e criatividade. Lembre-se que a “Esperança”, não vem do verbo “esperar”, vem do verbo “Esperançar” que é ir atrás, é buscar, é não desistir. Esperançar é sonhar, é definir o que se quer, como irá alcançar, então esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.
  • Mude sua mentalidade. Pare de ficar fazendo comparações! Tudo muda: o mercado, a economia, a realidade, então é preciso compreender as mudanças, reprogramar sua visão e compreensão da realidade e olhar para frente. Não fique comparando com o passado, quando você tinha, quando você era ou quando você estava. Isso é coisa do passado, agora é necessário que você entenda, aceite e enfrente a nova realidade.
  • Prepare-se. Nesse tempo de crise as pessoas precisam se preparar muito mais. Aproveite o tempo livre e estude. Há muitas oportunidades de educação a custo zero, ou de baixo custo. As melhores universidades do mundo inteiro disponibiliza conhecimento gratuito e com certificação. Instituições do governo disponibilizam cursos dos mais diversos níveis, gratuitamente. Pesquise. Informe-se. Não pare de aprende, quando você encontrar aquela oportunidade, você precisa estar preparado!
  • Afaste-se de pessoas negativas. Afaste-se de pessoas que dizem que você não vai conseguir. Há pessoas que nos influenciam negativamente, que têm a habilidade de tirar a nossa esperança e nos fazem crer que não tem mais jeito. Pessoas que querem destruir nossos sonhos, nossos projetos. Foco no alvo! Reposicione sua mentalidade e esteja atento as novas oportunidades. Lute pelo seu objetivo, não dê atenção a quem quer comemorar sua derrota e selecione bem quem estará ao seu lado.
  • Junte-se a pessoas de bem. No contrário, junte-se com pessoas que agregam valor positivo para sua vida. Pessoas que possam te orientar. Pessoas que torcem por você. Há muitas coisas em nós, que não percebemos e estas pessoas têm a habilidade de descobrir o quanto somos competentes e especiais.
  • Aprenda com quem está tendo sucesso. Identifique pessoas que estão tendo sucesso em meio à crise. O que elas fazem? Quais são suas táticas? Como lidam com o mercado? Procure aprender lições com estas pessoas. Há um ditado que diz: “Se você quer ser um tubarão, nade entre tubarões”.
  • Não fique ansioso. Está desempregado a muito tempo? Seu dinheiro está acabando? A ansiedade e o desespero cobrem os seus olhos e não deixa que você veja o futuro. Por mais difícil que estiver a situação, mantenha a calma e busque formas de manter-se durante este tempo. Nem sempre um passo para trás significa regredir, veja isso como um impulso para um grande salto.
  • Pare de panfletar seu currículo. O currículo tem como único objetivo, fazer com que o recrutador marque a entrevista. Enviar currículo aleatoriamente para qualquer pessoa, para qualquer empresa, para qualquer lista de e-mails, não gera resultado. Seja estratégico. Defina seus objetivos. Busque diretamente a empresa. Muitas pessoas correm atrás de vagas na internet o tempo todo e não fazem outra coisa a não ser aquilo. A maior parte das vagas que são divulgadas na internet já foi preenchida ou são vagas falsas. Deste modo, procure diretamente as empresas no qual gostaria de trabalhar e veja qual a melhor maneira de seu currículo chegar na mão da pessoa certa.
  • Crie uma boa rede de relacionamentos. Mentores de carreira costumam dizer que uma boa rede de relacionamentos é peça-chave para conseguir um novo emprego. Mas ela também é útil para que você leve seus projetos adiante, para que você avance com suas ideias. Aproveite situações que te leve a conhecer pessoas importantes para sua vida, como eventos, palestras, cursos, confraternizações. Se faça presente! Fale sobre seus interesses e busque pessoas que compartilham das mesmas ideias.
  • Aprenda a utilizar as ferramentas de sua rede social a seu favor. Aprenda a utilizar o Facebook e o Linkedin de forma que te valorize como pessoa e como profissional. Pense bem no que você escreve, nas fotos que você posta e o que você compartilha. Em ambas as redes, há grupos que estão ligados a seus interesses. Isso pode ser uma porta de entrada para as novas oportunidades.

A crise é um ambiente perfeito para pessoas determinadas e destemidas, para pessoas que não desanimam diante das adversidades e desejam mudar de vida e proporcionar uma vida de bênçãos para sua família, apesar de todas as dificuldades. Pessoas que se fazem de coitadinhas e de vítimas, sofrem muito mais com a crise e estão sempre prontos a encontrar um culpado. É na crise que conhecemos quem as pessoas realmente são.

Portanto, não importa o cenário. Creia que é possível crescer durante a crise. Mantenha uma mentalidade positiva e saiba posicionar seus projetos com inteligência. Sua dedicação, esforço e determinação serão premiados no devido momento. Não temos controle sobre o que acontece no macroambiente do país e no mundo, logo, as crises sempre virão e só vão se destacar aqueles que souberem aproveitar as oportunidades que aparecem no meio delas.

Consultora em Gestão de Pessoas e Palestrante. Gerenciamento de RH, Desenvolvimento, coordenação e aplicação de treinamentos gerenciais, Aplicação de palestras motivacionais, de atendimento ao cliente, relações interpessoais, humanização e comunicação. Recrutamento e Seleção.

6 thoughts on “Como Vencer o Desemprego em Tempos de Crise.

  1. Com certeza quem escreveu isso foi uma pessoa com emprego! É muito fácil falar, mas as pessoas hoje em dia simplesmente não estão dispostas a ajudar. Ou te olham com pena ou simplesmente ignoram o seu contato para ajuda em ingressar no mercado de trabalho. É muito cruel, pior ainda é manter a positividade. Não me surpreendo que tenham pessoas se matando por isso, como por exemplo o caso do pai que matou toda a família no Rio por não ter emprego nem como sustentá-los.

  2. Tudo que estava precisando para me levantar desse dilema de depressão. Obrigada pelo encorajamento!

    1. Obrigada pelo seu comentário.
      Estamos à disposição sempre. Conte conosco.
      Sucesso em sua jornada!

  3. Excelente conselho!
    Temos que subir o primeiro degrau com fé. Não é necessário ver todas as escadas. Apenas dar o primeiro passo.
    Porque nós não sabemos que resultados virão da nossas ações mas se não fizermos nada, não existirão resultados.
    Obrigada

    1. Obrigada pelo seu comentário.
      O que vivemos hoje é fruto de nossas decisões e atitudes do passado. Para um futuro melhor, basta mudar suas atitudes e olhar para o alvo.
      Que você tenha muito sucesso em sua jornada.
      Abraços!
      Profa. Daniela de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *