Blog

Água também precisa de Gestão.

Você sabia que em nosso planeta há muita água? Apesar de se chamar terra, a maior parte de sua superfície é formada por água. 2/3 do nosso planeta é coberto por esse líquido tão importante para nossa sobrevivência. Mas ela não está distribuída uniformemente.

Há falta em alguns lugares enquanto em outros possuem com abundância. A superfície da Terra é constituída de três quartos de água, cerca de 71%, a maior parte está concentrada nos oceanos e mares, cerca de 97%, o restante 2,4% está concentrado em icebergs e geleiras.

Sendo assim, somente 0,6% vão para os rios, lagos e reservatórios da superfície do planeta, que é a água própria para consumo.  Por isso ela começa a ser reconhecida como ouro em muitas partes do planeta.

A água é um recurso essencial à vida. Nosso corpo é formado de 75% de água o que a torna indispensável à vida. Não é só a vida humana, mas a vida de todo planeta, todo o ecossistema, todas as vidas. Em situação de escassez, o uso prioritário da água é o consumo humano e dessedentação de animais. Por ser um bem natural precisamos lutar para manter e garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

A ONU, na Declaração Universal dos Direitos da Água, aborda que devemos ser responsáveis com a economia da água, pois ela é condição essencial à vida. É um patrimônio mundial e que devemos conservá-la. Deverá ser utilizada com economia, porque os recursos de tratamentos são ainda lentos e escassos. O equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água.

Diz que devemos ser responsáveis pelas gerações futuras e que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenena-la, que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

A conscientização é fundamental. Se cada um de nós fizer nossa parte o planeta terra agradecerá. A mudança de hábito levará a preservação dos recursos hídricos e nos ajudará na manutenção de nossa existência.

Com alguns pequenos hábitos que estão integrados ao nosso dia a dia, podemos ajudar a preservar a água do mundo. Por onde começar? Aqui estão algumas dicas:

  • Banhos rápidos (de no máximo 15 min) economizam água e energia. Desligue a água enquanto ensaboa.
  • Ao escovar os dentes, não deixe a torneira aberta. Melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.
  • Torneira aberta é igual a desperdício. Mantenha fechada sem gotejar.
  • Aperte a descarga somente o tempo necessário;
  • Ao lavar louças, primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez.
  • Quando precisar lavar o carro, utilize um balde;
  • Ao lavar a calçada, utilize uma vassoura de verdade depois um balde. Não utilize a mangueira como se fosse vassoura.
  • Para regar as plantas guardar a água da chuva é uma boa dica e regue sempre pela manhã, assim evita que a água evapore com o calor do dia.
  • Ao limpar o aquário, aproveite a água pra regar as plantas. Esta água por estar enriquecida com nitrogênio e fósforo faz muito bem às plantas.

A água é um recurso natural limitado e vulnerável. Pode faltar na cidade, no estado, no país, no continente e no mundo. Preserve-a, nosso planeta, nossos filhos e nossos netos agradecem.

Enfermeira formada pela UEMG, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Passos – MG. Especialista em Urgência e Atendimento Pré-hospitalar e Enfermagem do Trabalho pela UNILESTE MG, cursando MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Gama Filho – SP. Atualmente Enferneira do Trabalho desde 2010 e Supervisora do SGI (Sistema de Gestão Integrado) desde 2011. Experiência em Docência Superior, Coordenação, Supervisão, Assistencia em Urgência e Emergência (pré-hospitalar e hospitalar), Saúde Ocupacional e Gestão QSMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?