Blog

10 Motivos para usar as Mídias Sociais na Saúde.

As mídias sociais são sem dúvida, pauta constante no momento atual da nossas vidas. Elas permitem que nos comuniquemos com diferentes pessoas, ao mesmo tempo e em tempo real.

Compartilham-se informações e arquivos com amigos e também com desconhecidos, fazendo sua voz e sua opinião ser lida e ouvida em diferentes lugares do planeta.

Para as empresas e profissionais de saúde, representam, não só um canal de comunicação, para ter e manter um relacionamento mais forte com o cliente, ou compartilhar informações, mas também uma importante ferramenta de marketing digital, que permite aumentar sua exposição no mercado e alcançar muitos clientes potenciais.

Usando ativamente as mídias sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e outras, com conteúdo relevante e atraente,  a instituição ou profissional ganha confiança e credibilidade com seus clientes-pacientes e transmite segurança na hora de promover seus serviços e infraestrutura.

Seguidamente apresentamos dez motivos pelos quais as instituições de saúde devem investir nas mídias sociais de forma eficiente:

1. Reconhecimento de Marca.

O uso das mídias sociais permite que o hospital ou outra empresa de saúde seja visualizado por um maior número de potenciais clientes/pacientes ou potenciais influenciadores. O conteúdo das postagens, associado à marca, permitirá fixar melhor na mente do consumidor o reconhecimento da instituição. Na média, futuros clientes precisam escutar falar bem da marca pelo menos sete vezes antes de pensar na possibilidade de usar os serviços dessa marca.

2. Monitoramento de Marca.

Ter uma presença nas mídias sociais permite saber o que os pacientes atuais e potenciais estão dizendo sobre os profissionais e serviços oferecidos. Através desse monitoramento, a instituição de saúde tem a oportunidade de responder os comentários negativos e corrigir informações falsas ou imprecisas sobre a sua marca.

3. Antecipar-se as Tendências.

As redes sociais vem se tornando comum na vida diária dos seu clientes/pacientes. Através delas eles adquirem informação muito rápido. Para poder aparecer de forma relevante com o avanço da tecnologia e da aparição de novas redes, precisa saber onde estão seus clientes e estar presente.

4. Encontrar novos Clientes através de Amigos.

De nenhuma forma deve negligenciar as contas de redes sociais pessoais como possíveis caminhos para promover as atividades do seu negócio. Postando atualizações regulares relativas ao seu negócio e atividades, pode lembrar aos seus amigos sobre o que sua empresa faz, assim como os amigos dos seus amigos.

5. Encontrar novos Clientes através do perfil do Hospital.

O perfil do hospital é uma grande oportunidade para postar atualizações regulares sobre as suas atividades, mas também sobre as novidades e tendências na sua especialidade. Isso vai chamar a atenção de novos pacientes interessados ​​em seu serviço e aumentar a sua reputação como especialista na área.

6. Gerar tráfego para o Site.

Ao atualizar regularmente nas redes como Twitter, Facebook e LinkedIn, com mensagens que direcionam para seu site, poderá criar mais tráfego para ele. Outras ferramentas de mídia social como Pinterest ou Tumblr servirão nos caso de trabalhar com imagens ou com vários blogs.

7. Links para SEO (Search Engine Optimization).

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. Seu site pode ver os benefícios de postar nas mídias sociais e as pessoas lerem suas mensagens e ligar de volta para o seu site.

8. Melhorar seu Ranking nos Motores de Busca.

Os perfis de mídias sociais frequentemente classificam alto nos principais motores de busca. A utilização de marcas e palavras-chave em seus perfis podem ajudar a gerar tráfego para seu perfil de rede social e homepage da empresa.

9. Integrar os Resultados das Redes Sociais nos Motores de Busca.

Os motores de busca como Google e Microsoft Bing estão cada vez mais interessados ​​em indexação e mensagens de classificação e outras informações a partir de sites de rede social. Vídeos de sites populares como o YouTube também podem otimizar para a indexação dos motores de busca.

10. Criar Nichos de Mercado.

As mídias sociais permitem chegar a subconjuntos específicos de pessoas, com base nas suas preferências pessoais e seus interesses de saúde.  Com isso podem ser criadas estratégias de mídia social para alcançar indivíduos com os mesmos interesses ou até mesmo criar perfis de mídia social para atingir esses públicos-alvo.

O crescimento das redes sociais está garantido por um bom tempo, pelo que o sucesso das iniciativas de social marketing dependerá de quão bem os profissionais de marketing poderão alcançar esse tipo de ação, indo além dos objetivos de engajamento, com atividades claras para atingir metas de forma mensurável para sua instituição.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?