Blog

Você Avaliaria seu Médico Online?

É sabido que os pacientes estão tomando um papel cada vez mais importante nas decisões sobre seus cuidados e tratamento.

Nesse sentido, a satisfação do paciente é um importante indicador de resultados do desempenho hospitalar e tem um papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Embora ainda haja uma ampla discussão da importância da satisfação dos pacientes, principalmente com os médicos.

Você poderia pensar que um paciente irritado ou insatisfeito com o serviço que recebe de seu médico vai detonar sua avaliação, certo? Porém um novo estudo revela que quase todos os pacientes que avaliaram voluntariamente seus médicos deram nota 9 ou maior, numa escala de 0 a 10.

A pesquisa feita pelo professor Rajesh Balkrishnan, associado da Escola de Saúde Pública e da Faculdade de Farmácia na Universidade de Michigan, obteve 14.984 pesquisas de satisfação do site DrScore, uma ferramenta especializada na avaliação da satisfação dos pacientes com respeito aos seus médicos.

No site os pacientes têm a possibilidade de relatar anonimamente suas experiências na consulta, como tempo de espera, o tempo que o médico passou com eles, a forma como o médico os tratou em sala e sua satisfação com várias outras situações.

Os pacientes também tem a possibilidade de pesquisar as avaliações de outros médicos antes de escolher um especialista. Para o médico isso pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade do seu atendimento, e seu posicionamento na prática clínica.

Segundo o estúdio e para surpresa de muitos o índice de satisfação média geral foi 9,28, com 70 por cento das avaliações dando aos seus médicos nota 10.

Para o professor essas notas altas em geral sugerem que a maioria dos pacientes quando têm um bom atendimento por parte da equipe médica, dão a ela o benefício da dúvida, em caso de alguma falha.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?