Blog

Quais são as Habilidades que todo Profissional precisa Desenvolver?

Diariamente temos que lidar com diversas situações e desafios onde trabalhamos. Ter habilidade para saber contornar todos os obstáculos que aparecem na nossa jornada de trabalho, é o que nos diferencia, e nos faz vencer estas adversidades.

Hoje iremos falar sobre 7 habilidades, que todos profissional precisa desenvolver, para se destacar no mercado de trabalho, podendo se tornar mais valioso, aumentando assim as chances de promoção, e até atrair mais potenciais empregadores.

Podemos dizer que, infelizmente muitos trabalhadores conhecem apenas habilidades úteis para desenvolver as tarefas de suas área de atuação, e não desenvolvem competências gerais, que são muito importantes, não tendo a possibilidade de galgarem um crescimento profissional, já que não deixam de serem notados pelas lideranças das organizações.

Segue a lista das 7 habilidades que todos nós profissionais devemos desenvolver, para almejar algo muito melhor para nossas carreiras:

1. Comunicação eficaz

Não importa que você é, qual cargo ocupa, onde trabalha ou de qual área é, a comunicação será um fator crítico para o sucesso final, seja dando informações a um cliente, informando suas necessidades a um superior ou colaborando com um colega de trabalho.

No mundo de hoje, temos várias formas de comunicação, mas saber comunicar, de forma clara, e fazendo com que todos saibam o que você está dizendo, é algo fundamental. Diga o que você de forma clara, precisa e adequada, buscando a máxima eficiência na suas mensagens e escolhendo a forma mais adequada, para que a mensagem chegue ao seu destinatário de forma objetiva.

2. Organização e gestão

Ter habilidades organizacionais podem ajudá-lo a lidar melhor com as responsabilidades, e garantir que elas sejam executadas corretamente. Ser organizado significa que você vai ser mais propenso a começar a trabalhar em tempo, priorizar suas tarefas de forma eficaz e buscar soluções para os problemas antes que se quer eles se tornem problemas.

Já as capacidades de gestão, também são uteis em qualquer posição, te auxiliando melhor na gestão de seus recursos, tempo e carga de trabalho.

3. Negociação

A negociação é uma ferramenta útil em qualquer posição, e saber usá-la durante o processo de entrevista de emprego, por exemplo, pode garantir uma melhor recolocação, melhor salário ou benefícios mais competitivos.

Na realização de suas funções, dentro do ambiente de trabalho, você pode usar a negociação, para fins óbvios, como garantir novos clientes, conseguir uma promoção com potenciais parceiros, também é útil para diminuir algumas possíveis resistências e reduzir os custos totais operacionais. Saber negociar bem, beneficia a todos.

4. Pensamento crítico

O pensamento crítico, é um processo que nos permite resolver problemas, encontrarmos e corrigirmos as potenciais deficiências, e possíveis falhas em um determinado ambiente. Ele nos permite soluções mais criativas, avaliações mais rápidas de situações desagradáveis, e ajudar a conhecer padrões de comportamento em grandes sistemas, auxiliando na melhor forma de colocar tudo “nos eixos”.

5. Trabalho em equipe e saber delegar funções

Enquanto algumas posições contam somente com uma pessoa, em determinado momento da realização de suas funções, surgirá, em algum nível, o trabalho em equipe, para gerenciar no local de trabalho, além de saber delegar funções aos seus subordinados.

Saber como trabalhar com todos os profissionais, de forma eficaz, e buscando extrair o melhor de cada profissional é uma habilidade fundamental, para o sucesso em qualquer área.

6. Pesquisa e análise

Saber onde e como encontrar informações, analisa-las e reconhecer padrões chaves, é essencial para qualquer profissional, e de qualquer área de atuação.

7. Confiança

Esta pode ser uma habilidade que muitos veem como algo pessoal, porém ela pode ser desenvolvida. Cada um pode aumentar sua confiança em algumas áreas. Isso é possível através da prática, pois quanto mais vezes se faz algo, mais confiança vai se adquirindo, e cada vez mais se torna prazeroso realizar aquela tarefa.

Trabalhar sua linguagem corporal, ter pensamentos positivos, também ajudam a se tornar uma pessoal mais confiante, o que acaba refletindo no lado profissional consequentemente.

Esperamos que esses pequenos tópicos auxiliem no desenvolvimento destas habilidades, e que todos possam utilizá-las no sua dia-a-dia, tornando-se profissionais de mais, e mais sucesso.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Um comentário em: “Quais são as Habilidades que todo Profissional precisa Desenvolver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?