Blog

7 Lições para Liderar em Tempos de Crise.

Está sentindo dificuldades na gestão da sua empresa? As coisas não estão indo como esperava?

Talvez seja reflexo de uma “crise econômica” que ainda algumas pessoas tentam negar, porém todos os dias temos relatos de empresas encerrando suas atividades, fábricas parando a produção por não conseguir vender e demitindo funcionários para conseguir sobreviver.

No entanto, podemos dizer que em todas as crises existem muitas oportunidades à espera de quem as quiser agarrar. E se você está esperando as coisas melhorarem para agir, poderá perder oportunidades de ouro, pois ainda não chegamos no pior momento e o fim dela é uma grande incógnita.

Quando as circunstâncias externas não ajudam, mas você quer que a empresa sobreviva, terá que se adaptar ao contexto econômico, lutar e vencer. Uma empresa que não tenha sofrido uma crise não saberá como se defender e, se o problema for tratado a tempo, é a empresa que sai a ganhar.

Segundo Bill George, professor de gestão na Harvard Business School e autor do livro “Sete lições para liderar em tempos de crise”, é numa crise que se define um líder. Diz o especialista que, por exemplo, a crise econômica 2008/2009 não aconteceu devido aos empréstimos de risco, aos seguros de crédito ou da ganância excessiva, mas sim a uma liderança falhada por parte de gestores que não souberam seguir o “Verdadeiro Norte” – ou seja, a sua bússola interna, as suas crenças, valores e princípios.

Se você é um gestor e está passando por uma fase complicada, não se sinta sozinho, pois não é o único nesse barco.

A seguir apresentamos um guia de sobrevivência para todos os empresários e líderes de saúde que pretendem vencer esta etapa de dificuldade econômica. Estas sete lições serão úteis para ajudá-lo a lidar com a crise atual e preparar a sua empresa para crises futuras.

1. Encare a realidade, a começar pela sua. O autor admite que todos os líderes devem ser capazes de enfrentar a verdade. Admitir que está em crise é a lição mais importante. A menos que reconheça que se encontra perante um problema, não poderá seguir em frente para tentar resolvê-lo.

2. Não seja como Atlas: peça ajuda e liberte-se do peso do mundo. Você não irá conseguir ultrapassar os problemas da empresa sozinho, por isso não tente carregar todo o peso às suas costas. Precisa se unir aos outros funcionários dentro da empresa. Neste momento, ouvir outras ideias e opiniões é de grande valia. Também será uma excelente oportunidade para fortalecer os laços entre a empresa e os seus trabalhadores.

3. Procure detalhadamente a origem do problema. Não pode haver uma solução, sem se saber qual a causa. O facilitismo da resposta rápida e superficial, que apenas disfarça os verdadeiros problemas da empresa, poderá deixar a companhia vulnerável a novas crises ou até mesmo deixá-la exposta à repetição do mesmo problema. A única forma de dar a volta à situação é compreender a sua origem e implementar soluções estruturais e permanentes.

4. Prepare-se para o longo prazo. Excesso de otimismo e dificuldade em enfrentar a realidade podem levá-lo a pensar que a real situação da empresa não é assim tão grave. Tanto pode ter razão, como pode estar apenas estar  olhando para um icebergue e enxergar só a ponta do problema. É necessário ter vista de águia para sobreviver em contexto de crise. Ainda que possa resolver o problema de hoje, pensar no imediato irá torná-lo mais vulnerável a novas crises. Para sobreviver, prepare-se para o longo prazo e antecipe a melhor forma de se defender perante condições adversas e crie soluções para atravessar a tempestade.

5. Nunca desperdice uma boa crise. Bill George acredita que é em tempos de crise que os verdadeiros líderes emergem. Veja a oportunidade para mudar o que está errado. Em tempo de turbulências é o momento perfeito para fazer alterações significativas na companhia, pois em crise o trabalhadores estão mais dispostos a ceder em alguns pontos. Uma crise ameniza a resistência à mudança que existe quando tudo está bem. Vai precisa ser objetivo e assertivo na tomada de decisões que serão necessárias para o fortalecimento da empresa. Desta forma ressuscita a empresa e pode ganhar vantagem frente à concorrência.

6. Os holofotes estão apontadas para si: siga o Verdadeiro Norte. Encontrar o seu “Verdadeiro Norte” irá permitir que você seja respeitado como líder. Segundo o autor, o seu rumo vai ser o seu maior aliado durante uma crise, até porque você será o centro das atenções. Se conseguir manter-se focado no seu caminho, nas suas crenças, ser fiel aos seus princípios e assertivo nas palavras e ações, você conseguirá que os seus liderados o vejam como um guia.

7. Parta para a ofensiva: concentre-se em vencer. A crise pode passar, mas o mercado no qual a sua empresa está operando, não voltará a ser o mesmo. Não fique à espera de negócios, de braços cruzados. Assim como você, a concorrência também está fragilizada. Esta é a oportunidade para moldar o mercado à sua empresa e pô-lo a jogar a seu favor, liderando com capacidade de risco e combatividade.

“Embora exista sempre o risco de falhar, guiar pessoas por entre um problema grave é a melhor oportunidade que terá de desenvolver a sua liderança.” – Bill George

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?