Blog

Como seria o Mundo sem Enfermeiros?

Esta semana comemoramos a semana do enfermagem e em especial o dia internacional da enfermagem.

O que tentaremos traduzir nestas linhas é o quão importante são para nós estes profissionais, dedicados e sempre prontos a nos auxiliar quando necessitamos da sua ajuda, e o que seria da nossa vida sem os enfermeiros.

Todos os profissionais que trabalham na área da saúde, e em todas as áreas são importantes para todos nós, e para a sociedade, prestando seu serviços, e/ou vendendo algum produto que necessitamos, para satisfazer a nossa necessidade, também para aliviar nossa dor.

Alguns poderão dizer, que há enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que não são capacitados para exercer esta função, pois estão atuando em hospitais, clínicas, casas de apoio, etc… por que passaram alguma má experiência. Sim, há uma verdade nisso, em todas as áreas, em todos os cargos, e em todas as categorias existem erros profissionais, mas garantimos que há muitos, mas muitos mais profissionais, principalmente de enfermagem, que cumprem sua função porque amam o que fazem.

Os profissionais de enfermagem se dedicam a auxiliar, ajudar e cuidar dos demais, com a mesma paixão, como fariam por um ente muito querido.

Esses profissionais passam por diversas situações durante a sua carreira, que poderiam abalar qualquer pessoa, mas eles sempre estão passando por cima da fraqueza, da sua própria dor…, para levar um pouco de alento àquele ser humano que está sob seus cuidados, ajudando a quem está sofrendo, passando informações importantes também para os acompanhantes, e até mesmo na hora da partida, seja por alta médica, ou por óbito, estão juntos aos seus pacientes.

Pude presenciar, nos anos que passei trabalhando dentro dos hospitais, e em clinicas, o quando esses profissionais são essenciais para o bom andamento de um hospital. São através das atitudes deles que podemos identificar e entender o significado da palavra Humanização.

O olhar acalentador, os gestos de carinho, a forma como tratam seus pacientes, representa parte do tratamento e do processo de recuperação deles.

Como usuário de serviços de saúde, também pude sentir na pele a dedicação destes “Anjos da Saúde”. Em certa ocasião fiquei sob observação, por conta de um problema de saúde, e neste período que passei no hospital, que recebi tudo o que precisava, praticamente na hora, por parte dos enfermeiros, técnico e auxiliares que estavam nesse plantão.

Posso dizer, sem faltar com a verdade, que fui muito bem atendido, muito bem assistido, tendo todas a minhas dúvidas sanadas, e saí do hospital sabendo que se precisasse retornar, estaria em boas mãos.

Em muitos casos, assim como os médicos, todos tem suas perdas, e quando perdem um paciente, que estão sendo acompanhados há muito tempo por esses enfermeiros, e acabam se tornando amigos deles, eles não têm tempo para sofrer, precisam se recompor o mais rápido possível para atender aquele outro paciente, que está necessitando de um carinho, de sua atenção. E o fazem de uma forma que surpreende qualquer ser humano.

Há os que dirão “tem que ser assim, é o trabalho deles”. Sim, isso também não deixa de ser uma verdade, mas por trás disso tudo há um ser humano, que sente a perda e sofre como qualquer um outro, porém não podem deixar transparecer, pois isso pode afetar os demais pacientes, influenciando na sua recuperação. E isso é uma das situações mais difíceis que qualquer ser humano pode passar.

Como sempre dissemos, todos os profissionais que entregam sua vida à área da saúde são importantes, desde o pessoal da higiene, até a alta diretoria, porém o enfermeiro, está na linha de frente, pois após a passagem pelo atendimento médico-hospitalar, o paciente ficará aos seus cuidados.

Agora uma pergunta, você já pensou, Como seria o mundo sem enfermeiros?…Imagine que neste exato momento nenhum enfermeiro existisse mais… Terrível, certo?

Seguramente as respostas são inúmeras, mas podemos garantir que num mundo sem enfermeiros a sua vida seria mais curta, os pacientes teriam mais chances de contrair infecções graves, haveria mais complicações cirúrgicas ou hospitalares, um mundo sem enfermeiros com certeza significaria mais morte.

O seguinte vídeo está dedicado a todos os profissionais de enfermagem, que estão sempre prontos a nos dar atenção em todos os momentos que necessitamos dos seus cuidados, da sua atenção e do seu carinho.

Obrigado enfermeiro por sua dedicação!, por fazer com que todos nós, que em algum momento fomos, somos, ou seremos pacientes, nos sintamos muito melhor e mais seguros, quando estamos aos seus cuidados.

[easy_contact_forms fid=2]

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=1erpM9R-4oo’]

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Um comentário em: “Como seria o Mundo sem Enfermeiros?

  1. Quero parabenizar ao autor(a) deste vídeo e dizer como é gratificante saber nós enfermeiros somos importantes para dar continuidade a recuperação do paciente. Para sempre cuidando com amor. Para sempre. Fiquei emocionada. Mais uma vez parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?