Blog

Como saber se Autopromover no Trabalho.

Atualmente, nós profissionais de saúde, liberais ou não, precisamos saber nos autopromover, “vender o nosso peixe”, como diz um ditado popular.

Muitas organizações buscam no mercado profissionais experientes, com um bom currículo, mas para estes profissionais chegarem a este nível, eles tiveram que “se vender”, de forma positiva é claro, em algum momento da sua carreira, sendo em uma entrevista de emprego, sendo um possível (colocamos como possível, pois neste momento, este profissional é uma incógnita) potencial de crescimento para a organização.

Sem falar que há muitos profissionais liberais, que prestam muitos serviços, mas que tem uma certa barreira, ao oferecerem estes serviços. Eles até conseguem ter um certo sucesso, atendendo uma pequena parcela de clientes, mas acabam ficando limitados somente a estes clientes. A questão é que, podem aumentar o número de atendimentos, pois têm potencial para isso.

Entretanto, neste momento, sempre surge aquela dúvida: Mas como fazer isso, de forma que não pareçamos arrogantes, prepotentes, ou mesmo não passar por cima dos outros profissionais, para alcançar o sucesso no mercado de trabalho?

Para isso podemos usar o marketing pessoal, que é uma ferramenta muito importante, para os profissionais de qualquer área, mas, no nosso caso, da área da saúde, que podem, e devem se auto promover, para buscar melhores colocações, e uma remuneração financeira maior.

Todos nós, ao buscarmos nos destacar no mercado em que atuamos,

Aqui vão algumas dicas, para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional, e para se destacar com seu marketing pessoal:

1. Ofereça Ajuda. Se você perceber que pode ajudar um colega (mesmo de outra área) que apresente alguma dificuldade em algo que você domina, ofereça-se para ajudá-lo, fuja daqueles que queiram te impedir com frases como “você não ganha para isso” “ele não ajuda ninguém quando precisa” “problema do gestor dele”.

2. Cuidado com as pausas para o Café. Embora elas sejam essenciais, cuide para que esse momento não seja um espaço para se envolver em fofocas, mesmo você não seja o fofoqueiro de plantão, aqui vale o famoso ditado “diga-me com quem andas…”

3. Colabore com o Todo. Atitudes simples como fechar bem uma torneira, apagar as luzes, reutilizar a folha como rascunho, são sempre muito bem vindas. Se você trabalha nessa empresa é porque esse é o melhor lugar que você pode estar agora, então, busque comprometer-se sempre com os resultados, as empresas anseiam por pessoas comprometidas e são elas que alcançam mais chances de promoção.

4. Conscientize-se que você é uma Marca. Sua forma de Comunicar, Vestir, Relacionar e Agir faz parte dela, a melhor forma de ser lembrado é com atitudes positivas e altruístas.

Já ouvimos relatos de muitos profissionais que, ao aplicar o marketing pessoal no seu dia-a-dia, passaram a se relacionar melhor com todos os seus clientes, internos e externos, conseguiram vencer a barreira da timidez, criaram coragem, por assim dizer, e mostraram aos seu superiores que eram capazes de exercer uma função, que fosse mais compatível com o seu perfil, fazendo uma mudança positiva em suas carreiras.

Há muitos relatos de profissionais liberais, que saíram do comodismo de seus consultórios, e passaram a ir em congressos, com o intuito de fazer novos contatos, começaram a divulgar seus trabalhos, distribuir cartões, panfletos, e isso gerou um aumento, no número de pacientes que passaram a atender.

O marketing pessoal é uma ferramenta importante para reforçar a presença de qualquer pessoa e ajuda a divulgar o seu potencial e realizações bem sucedidas para pessoas chaves. Ele ajuda a mostrar os resultados positivos, pontos fortes e qualidades, sempre com muita confiança

Por isso afirmamos, devemos sim, usar todas as ferramentas que estão a nossa disposição, para nos promovermos, mas sempre de forma ética, como citado acima, para podermos crescer como profissionais, e desenvolvermos cada vez mais a nossa carreira.

[easy_contact_forms fid=2]

Palestrante, Coach e Empreendedora na sim&one - Marketing e Comportamento. Graduada em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista e com MBA em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Practitioner em Programação Neurolinguística com certificação internacional pelo Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de São Paulo. Especialista em Marketing Pessoal e Desenvolvimento Profissional, vem ajudando muitos profissionais a se Destacarem em suas áreas de atuação tornando-os mais desejados e competitivos no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?