Blog

Controle e Armazenamento de Produtos Químicos: Segurança no Trabalho.

Como todos nós sabemos, todos os dias corremos riscos, seja na nossa vida pessoal, ou profissional.

Seguir protocolos de segurança no ambiente de trabalho, pode evitar que nossa integridade física não fique em perigo, sendo assim, falaremos sobre o armazenamento de produtos químicos, que são os que mais causam acidentes de trabalho.

Começamos por lembrar que os reagentes químicos podem ter características variadas, desta forma podem ser voláteis, tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos e peroxidáveis, separadamente ou tendo estas características combinadas.

O almoxarifado é o local destinado à recepção, guarda, controle, conservação, distribuição e fiscalização dos materiais adquiridos. Deve ser sempre dada prioridade absoluta à segurança, e as improvisações devem ser evitadas tanto quanto possível. O grande número de problemas de estocagem deve-se à diversidade de produtos químicos.

Portanto, os locais de armazenagem de grandes quantidades de reagentes devem ter por características um espaço amplo, bem ventilado, preferencialmente com exaustão, com duas saídas, dotados de prateleiras largas e seguras, fixas em paredes, ou solo, ou ainda com suportes estabilizadores presos ao teto para evitar um possível efeito dominó em caso de tombamento de um armário, por exemplo.

As instalações elétricas devem ser à prova de explosão, ante chamas, ante faíscas. As revisões preventivas das instalações destes setores deve ter caráter crítico. Quanto à iluminação, pode ser convencional desde que esteja acima de 2 metros do piso e seja mantida a uma distância mínima de 1 metro dos produtos.

Produtos não identificados não devem estar armazenados no mesmo ambiente. Para que não corra-se o perigo de termos produtos incompatíveis próximos, com risco de contato e reação.

Para poder evitar confusões e misturas no armazenamento existem diversas simbologias utilizadas para indicar a periculosidade de substâncias químicas.  Citamos uns de muitos outros exemplos utilizados:

Material inflamável: Que pode facilmente pegar fogo, deve-se evitar contato até mesmo com o ar.

Outro símbolo muito usado é o diamante de segurança – Diamante de Hommel. Se trata de um losango dividido em quatro quadrados, cada um com uma cor. Cada um deles recebe um número ou um código de letras, dependendo do risco que o produto ou substância em questão tiver.

201014a

Realizar o descarte de produtos vencidos, ajuda a garantir a integridade das embalagens, evitando derramamentos e vazamentos. Reagentes e vidrarias não devem estar juntos, já que o constante manuseio das vidrarias aumentaria os riscos de acidentes com reagentes, pois estes últimos devem ser manuseados apenas durante o uso, devido seu potencial de acidentes (quedas, quebra, derramamento, vazamento, etc…).

Não fumar próximo a nenhum estoque de reagentes, não apenas os inflamáveis, pois se em caso de vazamento de voláteis, por exemplo, além das substâncias reconhecidamente cancerígenas do cigarro, o trabalhador estará tragando também a substancia volátil.

Os cuidados com produtos corrosivos, explosivos e peroxidáveis devem ser ressaltados, através de treinamento, desde a integração até a contínua atualização, além de avisos, segregação, pertinentes a estrutura.

Os corrosivos, ácidos e bases, devem ficar em armários próximos ao chão, se possível com exaustão. Esta regra também se aplica aos inflamáveis e explosivos, que devem também, além destes cuidados, manter grande distância de óxidos (metros, e preferencialmente, diques de contenção entre estes grupos).

Para os casos de líquidos voláteis, devemos usar refrigeração com sistemas ante faíscas, comumente provenientes de sistemas conhecidos como relês, mas que podem vir também de outras fontes, como desgaste de fios encapados, acumulo de estática, etc.

Para ter uma boa segurança no armazenamento de produtos químicos, estes não devem ser estocados por ordem alfabética. Deve-se separar todos os reagentes em grupos quimicamente compatíveis. Ao estocar os produtos químicos, devem ser armazenados por família e respeitar a distância mínima de 0,5 a 1,0 metros.

Sabendo estocar, utilizar e manusear bem esses produtos, podemos melhorar a nossa segurança, e a dos demais profissionais que atuam conosco, tendo a certeza, e garantia de que estamos zelando pelo bem estar dos nossos clientes, evitando que a organização tenha que fechar setores, e perda de rendimento, por conta de um erro causado ou por falta de informações.

[easy_contact_forms fid=2]

Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão da Qualidade concluído em 2014. Sou professor de Gestão em Qualidade e Consultor para Acreditação em Laboratórios de Bioanálises. Como empreendedor pretendo contribuir com a sociedade prestando serviços que atendam a demanda nas áreas de Gestão da Qualidade Total, Meio Ambiente e Segurança Ocupacional.

4 comentários em: “Controle e Armazenamento de Produtos Químicos: Segurança no Trabalho.

  1. De acordo com as práticas de segurança no manuseio e armazenamento adequado de produtos químicos, quais são os pontos a serem considerados?
    Será que vocês poderiam me dar um esclarecimento quanto a esta questao? Grato

  2. Bom dia! Sou Técnica de Segurança no Trabalho, estamos adequando o Almoxarifado de Reagentes Químicos (líquidos e sólidos), possui um exaustor de ar deficiente, pesquisei sobre o exaustor eólico que parece ser mais apropriado, pesquisei também sobre ventilação, iluminação, proteção contra incêndio, mas não encontrei nenhuma legislação/regulamentação específica sobre esse assunto, vc conhece alguma que podemos fundamentar/referenciar?

    1. Suzana, como vai? Eu também estou trabalhando nisso e estou seguindo a NBR 9843, 2004 – Armazenamento de Defensivos Agrícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?