Blog

Desenvolver-se é o Segredo do Sucesso Organizacional.

Você sente se sua empresa está se desenvolvendo? E se sim… Como são vistas estas mudanças dentro da instituição? E pelos clientes? Desenvolver a empresa é dever de todos!

Muitas mudanças acontecem todos os dias dentro das organizações empresariais, e nem percebemos o tamanho delas e a proporção do seu impacto.

As mudanças são necessárias, porém quando ocorrem de maneira repentina nos coloca a frente de circunstâncias que nos deixam prostrados, fragilizados ou até mesmo destruídos.

Viver o ambiente de mudanças, e refletir sobre este cenário, é o ponto crucial para que possam se desenvolver, tantos os profissionais, quanto as empresas. O desenvolvimento de uma instituição deve ocorrer de forma planejada, para a solução imediata de problemas específicos, ou numa visão a longo prazo, mais completa e de custo mais elevado para mover toda a organização a um alto nível de funcionamento, enquanto melhora substancialmente o desempenho e a satisfação envolvida.

Sendo assim, o desenvolvimento organizacional realizado com o propósito de melhorar os processos de resolução de problemas, e de renovação da empresa, faz com que o crescimento dos negócios ou serviços torne-se real e visto por todos os clientes, interno e externo.

Dentro das organizações de saúde, o desenvolvimento passou a ser algo muito importante, pois os gestores passaram a perceber que, se continuassem com a mesma filosofia, permanecendo estagnados num processo arcaico, provavelmente levariam suas instituições à falência.

Atualmente muitos hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde, estão investindo na compra de novos equipamentos, ouvindo os seus clientes, e tomando decisões baseadas na opinião dos mesmos, colocando em prática soluções para melhoria na qualidade do atendimento, realizando treinamentos e reciclagens com os seus profissionais, pois são esses que mais desenvolvem uma empresa.

As soluções para crescimento, e desenvolvimento de uma organização, não são fáceis de ser implantadas, e é provável que como em outras organizações, as empresas da área da saúde, também passem por problemas como, a resistência de seus colaboradores em não aceitar com bons olhos as mudanças que venham a ser implantadas na instituição.

Por isso, é necessário realizar um trabalho de conscientização, para que estes mesmos profissionais consigam perceber, que fazem parte deste processo de melhoria e que podem contribuir muito com o desenvolvimento da empresa, e de sua carreira.

Os gestores quando se propõem a investir no desenvolvimento organizacional, devem sempre estar focados na organização como um todo, precisam envolver os seus colaboradores, estimulando a criatividade, motivando e encorajando-os, para conseguir uma mudança realizada de forma sólida e duradoura. Mudar é algo que faz crescer e como gestores precisam preparar a empresa para o cliente que está em seus olhos e não os veem, e ainda para os que estão chegando de forma tão rápida.

Pois, hoje acima de tudo, os clientes são mais exigentes, inteligentes, desenvolvidos, menos tolerantes a erros, imediatistas e fantásticos na forma de argumentar ideias. São pessoas ricas de informação e com o mundo em sua casa pelo comércio eletrônico. Entender essa geração que estamos nos relacionando hoje é o ponto fundamental para o desenvolvimento organizacional.

A necessidade de mudança é fato. Começar a mudar é ter atitude. Planejar a mudança é usar suas habilidades com inteligência.

Desenvolver a empresa é dever de todos os gestores e de todos os colaboradores que fazem parte da mesma. Desenvolver-se com segurança e em bases sólidas, esse é o maior, e mais gratificante, desafio de todos.

[easy_contact_forms fid=2]

Doutor em Pediatria pela UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu, Mestre pela UEL - PR, Especialista e Graduado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Palestrante do Banco de Talentos da Academia do Palestrante - São Paulo. Professor Adjunto das Faculdades Adamantinenses Integradas. Professor convidado da Pós-Graduação em Administração da FGV - São José do Rio Preto, Professor convidado da FGV Management. Atuante em Palestras, Processos de Treinamentos e Consultoria Organizacional, Execução de Processos de Motivação e Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças em várias empresas na Área de Gestão de Pessoas.

4 comentários em: “Desenvolver-se é o Segredo do Sucesso Organizacional.

  1. Para crescer é necessário estar atualizado e preparado. E as empresas da área de saúde não diferentes e precisam evoluir.
    Ótimo artigo, obrigado por compartilhar!

  2. É verdade! Mesmo não sendo fáceis, as mudanças sempre são necessárias para o sucesso das empresas e do desenvolvimento individual. Abraço.

  3. Parabéns pelo texto e seu conteúdo, sintetiza as atitudes importantes e necessárias de todos dentro de uma empresa em desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?