Blog

Por que enxergar seu Consultório como uma Empresa.

Profissionais que valorizam e prezam por um atendimento de alta qualidade acabam transformando seus empreendimentos em consultórios melhores e mais bem sucedidos.

O setor odontológico se encontra em um mercado bastante competitivo atualmente, dessa forma manter o foco no cliente, compreender e satisfazer suas necessidades, prestar tratamento diferenciado e de qualidade devem fazer parte do planejamento estratégico do negócio.

De fato, as empresas que se empenham em prestar um atendimento de qualidade elevada obtêm melhores resultados financeiros além de fidelizarem os clientes por mais tempo.

O investimento na melhoria da produção de serviços prestados e redução de custos é importante, mas, mais do que isso, é necessário apostar no atendimento, conhecer, satisfazer e encantar o cliente.

Existe um produto intangível e essencial no desenvolvimento do negócio, que é a satisfação do cliente. Pode-se dizer que é o que resume todo o esforço da empresa em direção à qualidade.

Há quem afirme hoje, que as empresas são processos de satisfação do cliente e não apenas de produção de bens e serviços. Direcionar a sua empresa para a satisfação do cliente significa entender a qualidade do ponto de vista do mesmo. Hoje em dia, os pacientes contam com muitas opções e dispõem de menos tempo. Caso você e sua empresa (clínica, consultório ou outro) não consiga aproveitar as oportunidades de interação, tenha certeza que seus concorrentes o farão.

Outro aspecto muito importante no atendimento ao cliente é saber escutá-lo. Descobrir o que ele quer e aquilo que ele precisa, evitar mal entendidos e falhas, personalizar formas de melhor atendê-lo e procurar construir um relacionamento duradouro.

Saiba que de fato custa muito menos manter um cliente do que conquistar um novo. É comum o profissional da saúde se deparar com o fato do cliente achar que o tratamento proposto é caro, surgindo portanto o receio de que ele opte por um outro serviço de menor preço, além da sensação de “perder” a oportunidade de mostrar o valor do seu serviço.

Preço x Valor: Qual seria a diferença? Peter Drucker, economista e filósofo, reconhecido mundialmente como o pai da Gestão Moderna, afirmava que empresas que conseguem vender os produtos ou serviços certos para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, terão seus esforços de venda reduzidos a quase zero.

Isto quer dizer que a venda ocorrerá de forma automática em função da procura ter sido corretamente equacionada e trabalhada. Os cirurgiões dentistas e demais profissionais da área da saúde precisam, portanto, desenvolver a percepção de que os mesmos são empresários, gestores de negócios e de suas carreiras profissionais.

Demais negócios ligados à prestação de serviços não são diferentes do que se refere às clínicas e consultórios. Deve-se sempre buscar uma estratégia a fim de obter uma carteira de clientes que possa atender as necessidades, sendo que necessidades e desejos são diferentes nos indivíduos. É importante que o profissional da saúde reflita sobre o cenário mercadológico atual, repensando que ameaças podem ser vistas como oportunidades.

Além disso, é imprescindível estar preparado para o novo redesenho que o setor de serviços de saúde está adquirindo, possibilitando que este profissional atue cada vez mais comprometido e motivado com a saúde bucal do país.

[easy_contact_forms fid=2]

Cirurgiã Dentista, pós graduanda em Gestão de Negócios no Canadá, Especialista em Odontologia do Trabalho com Formação e Experiência em Auditoria Odontológica na Saúde Suplementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?