Blog

A Melhoria da Qualidade nos serviços Odontológicos com a Acreditação.

Com as mudanças de mercado ocorrendo em ritmo acelerado e a disponibilidade de informações, o movimento pela qualidade e segurança nos serviços de saúde é considerado um requisito indispensável na sobrevivência econômica, juntamente com a responsabilidade social e ética.

Atualmente, as pessoas possuem mais informações e conhecimentos sobre os serviços ou produtos que desejam adquirir em qualquer área de mercado, e em relação às organizações na área da saúde, as exigências não poderiam ser diferentes.

Desta forma, programas são desenvolvidos com finalidade de melhorar o atendimento com padrões de segurança estabelecidos e todos os requisitos de qualidade necessários. Para atender as necessidades do cliente e proporcionar satisfação, e assim, superar suas expectativas, é importante identificar quais as exigências deste consumidor e que tipo de produto ou serviço será ofertado.

O controle da Qualidade de bens e serviços ou produtos, realizados na sociedade, é uma necessidade antiga na história mundial. Ao longo do tempo, Sistemas de Controle de Qualidade, foram criados por empresas, surgindo assim, a Gestão da Qualidade.

Esta gestão consiste em, uma ferramenta de administração direcionada a criar uma melhoria em todos os processos de uma organização, consequentemente, apresenta melhores resultados e aumenta a satisfação do cliente.

Neste contexto, surge o processo de Acreditação em Serviços de Saúde, que é o mais antigo e divulgado processo de avaliação externa de serviços e resulta na atribuição de um certificado de mérito, estabelecendo parâmetros de confiabilidade em diversos setores.

A utilização de ferramentas de Gestão da Qualidade, com a implantação do processo de Acreditação é um esforço na busca da organização de saúde pela excelência em gestão.

A acreditação, como sabemos, é utilizada pelas organizações de saúde para implementar e avaliar a qualidade dos serviços prestados. O processo de adequação pode levar alguns anos, dependendo da capacidade e condições das organizações de saúde que, mesmo depois de certificadas, se obrigam a avaliações regulares.

Com a competitividade do mercado, torna-se importante a discussão no setor quanto as melhorias de atendimento, qualidade, segurança oferecidos aos pacientes, em seus consultórios e/ou clinicas odontológicas.

A Organização Nacional de Acreditação, primeiramente iniciou o processo de Acreditação nos Hospitais, para em seguida, abranger as especialidades da área médica, operadoras de saúde e, a partir de novembro de 2011, com uma base sustentável e sólida, estendeu o processo de Acreditação para os Serviços Odontológicos.

A acreditação de Serviços Odontológicos tem os mesmos princípios das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, Segurança, Processos Integrados e Excelência em Gestão.

Elaborado em conjunto por representantes da ONA, IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), o Manual de Acreditação para Serviços Odontológicos define os procedimentos que devem nortear a certificação no segmento odontológico de todo o País.

Até agora não havia nada específico para a área de Odontologia em relação à qualidade e gerenciamento de riscos, mas a importância da iniciativa pode ser medida pelo tamanho desse universo profissional, com quase 240.000 cirurgiões-dentistas, 33.464 organizações prestadoras de assistência odontológica e um total de 362.007 trabalhadores no setor, considerando também atendentes, auxiliares e técnicos, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia.

Este processo de Acreditação, inegavelmente, agrega valores à prestação de serviços na saúde. As mudanças são promissoras com a disseminação da informação para a população quanto a qualidade e segurança dos procedimentos que recebem.

Os profissionais e instituições atentos às inovações, com visão em seus negócios e que buscam a melhoria na qualidade de serviços, são os pioneiros em agregar valores à sua prestação de serviços à saúde, visando a excelência profissional.

Com a introdução deste manual na odontologia espera-se que, o profissional com visão de mercado de trabalho, com o conhecimento dos benefícios da acreditação inclua em seu planejamento estratégico, a adesão aos processos necessários para a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Dessa forma, haverá uma mudança positiva de postura quanto às inovações na busca pela qualidade profissional como um todo. Interessante observar que, os órgãos governamentais responsáveis pela qualidade e segurança da saúde no Brasil, deveriam ser mais incisivos e estimular os processos de acreditação, em todas as áreas de saúde, com o objetivo de tornar padrão à qualidade de serviços prestados. Assim, a população estaria respaldada com a certeza de que, o seu atendimento está dentro do mais alto nível de qualidade e segurança.

[easy_contact_forms fid=2]

Mestre e Doutora em Odontologia pela USP. MBA em Gestão Executivo Internacional em Saúde pela OHIO/FGV, professora convidada pelo FGV Management - MBA Gestão Executivo em Saúde. Especializações: Gestão em Serviços de Saúde, Odontologia, Educação e Pesquisa. Consultoria estratégica, incluindo plano de negócios e desenvolvimento de estratégia de vendas. Sócia-Diretora da Pieroli Consultoria/Assessoria em Gestão & Saúde. Auxilia aos profissionais com formação em saúde a direcionarem seus conhecimentos para assuntos mais estratégicos e corporativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?