Blog

Rotina e a Sensação de não Sentir-se Útil.

Você já parou para pensar que sua vida está, digamos, no “Modo Automático”?

Acorda, toma banho, se arruma, toma café e sai correndo para o trabalho, perde algumas horas no trânsito, fica o dia inteiro dentro de uma empresa, hospital, laboratório ou outro; e volta para casa, cansado de pegar ônibus, trem e metrô lotado, depois janta, faz algumas tarefas de casa ou fica atendendo os filhos e vai dormir. Para no dia seguinte começar tudo de novo, realizando as mesmas coisas, durante muitos anos.

Sendo assim, pergunto: Essa rotina lhe agrada? Lhe faz sentir-se útil? Sente que o que faz traz felicidade à sua vida? Se sua resposta for sim, então não continue lendo, as seguintes linhas não são para você, porém se sua resposta é não, temos certeza que no final dela, você sentirá que algo precisa mudar na sua vida.

Há alguns anos eu me fazia as mesmas perguntas, pois percebi que minha vida virara uma rotina, por mais que me esforçava o hospital limitava minhas habilidades e chegou uma hora que não me sentia mais útil, porém ao mesmo tempo necessitava do emprego para cumprir com meus compromissos.

Sentir-se assim é triste, pois eu sabia que poderia produzir mais, a empresa não enxergava isso e eu tinha medo de me arriscar, saindo de onde estava e depois não ter como honrar com minhas obrigações. Com o tempo me acomodei, praticamente esqueci disso, e o tempo passou, até que chegou a hora em que fui dispensado do hospital em que trabalhava.

De nada havia adiantado seguir aquela rotina chamada trabalho, me esforçando no dia-a-dia para cumprir com minhas funções, e me esforçado para concluir a faculdade. O hospital não queria saber, saiu o gerente do meu setor, e todos os que estavam sob seu comando também fomos convidados a sair.

O que fazer? Pois bem, como qualquer um de nós faria comecei a procurar um novo emprego, mandei currículos, contatei os amigos e ativei minha rede de contatos para tentar achar uma nova rotina.

Porém depois de algumas entrevistas, sem ser chamado e sem retorno dos RHs das empresas, decidi que não queria mais isso para mim. Tinha que fazer algo diferente, algo que me traga satisfação, que faça a diferença e onde não voltaria de sentir o sabor amargo de ser demitido.

Assim, enxergando uma nova oportunidade, me uni à HMDoctors, primeiro como colunista colaborador e depois como consultor e sócio. Hoje, junto com nossa equipe desenvolvemos diferentes projetos em prol da gestão da saúde do país e junto com outros colunistas colaboradores e renomados professores, oferecemos conhecimento através de matérias que todos já conhecem e proximamente, cursos EAD nas diferentes áreas da Administração Hospitalar.

Alguns estarão pensando que não todo mundo tem essa oportunidade. A eles, posso lhes dizer que estão enganados, porque as oportunidades estão ai, prontas para serem enxergadas. Mesmo trabalhando dentro de algum hospital, você pode mudar sua rotina. Lembre-se que nem toda porta que se abre é para você entrar, mas há algumas que se abrem apenas uma vez na vida, então fique atento e esteja preparado.

Por exemplo, com sua experiência você pode se tornar também nosso colunista colaborador, as vantagens são muitas, é só entrar em contato, que lhe daremos todas as orientações. Se você não gosta de escrever, pode dentro de sua própria empresa conhecer outros departamentos do seu interesse, também pode se especializar em outras áreas, e buscar ter uma atividade em paralelo com a que já faz.

Pense no que você gosta de fazer e se aquilo que você gosta pode ser introduzido na sua profissão ou carreira. Se der, perfeito, vá em frente e viabilize sua ideia! Se não der, vá se introduzindo nessa atividade aos poucos, quando menos você imagine, estará fazendo o que gosta sem depender da sua rotina para viver.

Nunca é tarde para mudar! Eu trabalhei em locais onde havia muitos funcionários antigos, que permaneciam nos mesmos cargos por anos, que reclamavam de tudo, porém não faziam praticamente nada para mudar aquela situação, viviam lamuriando, que nunca tinham oportunidade de crescer na empresa, mas eles mesmos não se mostravam, não iam em busca de algo novo, não deixavam a “zona de conforto” para fazer algo diferente.

Falar é fácil, muitos irão dizer, mas se não tomarem uma atitude para mudar esta rotina, continuarão a reclamar de tudo e de todos, colocando a culpa nos outros por seus fracassos e decepções.

Caso você um dia você suspeitou que havia algo errado na sua organização, mas com o passar do tempo, se acostumou e não se incomoda mais, sinto lhe informar que agora você faz parte do problema, você se acomodou.

Saia da zona de conforto, não fique parado deixando passar sua vida na sua frente, busque se destacar naquilo que você gosta, e com certeza será reconhecido, pode ser que seja em outro lugar ou outra atividade, mas ai você será dono do seu destino e terá muito mais prazer de ser feliz, isso eu lhes garanto.

[easy_contact_forms fid=2]

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

31 comentários em: “Rotina e a Sensação de não Sentir-se Útil.

  1. Me dedico o máximo para me aperfeiçoar a cada dia sem que nada e ninguém me deixe pra baixo, a cada dia um novo aprendizado nos levanta o ego, e isso me deixa felicitada no meu trabalho, tento o máximo não me estressar com com coisas fúteis. Pois sou calma, passiva e trago comigo uma índole do saber.

  2. Bem, a rotina não pode deixar de existir nos diversos setores da enfermagem , porém, podemos fazer que cada plantão possa ser diferente com o grupo que trabalhamos, conversando, levantando o astral de alguém da equipe em um determinado dia, aniversários devemos nos unir para comemorar, grupo de estudos quando é possível. E é importante fazermos alguma atividade ou pelo menos propormos atividades que nos tire da rotina diária!!!

  3. Eu tenho tanto a contribuir com o meu trabalho, que me sinto muito mal por não estar no mercado de trabalho, por mais que eu tenha tentado a minha recolocação.

  4. Dr. Ronaldo! Concordo com tudo isso principalmente quando escreve que o problema não é a rotina…quero acrescentar a seguinte situação, as vezes estamos insatisfeitos com nós mesmos…esse é um ponto…buscamos e buscamos novas rotinas mas não estamos na verdade satisfeitos com nós mesmos….e queremos ainda que os outros mudem também… Entendo que a rotina nada mais é realmente as obrigações que devemos cumprir e conforme os dias passam essas obrigações se tornam uma rotina. Mas todo trabalho em certo momento vira uma rotina, quer nós queremos ou não!!! cabe realmente a nós fazê-lo diferente é o que o Sr. quis dizer; assim compreendi!! mas é aí que vem o papel principal da Rotina que é o ser humano, suas necessidades, suas habilidades, seus prazeres, suas satisfações em estar seguindo essa determinada rotina, a motivação ela vem de dentro para fora!!! saltar esse muro do qual descreve pode fazer a diferença para alguns, mas para outros pode ser uma tremenda catástrofe…o muro pode ser apenas um muro!!! isso tudo depende da forma que olhamos a vida!!! …Mas as chances de errar quando estamos transformando pode ser maior..por mais que o acertamos em determinando momento. Ficar parado também é uma opção da qual percebo que não seja uma má opção. Explico porquê!!! Quando vamos mudar uma rotina no ambiente hospitalar percebemos que alguns se adaptam facilmente e ficam satisfeitos… e tem outros que não se adaptam pois preferem a mesma rotina. Será que essa mudança de rotina é viável? será benéfica para todos? será que a mudança será transformadora? …eu acredito que aqueles que não se adaptam necessitam preparação para a mudança.. e assim é em tudo…tem pessoas que estão preparadas para a mudança, mas podem ter mais quedas, mais sofrimentos… O ser humano muitas vezes não é preparado para mudar constantemente. Pois não adianta ter forças para saltar o muro, ter forças para olhar para os lados e seguir, sem mesmo saber quais são os propósitos pessoais as dificuldades e tudo que já citei anteriormente, temos que saltar o muro seguros de que podemos cair …Por isso, entendo que uma mudança de rotina brusca de forma coletiva pode ser uma verdadeira catástrofe na vida de alguém. Então é importante olhar das duas formas…de forma individual e de forma coletiva nos fatores transformadores… a importância da Rotina e a importância da transformação na rotina… Não sei se fui clara!!! mas posso voltar e refazer e explicar melhor a minha opinião!!

  5. Temos que ser práticos, tenho já estipulado comigo mesmo, nada de planilha, o seguinte:
    Quando estou de plantão matutino a tarde fica para o lazer (parque, cinema, academia e ver alguns amigos) o prazer do período vespertino me dá ânimo para chegar a noite e estudar sempre algum artigo. A rotina se faz necessário para se ter uma disciplina quanto à manutenção da saúde e ao aprendizado, ao contrário de muitos que a usam para terem comodidade não incluindo hábitos saudáveis. Abraços!

  6. Olá Pessoal! O profissional deve esquecer essa palavra, e ir atras dos desafios, porque mais que o trabalho seja o mesmo sempre vai surgir novos desafios, para serem implementados no dia a dia.

  7. Prezados, ao meu ver a rotina passa a sensação de que todos os dias são iguais e tende a prender a pessoa num ciclo vicioso. Ela é útil porque nos ajuda a manter um ritmo. Acredito que para não ficar na rotina de sempre devemos fazer um planejamento diário reservando um tempo para as prioridades e um tempo para atividades de lazer, de cultura, de forma que as atividades não se repitam no decorrer da semana. A criatividade para a organização do tempo é fundamental e acredito que a rotina tende a inibir a criatividade. Abraço.

  8. Mudei esse estilo de vida, não saio do trabalho e vou direto para casa carregando as energias do trabalho que por muitas vezes é estressante, mas decidi fazer academia e deixo o cansaço e o estres lá, vale a pena!

  9. O que devemos fazer e inovar sempre, buscar inspiração nas menores coisas e saber otimizar o tempo que temos. Todo dia temos muitos desafios a ser vencidos, precisamos transformar o que aparentemente é impossível, em possível, com muita determinação, comprometimento e com a força que vamos conseguir modificar e alcançar nossos objetivos com união descobrindo novos maneiras de conseguir com humildade, mas com muito empenho e dialogo com os grupos, sabendo aproveitar o talento de cada um. Abraço.

  10. Para não cairmos na rotina do dia a dia, ou não ficarmos sem ter uma perspectiva de desenvolvimento, nós profissionais da área de saúde, juntamente com os nossos empregadores, teríamos que nos reunirmos, e criarmos setores de desenvolvimento e conhecimentos técnicos, em conjunto com o conhecimento de cada um. Um exemplo, na área de atuação de um Enfermeiro ou Técnico em quais setores ele pode atuar.
    Deve-se incentivar aqueles profissionais mais experientes, a compartilhar o conhecimento, com os profissionais que possuem menos experiência, e assim trazer mais possibilidades de crescimento para todos.

  11. Sabe-se que povo brasileiro é um dos povos que mais desperdiçam tempo no mundo, para evitar isso e acabar com a rotina tem que ter muita disciplina que fazer toda diferença.
    Crie um planejamento a de longo prazo um plano anual, mensal, crie quadro de trabalho semanal e um roteiro de atividades diário, para o diário todo final de dia ou expediente relacione todas as atividades a serem realizadas dentro de um quadro horário para cada atividade e seus níveis de importância dentro do planejamento.
    Para controlar sua agenda eu recomendo uma ferramenta que tem no Gmail chamado de “Agenda” e sincronize com seu Celular é muito bom eu uso.
    Para gestão de tempo de tempo eu recomendo o método da Matriz de Eisenhower ou também conhecida como UI/NUI/UNI/NUNI a ser aplicada para estabelecer as prioridades na gestão do tempo.

  12. Não tem como se escapar da rotina diária, se não criarmos estratégias de termos um tempo para nós mesmos. É difícil?… É muito difícil!, porém não impossível. Basta querer. A qualidade de vida precisa estar inserida nesta rotina. A atividade física, intelectual e emocional… Levando a uma satisfação no trabalho. Motivando as outras pessoas a fazerem o mesmo, não mecanicamente e sim vendo um sentido na profissão que escolheram. Abraço!

  13. Do ponto de vista psicanalítico o ser humano tende a viver 40% em função do passado, onde o que passou não pode ser mudado, e 40% no futuro, que não temos o mínimo controle. Ou seja, se vivermos o hoje, representado pela minoria de pessoas, a vida não teria um fardo tão pesado. Uma das tentativas é, pense no hoje e viva o se hoje, pois ele é NOVIDADE, planeje seu futuro por curto prazo e reedite o passado, certamente vc poderá escrever na sua mente, a mesma história, com o mesmo desfecho, mas com enfoque diferente. Se deseja a cova do próximo, está cavando a sua junto, se não quiser adoecer perdoe e se quiser ser feliz, esqueça!

  14. Acredito que algumas atividades são inevitáveis caírem na rotina, porém o trabalho assistencial é dinâmico e variável. A inovação deva acontecer para as atividades administrativas. Essas inovações podem ser uma pausa para atividade laboral, um acesso rápido ao Linkendin, uma ativação da circulação arterial, musicoterapia e etc. Tudo, quebra a rotina. Boa sorte.

  15. Etimologicamente, rotina nada mais é que uma rota, uma trilha e, portanto, não é a rotina que nos entristece, mas sim, a falta de rotinas variadas, o que gera a monotonia. Todos nós, bem ou mal, consciente ou não, traçamos nossos caminhos na vida e até que aconteçam algo que mudem seus cursos, vamos trilhando de maneira satisfatória.
    O fato é que a maioria das pessoas não são criativas, ou estão presas a modelos de vida rígidos, que as impedem de criar rotas alternativas. Costumo dizer que o caminho de vida mais salutar é aquele que se mostra mais sinuoso e cheio de percalços, tão importantes que nos fazem mudar constantemente de direção, sem com isso mudar o sentido. O problema não é a rotina! Ao caminhar por uma rua e se ver de frente a um muro, ficar parado é a pior decisão, o que aliás a grande parcela das pessoas fazem, ou se retorna, vira para a direita, esquerda ou se salta o muro! Querendo ou não, o muro, representado aqui, de forma figurativa, como obstáculo, é o fator transformador de sua vida, por conseguinte, de toda uma sociedade.

  16. Sim, a maioria tem “Modo Automático ” de ser! Como quebrar a rotina?
    Você pode fazer diferente, tenta mudar sua rotina, toma banho à noite, não toma café em casa, na volta para casa vai para uma academia, conheça gente novas,vai ao cinema. Eu acho que algumas alterações no seu dia a dia pode fazer a diferença. Boa sorte!

  17. A chamada é bastante interessante, mas fazer parte de um grupo de trabalho, de uma empresa, de certa forma, ainda, é dependência e rotina. Esse tipo de proposta de formas para mim, não cria liberdade, pois, satisfaz por um tempo e depois, cai na rotina novamente. Agradeço a informação. Bom trabalho!

  18. Procuro fazer de forma diferente a mesma coisa. Desta forma, sempre encontro um jeito mais rápido de terminar o processo, bem como, se alterando, é possível notar falhas que a rotina não permite.

  19. O que falta no ser humano de hoje é organização e harmonia consigo mesmo, o seu dia já começa ruim antes mesmo de sair de casa, organizando sua própria vida, tudo flui naturalmente.

  20. Não transformem seu trabalho em trampolim, espero que após algum tempo o amor pela profissão a impeça de sair para outra, acho realmente que a especialização, pós graduação, mestrado em sua área é bem reconfortante; primeiro porque vc fica antenado no que está havendo, também ir a congressos, dá um gás maravilhoso. Abraços.

  21. Acho delicado comentar a rotina do dia a dia, porque teríamos talvez que estarmos dispostos a enfrenta – lá todos os dias e sabemos que nem sempre isto ocorre, mas a questão talvez não seja “enfrentar e sim “encarar” o que vem pela frente todos os dias, mas a rotina pode nos favorecer a mantermos mais organizados, desde que possamos usar o espaço que tem entre: …chegar …seguir uma determinada rotina…encarar sairmos dela. O que preocupa é “seguir uma determinada rotina”, e como isto especificamente é realizado.

  22. Aconteceu comigo por um tempo e agradeço a minha empresa por estar sempre oferecendo cursos de atualização, exercícios para mente e corpo e oportunidade de mudança de setor. Não caímos na mesmice e sem contar que lazer é um fator maravilhoso para saúde, vivenciar coisas novas e mudar de ambiente de vez em quando é muito bom. Experimentem um passeio ao ar livre, é revigorante. Parabéns pelo artigo!

  23. Sei muito bem como é se sentir assim, além disso quando você tem o reconhecimento do seu trabalho, mas não é valorizado financeiramente, isso deixa o profissional desmotivado a continuar seu trabalho com o compromisso que deve ser feito. Leva ao profissional a pensar se vale a pena continuar ou se você não e o perfil que a empresa quer.

  24. É a primeira vez que vejo esse tipo de debate, o que é no mínimo interessante, pois hoje as pessoas estão dessa maneira, simplesmente não percebem mais a rotina e o pior é que não fazemos nada para mudar essa realidade devido a muitos terem salários que lhes proporcionam algum conforto, e acabam se acomodando com a situação; em resumo, entendo que quando nos sentimos desse jeito, temos que respirar outros ares (novo emprego), só ai acordamos…

  25. Gostar do que se faz, fazer com amor, mesmo rotinas de longa data se tornam atrativas. Buscar o aprimoramento, estudar e conhecer, penso que seja uma maneira de quebrar o gelo da rotina. A minha colocação atual não é exatamente o que pretendo, contudo sou grata porque é justamente este emprego que me deu condições de estudar, para de fato fazer o que gosto.

  26. Eu estava “no automático” e mudei, fiz especialização em Acupuntura, e aprendi muitas coisas além de ser Enfermeira, como ver o ser humano como um todo, mais a fundo, poder ajudar é uma maravilha.

  27. A grande sacada é gostar muito so que se faz, já estou neste mundo há 29 anos e ainda não se tornou rotina: Atualize-se! Abraços

    1. É verdade Elisabeth a área de saúde é linda, vc poder ajudar a recuperar aqueles que precisam de ajuda, mas nós precisamos ter mais valor nesta área, que se vc trabalha sem amor não vale a pena porque a maioria que eu conheço é por dinheiro e não é isso que eu quero pra mim, amo o que faço e vc não imagina como está sendo pra mim ter que deixar está área algum dia. Abraço!

  28. Obrigada Edson por suas palavras! É o que eu estou tentando fazer, mudar e ver se essa rotina de não me sentir-me útil, não me transforma em algo chata.

  29. Eu sei exatamente o que é isso, após 14 anos no mesmo local de trabalho, na mesma rotina, percebo que é hora de mudar! E a mudança já começou 6 anos atrás, quando entrei na faculdade, e dediquei sono, suor, dinheiro, atenção, tempo e amor! E hoje sei que depois de 5 anos e meio de estudos é hora de arregaçar as mangas e buscar o novo! Não gosto do modo automático, não gosto da mesmice. Por isso busco, a mudança!! Parabéns Edson!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?