Blog

Um Personagem chamado Enfermagem.

No mundo não existe instituição de saúde, seja pública ou privada, capaz de manter-se sem o profissional de enfermagem.

Quase sempre os pacientes, assim como seus familiares e amigos chamam a todos estes profissionais de enfermeiros, não distinguem ou não sabem que, a categoria dividi-se em três: os auxiliares, técnicos e enfermeiros, estes últimos verdadeiros detentores do título, por serem graduados.

Mas, o nosso cliente de uma forma geral não os diferencia, pois para ele, o mais importante aos seus olhos é o profissional que tem a nobre missão de cuidar da recuperação da sua saúde.

Curiosamente eles também se transformam em um dos principais “agentes de marketing e comunicação” de uma organização de saúde, isto porque são eles que passam a maior parte do tempo com os pacientes e seus familiares, enquanto outros profissionais, incluindo médicos, passam somente um curto período de tempo com o paciente durante sua internação ou permanência em hospitais e centros de medicina diagnóstica.

E por quê mesmo involuntariamente os profissionais de enfermagem convertem-se também em grandes profissionais de marketing de relacionamento? Simples, além de exercerem sua função principal, que é o cuidado do ser humano, no mais amplo sentido da palavra, a grande maioria destes profissionais, que muitas vezes também são chamados de “anjos de branco”, fazem aquele algo a mais, com palavras amigas de carinho, dedicação e otimismo levadas aos pacientes e seus acompanhantes.

Em minha carreira administrativa no setor hospitalar presenciei por diversas vezes tais ações destes grandes profissionais da saúde, testemunhei agradecimentos de pacientes e familiares comovidos e agradecidos por receberem cuidados acompanhados de um sorriso e vez ou outra, até mesmo de um afeto.

Isso se reflete, quando observamos os folhetos de pesquisa de satisfação, que muitas organizações dispõem para ouvir seus clientes-pacientes, e onde predominam os elogios à equipe de enfermagem.

Também os profissionais que trabalham nas unidades de internação, e que acabam passando muito tempo com os mesmos pacientes, por vezes costumam ganhar pequenos agrados dos familiares como uma caixinha de bombom ou alguma outra lembrancinha.

Porque para um profissional de enfermagem nada é mais gratificante do que ver que seu trabalho foi reconhecido, um simples sorriso ou um abraço de um paciente ou seu acompanhante torna-se algo valiosíssimo para estes anjos, que diariamente deixam seus lares e suas famílias para se dedicarem ao cuidado de pessoas que não conhecem, mas que precisam muito deles.

Obviamente situações extremamente difíceis fazem parte desta profissão indispensável à sociedade, como por exemplo, a perda de uma vida que muitas vezes já era quase como um membro da família para o profissional, sobretudo quando estas perdas são crianças que passaram por longos tratamentos, e nestes casos os profissionais de enfermagem mesmo não querendo, acabam envolvendo-se emocionalmente com certos pacientes, afinal também são serem humanos. Tais situações constituem os grandes “ossos do ofício” da profissão.

A enfermagem também lida com momentos de alegria, é só observarmos aqueles profissionais que trabalham nos setores de medicina fetal e em maternidades, presenciando o surgimento de novas vidas.

Esta é uma profissão que entra por todas as portas da área da saúde, desde uma coleta de sangue até os mais complexos tratamentos e procedimentos cirúrgicos, como transplantes; e todas as fases da vida passam pelas mãos da enfermagem, desde a mais tenra infância até a mais avançada idade, e a própria morte.

Temos que referir também que, o principal símbolo de auxiliares, técnicos e enfermeiros é uma lamparina acesa, muito pertinente por sinal, pois eles realmente iluminam nosso caminho nos momentos mais delicados de nossas vidas.

De pouco adianta uma instituição de saúde ter os melhores equipamentos, médicos renomados, pessoal administrativo eficiente, se não motiva, treina e qualifica sua equipe de enfermagem, para atender seu cliente-paciente com humanização, empatia e segurança.

Felizmente para todos nós, quando o profissional de enfermagem escolhe se formar e trabalhar com a missão de cuidar, sabe que sorrisos e palavras amigas também são remédios poderosos na recuperação de um ser humano, afinal doses de amor nunca são contraindicadas.

Profissional de Comunicação e Marketing pela Universidade São Judas Tadeu, atuando na área da saúde desde 1999. Atualmente trabalha no HCOR - Hospital do Coração - SP, tendo passado por renomadas entidades como: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Israelita Albert Einstein e Fleury Medicina Diagnóstica. Colunista na Revista Visão Hospitalar e palestrante. Dedica-se ao estudo do marketing e comunicação em instituições de Saúde.

14 comentários em: “Um Personagem chamado Enfermagem.

  1. Parabéns Fábio. Sou técnica de enfermagem. Fico agradecida pelo seu reconhecimento dos profissionais da área da saúde. Nosso trabalho, na maioria das vezes é cansativo, porém gratificante quando somos reconhecidos com uma simples palavras de obrigado ou você que é um anjo. E quando dizem: Que Deus abençoe vocês. Isso pra nós é um fortalecimento. É uma injeção de ânimo. Parabéns mais uma vez pelo artigo. Abraço!

  2. Sou enfermeira e fico muito emocionada quando vejo que tem pessoas que reconhecem a nossa incansável profissão. Parabéns pelo belíssimo texto.

  3. Realmente, até me emocionei por ouvir palavras que nós fortalece, principalmente em tempos atuais, nós quais todos nós precisamos da excelência do cuidado, e o enfermeiro junto a equipe, proporciona essas qualidades

  4. Belíssimo artigo. Infelizmente recebemos poucos elogios o seu artigo encheu de alegria o meu coração.

  5. Quando será que este reconhecimento virá na forma de um salário digno para que não precisemos ter mais de um vínculo empregatício?

  6. Parabéns, belíssimo artigo.
    Profissionais da enfermagem precisam de palavras como as suas.
    Forte abraço e sucesso!

  7. Parabéns pelo artigo, muito bonito o tema.
    Realmente, nós profissionais desta área precisamos de palavras como as suas.

  8. Nobre Fabio Cesar,

    São sábias e verdadeiras estas palavras, embora não se faz jus a dimensão desta importância nas instituições de saúde. Em nome na Enfermagem, lhe referencio, grande abraço.

  9. Fábio, parabéns pelas palavras bem colocadas, sou estagiária em auxiliar de enfermagem e já ganhei um beijo nas mãos em agradecimento por ter dado um banho tão gostoso na paciente, fiquei sem graça no primeiro momento, mas foi um agradecimento espontâneo da paciente, como grandes elogios e conseguir vários olhos cheios de água, não somos nada nesta vida e as vezes o outro precisa de tão pouco, estou muito feliz pelo caminho que estou trilhando para minha vida, Luciana.

  10. Profissionais importantíssimos para o cuidado do paciente.. Muitas vezes subjugados e com dores devido ao trabalho.
    Atenciosamente;
    Fabio Corsini Motta

  11. Parabéns Fábio, belíssimo post. Muito pertinente para o momento onde muitos profissionais de enfermagem sentem-se desestimulados.
    Um fraternal abraço.
    Valéria

    1. Obrigado Valéria, quem trabalha diretamente com a enfermagem sabe o quanto esta profissão é fundamental para a sociedade, os grandes pilares de toda instituição de saúde.
      Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?