Blog

Como planejar o Novo Ano com conceitos de Gerenciamento de Projetos.

A chegada de um novo ano traz consigo a renovação de nossos esforços e expectativas, gerando uma situação favorável para o desenvolvimento de novos projetos e a idealização de novas empreitadas, buscando a melhoria e obtenção de resultados mais significativos em relação aos anos anteriores nos diversos campos de nossa vida, tanto pessoal como profissional.

São inúmeros os planos que fazemos no inicio de cada ano com o intuito de cuidar da saúde, aperfeiçoar-se na carreira, expandir os negócios, aumentar o lucro da empresa, até ou mesmo as mudanças na rotina de vida pessoal, como casamento, planejamento de um filho, trocar o carro, construir ou reformar a casa,viajar e outros desejos.

Porém, muitas das promessas que fazemos no estourar dos coloridos fogos de artifício, acabam por não se concretizar ou então serem concluídas diferente da forma ao qual foram pensadas, nos levando à análise das causas de insucesso, que muitas das vezes se dá devido ao inadequado planejamento das estratégias para o alcance destes objetivos.

O gerenciamento de projetos possui múltiplas aplicabilidades e inclusive podemos utilizar suas práticas para projetar e planejar melhor o nosso novo ano, portanto, propomos a você empregar alguns destes conceitos.

Para isso, sugerimos que você reserve um tempo do seu dia, pegue um caderno, um conjunto de folhas de papel ou um flipchart com post-it, enfim, algo que favoreça a visualização do seu projeto pessoal.

Faça uma listagem de todos os seus projetos para este novo ano, nas mais diversas áreas (saúde, família, carreira), definindo claramente aonde pretende chegar na sua vida como um todo e de uma forma viável. Por exemplo: não adianta colocar “comprar um carro zero ou comprar uma casa”, se você não dispõem de renda suficiente para pagar as parcelas ou dar uma entrada.

Posteriormente faça uma análise de custo e benefício de cada desejo, separe os seus projetos em três grupos: verde, o que realmente é importante e contribui para seu objetivo estratégico geral; amarelo, onde é necessário avaliar com cautela os custos e benefícios, e por fim vermelho, ou seja, o que desprende muito esforço ou custo e geram pouco beneficio para você, e reflita se vale mesmo a pena investir neste projeto.

Agora, descreva respectivamente os esforços necessários para que cada projeto seja cumprido, decompondo-os em tarefas ou atividades necessárias à sua concretização, o que chamamos de pacotes de trabalho.

Por exemplo, considere “melhorar a saúde” como um elemento de êxito ao seu projeto, analise o significado do que é melhorar a saúde para você. Suponhamos que a tríade: perder peso, fazer exercício e se alimentar melhor, componham os pacotes de trabalho; e que: inscrever-se em uma academia, fazer yoga, procurar uma nutricionista, sejam suas atividades para cumprir o objetivo principal, melhorar a saúde.

Agora, no campo “família”: planejar férias, ter mais tempo com os seus filhos, sua esposa ou marido, objetivem viver melhor com seus entes queridos, e finalmente, no âmbito profissional, pacotes de trabalho para elevar-se na carreira, como fazer cursos, aperfeiçoar-se em outra língua, procurar certificar-se em sua área, etc.

Em relação ao seu negócio, dar mais visibilidade a sua empresa, através da criação de um site ou publicidade, desenvolver um plano de treinamento para seus funcionários, ou de aperfeiçoamento da qualidade de atendimento ao cliente, ou até contratar um serviço de consultoria que estruture melhor os planos da sua empresa e a levem ao objetivo de aumentar seu lucro e valor competitivo de mercado.

Esse mapeamento irá gerar uma ferramenta que chamamos Estrutura Analítica do Projeto (EAP – figura abaixo), nos permitindo estruturar o projeto de forma simples, facilitando a identificação das etapas do projeto, oferecendo uma estimativa de esforço, duração e custos (não apenas materiais, mas também os recursos físicos e de tempo, etc.), e também dos riscos e ameaças do projeto que podem fazer com que ele fracasse.

Este instrumento permitirá também um controle e um monitoramento de todas as fases dos projetos, e se realmente estão sendo adequados e bem direcionados os esforços produzidos rumo ao seu objetivo estratégico.

Claro que nenhuma ferramenta, por melhor que ela seja, funcionará se não agregarmos disciplina e foco em nossas metas, então, vamos aproveitar esta atmosfera festiva e começar agora mesmo a pensar num ano novo melhor, desta vez, devidamente planejado.

Enfermeira pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Pediatria Intensiva. Sólida experiência em Terapia Intensiva Neonatal pela Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, e Pediátrica pelo Hospital Estadual de Bauru-SP, cargo que ocupa atualmente. Adquiriu experiência em Banco de Leite Humano, atuando como Assistente de Coordenação em 2009. Resgatista, formada em 2010 pela Empresa de Engenharia e Segurança-ENSEG, do Rio de Janeiro. Atualmente cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

2 comentários em: “Como planejar o Novo Ano com conceitos de Gerenciamento de Projetos.

  1. Andréia, parabéns!!!
    É isso aí, não disse que poderíamos aplicar os conceitos de projeto em qualquer área?
    Parabéns pela iniciativa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?