Blog

A importância da Equipe no trabalho do Líder.

Um homem estava acampado com amigos à beira de um rio. De longe, ele avistou um pássaro muito bonito no topo de uma árvore.

Caminhou até lá e viu que não tinha como escalar a árvore. Nem escada havia. O que fez ele? Chamou seus amigos e, juntos, fizeram uma escada humana, um sobre o ombro do outro, o que possibilitou que ele subisse ao topo da árvore. Chegando lá em cima, ele apanhou o pássaro, que era bastante dócil.

Embora o tivessem ajudado a pegar o animal, os homens abaixo dele não faziam a mínima ideia de que a ave fosse tão bela. Alguns nem sabiam o que ele havia pegado. No entanto, sem seus parceiros o homem não teria atingido seu objetivo.

De fato, imagine o que teria acontecido se um dos integrantes daquela escada humana mudasse de ideia. Todos teriam caído. E o homem que almejava capturar a ave não só falharia em sua aspiração, como também cairia, sob risco de quebrar seu pescoço.

Essa história mostra e ensina claramente que os objetivos de todas as organizações, no nosso caso, as organizações de saúde, são alcançados por todos os membros, por cada equipe ou departamento que trabalhou e atingiu as metas traçadas e que sem esses componentes essenciais de nossa instituição, simplesmente não existiria nada.

A vida é assim. O trabalho é assim. Qualquer um de nós depende de pessoas que fazem parte de uma ajuda mútua a fim de se alcançar objetivos. Geralmente elas nem sabem exatamente o que é que se busca, mas compartilham, acolhem e auxiliam.  Sem elas, não se atingiria o alvo, mesmo naquelas situações em que, após a conquista, o vencedor sente-se vitorioso único, e despreza os que arriscaram o próprio sangue a seu lado.

Nós que desempenhamos o papel de líderes precisamos enxergar todos os que estão ao nosso lado e dar a cada um seu devido valor. Devemos envolver, ensinar, guiar e inserir na consciência de todos os funcionários, que eles fazem parte da nossa instituição, e nossas conquistas, já que são estes indivíduos que nos dão suporte e apoio fazendo com que todas as metas da empresa sejam atingidas.

Os lideres devem saber desenvolver o potencial de cada profissional, fazendo com que estes cresçam e consequentemente ajudem no crescimento da instituição hospitalar.

A liderança é desenvolvida diariamente, pois o líder deve se adaptar ao que ocorre dentro da organização, realizando mudanças que julgar necessárias para que os trabalhos ocorram de forma que o objetivo seja alcançado sem prejuízo, ou com menor esforço e de forma com que todos se sintam satisfeitos com o resultado. Dando e recebendo um feedback sobre essas mudanças e incentivando a melhoria constante. Só dessa forma a equipe passa a enxergar seu líder e o líder passa a ter uma equipe.

Doutor em Pediatria pela UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu, Mestre pela UEL - PR, Especialista e Graduado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Palestrante do Banco de Talentos da Academia do Palestrante - São Paulo. Professor Adjunto das Faculdades Adamantinenses Integradas. Professor convidado da Pós-Graduação em Administração da FGV - São José do Rio Preto, Professor convidado da FGV Management. Atuante em Palestras, Processos de Treinamentos e Consultoria Organizacional, Execução de Processos de Motivação e Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças em várias empresas na Área de Gestão de Pessoas.

Um comentário em: “A importância da Equipe no trabalho do Líder.

  1. Brilhante matéria, porém, as instituições hospitalares deveriam ter foco para o desenvolvimento do líder e de seus liderados através de capacitações, treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores, possuem chefes que não têm visão de liderança, pois, receiam perderem seu espaço. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?