Blog

Novas Oportunidades para o Gerente de Projetos em Saúde.

Todos os dias inúmeros projetos são idealizados, alguns desses realizados e poucos deles, bem sucedidos. Gerenciá-los pode garantir que estes sejam cumpridos assim como foram planejados e consequentemente atinjam os resultados desejados.

Sendo a saúde uma esfera incontestavelmente promissora e lucrativa, oferece ao gerente de projetos, um leque de oportunidades de desenvolver e aprimorar recursos facilitadores, que podem resultar em benefícios múltiplos a área.

Usaremos como modelo um hospital, instituição símbolo do setor, podemos citar alguns planejamentos de melhoria como, por exemplo, a implementação de um sistema informatizado (informatização de protocolos, prontuários e prescrições, que facilitariam e agilizariam a documentação e o acompanhamento do histórico do paciente), a instalação de ferramentas com foco na segurança do usuário (pisos antiderrapantes, barras de apoio em banheiros e corredores), ou mesmo em relação à atenção voltada ao profissional de saúde como medidas de biossegurança, ou recursos humanos em geral (propostas motivacionais e de treinamento), enfim, se estas iniciativas forem bem planejadas, com certeza agregariam resultados muito mais notáveis e significativos à organização.

O campo hospitalar é necessariamente dependente de outras áreas interligadas simultaneamente como a engenharia, a tecnologia da informação e a gerencia de pessoas, etc., e que acabam sendo responsáveis pelo desenvolvimento de avanços, direta ou indiretamente atrelados a razão do existir do segmento, que é a promoção da saúde propriamente dita, através da criação de novos serviços e de novos programas voltados a atenção à saúde pública e privada, a descoberta de novos medicamentos, novos tratamentos favorecendo uma gama de pessoas nas mais diversas situações e especialidades.

Para Francisco Balestrin, presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), a saúde não se reduz a hospitais, planos de saúde, laboratórios, mas inclui promoção, proteção, recuperação da saúde e o envolvimento de todos os profissionais.

Portanto, não estamos falando em desenvolver planos mirabolantes ou inventar projetos, eles já existem, porém, geralmente não são devidamente gerenciados ou são desenvolvidos por pessoas que não estão densamente familiarizadas com a rotina hospitalar, as necessidades do paciente ou mesmo as particularidade do setor.

Assim sendo, não seria então outro fator de sucesso ao projeto se um profissional possuidor destas informações, através da assistência e vivencia direta do dia-a-dia, intimamente conectado a estas peculiaridades, um facilitador do seu desenvolvimento? Imagine agora, todo esse potencial aliado a metodologias comprovadamente eficazes do gerenciamento de projetos.

Tratar projetos com caráter mais fundamentado em metodologias de gerenciamento, através da ótica de um conhecedor do problema e das necessidades do setor aumenta a chance de resultados bem sucedidos e contribui para a capacidade e a habilidade de desenvolver empreendimentos de qualquer natureza, porte ou complexidade, gerenciando melhor os recursos, tempo, orçamentos e riscos, consequentemente, dando oportunidades às organizações de serem valorizadas por seus consumidores, com um elevado nível de qualidade e fidelização.

Em síntese, todos nós vivemos planejando e temos objetivos e metas a alcançar de forma pessoal e também profissional, sabemos que, lidar com saúde é antes de qualquer coisa lidar com o bem mais precioso, que é a vida. Existe motivação maior?

Enfermeira pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Pediatria Intensiva. Sólida experiência em Terapia Intensiva Neonatal pela Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, e Pediátrica pelo Hospital Estadual de Bauru-SP, cargo que ocupa atualmente. Adquiriu experiência em Banco de Leite Humano, atuando como Assistente de Coordenação em 2009. Resgatista, formada em 2010 pela Empresa de Engenharia e Segurança-ENSEG, do Rio de Janeiro. Atualmente cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

4 comentários em: “Novas Oportunidades para o Gerente de Projetos em Saúde.

  1. Andréia, neste momento é promover a reflexão e incentivar o desenvolvimento do autoconhecimento, considerado alicerce das relações interpessoais e premissa básica do processo de autodesenvolvimento de lideranças.

  2. Bom dia Andréia,
    Parabéns pelos seus artigos, são todos muito interessantes.
    Gostaria de te questionar a respeito sobre como você vê a atuação do profissional da saúde que está cursando Gestão de Projetos, temos visto que é uma área com um número maior de engenheiros como participante. Você acredita com ficamos focados apenas no desenvolvimento de projetos atrelados à área da saúde ou pela formação o mercado abre novas oportunidades?
    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?