Blog

5 Verdades que seus Pacientes devem Saber.

Sabemos que, hoje o usuário de saúde está constantemente bombardeado com informações, por todos os lados.

A internet colabora para que as pessoas tenham acesso a uma série de argumentos que muitas vezes são até conflitantes, por exemplo: O vinho ajuda a prevenir ou predispõem ao câncer?, Que alimentos uma pessoa deve comer e quais evitar para uma determinada doença? e muitas outras.

Na verdade, existem muitas questões que ainda são controversas, porém há algumas verdades que têm uma grande quantidade de evidências por trás delas e que seus pacientes precisam conhecer.

1. Antibióticos não ajudam, nem curam um resfriado comum.

Resfriados comuns são causados por vírus, sabemos, e os antibióticos agem contra as bactérias, que é um tipo totalmente diferente de organismo, certo?. Todos nós já ficamos resfriados e tivemos sintomas desagradáveis como espirros, tosse, dores no corpo, febre e mal-estar geral. Também sabemos que os resfriados vão embora por conta própria, já que esse vírus se autolimita e tem um ciclo de vida curto.

Porém, algumas pessoas juram que tomar antibióticos no começo do resfriado vai ajudá-las, mas cientificamente isso não é verdade. O melhor conselho é não se automedicar, porque além de não estar se beneficiando em nada, esses pacientes podem até se prejudicar, desenvolvendo, talvez, uma resistência antibiótica. Por isso, se uma pessoa tiver um resfriado, debe beber muito líquido e tomar antigripais nos horários recomendados para reduzir os sintomas, mas se em três dias os sintomas piorarem, deverá consultar com o médico.

2. Tomografia não descarta doenças de uma dor de cabeça.

Uma dor de cabeça assim como qualquer outra dor, é desagradável. A cabeça pulsa e uma pessoa pode sentir que não consegue continuar com suas atividades diárias. Porém, toda dor de cabeça tem características específicas, que o médico pode-lhe explicar, para poder suspeitar de alguma doença ou para descartar outras.

A grande maioria das dores de cabeça é devida a tensão ou enxaqueca. Pelo que a dor desaparecerá com o tempo, descanso e o tratamento adequado. A tomografia só vai mostrar o que a pessoa não tem, e na grande maioria dos casos, não ajuda a fazer o diagnóstico e certamente também não vai melhorar a dor.

3. Todo exame tem potenciais efeitos colaterais.

Há pacientes que muitas vezes solicitam aos médicos, “exames para descobrir o que está errado”. Da mesma forma, alguns médicos mandam exames para economizar tempo de falar com os pacientes e fazer o diagnóstico no retorno ou em uma segunda consulta. O problema é que a maioria dos exames, só nos revela o que o paciente não tem, e não o que ele realmente tem, além de significar uma alto gasto na saúde. Estudos têm mostrado que, na verdade, sentar-se com o paciente e fazer uma boa anamnese, dá o diagnóstico mais preciso do que qualquer exame auxiliar.

Além do mais, todo exame tem efeitos colaterais potenciais, por exemplo: tomografias e raios X envolvem radiação, e sabemos que cada exposição a irradiação aumenta o risco de contrair câncer. Outros exames envolvem administrar meios de contraste, que poderia causar danos nos rins. E mesmo uma simples coleta de sangue pode levar a complicações como infecção no local da picada e hematomas. Isso não quer dizer que o paciente não deve fazer os exames, é apenas um lembrete de que os exames não sempre são a resposta, e que a pessoa deve saber quais são os riscos e os benefícios de todos os exames.

4. Mudanças no estilo de vida são a melhor alternativa para melhorar a saúde.

Estudo após estudo mostra que o maior contribuinte para diminuir o risco de doenças do coração, por exemplo, é o seu estilo de vida. O paciente pode tomar comprimidos para diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol, e controlar o diabetes, mas comer uma dieta saudável, com baixa gordura saturada e fazer exercício constantemente irá beneficiar seu organismo significativamente.

Da mesma forma, o tabagismo, sabemos por exemplo que, aumenta grandemente o risco de câncer e também de contrair doenças respiratórias, cardíacas, gastrointestinais, etc. Porém, se a pessoa parar de fumar, depois de alguns meses, o risco de câncer e doenças começa a diminuir. Tudo isso requer muito esforço em melhorar o estilo de vida, e exige muito mais investimento de tempo e força de vontade do que tomar um comprimido, porém é a maneira mais eficaz de realmente fazer a diferença na saúde.

5. Aspirina é um dos poucos medicamentos que tem demostrado sua eficácia na doença cardíaca.

A indústria farmacêutica faz que acreditemos que uma droga de última geração, mais recente ou mais cara é a melhor para prevenir ataques cardíacos e derrames, mas na verdade, a aspirina é um dos pouquíssimos medicamentos que tem provado o real benefício. O AAS (Acido acetilsalicílico) reduz o risco de acidente vascular cerebral e infarte, e alguns estudos também demonstram que pode mesmo ser preventiva contra o câncer.

Se uma pessoa começar a sentir dor no peito, pode primeiro tomar aspirina antes de qualquer outra coisa, porque é um medicamento que irá ajudar no caso de um ataque cardíaco, e buscar prontamente atendimento médico. Porém, lembre-se que, nem todo mundo pode tomar aspirina, alguém pode ser alérgico, ou ter uma doença onde a aspirina é contraindicada. Este é mais um lembrete de que o medicamento mais novo ou o mais caro, nem sempre é o melhor.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Um comentário em: “5 Verdades que seus Pacientes devem Saber.

  1. Realmente um bem necessário, e de fácil implementação, com grande benefício para a relação entre paciente e agente de saúde.
    Atenciosamente;
    Fabio Corsini Motta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?