Blog

10 Dicas para sua Carreira ser Bem Sucedida.

O planejamento da carreira é cada dia mais necessário para profissionais da saúde, principalmente devido à maior concorrência e mudanças constantes no mercado.

No entanto, devido ao pouco conhecimento desses profissionais quanto ao planejamento, as suas carreiras muitas vezes ficam a mercê da sorte e destino, o que com certeza não é o correto.

Para você conseguir direcionar e orientar sua carreira para o sucesso que você gostaria, apresentaremos 10 dicas:

1. Planeje sua vida

O seu plano de carreira forma parte do seu plano principal, que é o seu plano de vida pessoal, ou seja, antes de pensar em planejar sua carreira, planeje primeiramente sua vida pessoal e alinhe suas perspectivas profissionais com sua vida pessoal.

2. Determine metas

O planejamento de carreira é constituído de metas a curto, médio e longo prazo, as quais serão definidas de acordo com seus objetivos profissionais nesses prazos. Para determiná-las, você deve se perguntar onde quero estar e o que quero estar fazendo daqui há 1 ano..? 3 anos..? 5 anos..? De acordo com as suas respostas, você define as metas e o caminho a ser traçado para alcançá-las.

3. Autoconhecimento

Para traçar um plano de carreira, você precisa se conhecer. Precisará fazer uma análise pessoal profunda e sincera para saber quais são suas forças e fraquezas. E de acordo com o resultado, procurar saber quais fraquezas você deve aperfeiçoar e que forças aprimorar para poder alcançar os objetivos almejados.

4. Seja realista

Ao definir seus objetivos estratégicos, você deve ser realista, não estabeleça metas que você não conseguirá cumprir no tempo determinado, porque não atingir os objetivos pode lhe causar grande frustração. Estabeleça metas e prazos realistas de acordo com o seu empenho, qualificação e mercado.

5. Informe-se

Agora você já traçou seus objetivos profissionais nos prazos adequados, mas como alcançá-los? Para isso você precisará de informações que indiquem e orientem os possíveis caminhos a serem seguidos para alcançar os seus objetivos. Obtenha-as com profissionais mais experientes que já tenham uma longa carreira traçada, no entanto, saiba que as informações e caminhos percorridos por antecessores a você não devem servir como receita de bolo, mas sim como orientação. Você traçará seu próprio caminho, percorrer suas dificuldades e obter os louros de sua vitória, os quais serão, com certeza, diferente do de qualquer outra pessoa.

6. Nunca pare de planejar

O planejamento da carreira é um processo dinâmico, nunca para. As mudanças sociais e mercadológicas ocorrem rapidamente, principalmente decorrentes dos avanços tecnológicos. E uma das áreas profissionais mais atingidas por tais mudanças é a saúde. Por isso seu plano de carreira deve ser dinâmico e constante.

7. Atualize-se

Com a velocidade de mudanças que ocorrem no mercado de trabalho. Novas técnicas, equipamentos e muito mais são lançados frequentemente na área da saúde. E você precisa estar sempre atualizado dessas mudanças relacionadas ao seu nicho de mercado para direcionar sua carreira.

8. Faça Networking

Para alcançar suas metas você precisará de ajuda de outras pessoas e profissionais, seja para lhe indicar ou promover. Para que isso aconteça, você precisa desenvolver os contatos e relacionamentos com pessoas que terão influência positiva para o alcance dos seus objetivos. Porém, conhecer alguém em uma reunião, trocar cartão de visita e pedir indicação não é networking. Networking é uma relação que requer tempo e é baseada na confiança de esse profissional no seu trabalho e na sua capacidade.

9. Inspire-se em bons exemplos

As biografias de grandes personalidades são quase sempre grandes sucessos de vendas. Isso se deve porque precisamos de inspiração para alcançar nossos objetivos e sonhos. E não é diferente para os profissionais da saúde, procure saber quem são os profissionais de sucesso na sua área, encontre-os, saiba sobre sua história de vida e profissional. Motive-se e inspire-se nas vitórias e conquistas desses profissionais para poder alcançar as suas.

10. Sonhe alto

Sonhe o mais alto possível, até o impossível, a realização de seus sonhos depende apenas de você, de sua dedicação e comprometimento. Lute sempre pelos seus sonhos. Mas não se esqueça, só sonhar não basta, você precisar executar seu planejamento para seu sonho virar realidade.

Fisioterapeuta graduado pela UEPA. Especialista em fisioterapia respiratória e cardiovascular pela UNICAMP. Residente em Fisioterapia Saúde do Adulto e do Idoso na UNIFESP. Colunista colaborador para HMDoctors. Entusiasta e futuro empreendedor em saúde, atualmente estuda o mercado e busca oportunidades de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?