Blog

O Papel da Governança no Ambiente Hospitalar.

O Serviço de Governança Hospitalar está diretamente ligado a todos os setores de apoio dentro de um hospital, refletindo na ambientação dos clientes de saúde que o utilizam.

A primeira percepção que um hospital precisa apresentar a um cliente de saúde se baseia em segurança com relação a sua integridade, e isso se refere aos processos muito bem estabelecidos, e um atendimento humanizado, com um ambiente asséptico e hospitaleiro.

Sendo responsável pela gestão da infraestrutura e manutenção predial, assim como higiene, controle de pragas, distribuição de enxovais, gerenciamento de resíduos, e gestão dos serviços terceirizados o custo com mão de obra deste serviço tende a ser alto, onde o controle do turnover deve ser estratificado como meta, para não desperdiçar recursos com recisão, recrutamento e seleção, treinamentos e adaptação.

O serviço de governança compõe a hotelaria hospitalar cujas atividades destas ações são extremamente técnicas, exigindo capacitação e acompanhamento na atualização das inúmeras portarias que surgem. Estrategicamente o serviço de governança juntamente com o SCIH, deve estar alinhado a desenvolver treinamentos na educação continuada em prevenção de rotinas desatualizadas, e procedimentos em não conformidade com os métodos de acreditação e agentes fiscalizadores.

Os resultados esperados nesta parceria buscam manter as rotinas e processos atualizados, onde a realização do trabalho responsável segundo as normas dos agentes reguladores sejam cumpridas com excelência. O foco na melhoria dos processos em oferecer um ambiente imune a riscos epidemiológicos, ergonômicos e que possam causar transtornos aos clientes, são também objetivos desta parceria.

O papel do gestor do serviço de governança, além de gerar resultados a instituição esta voltado no desenvolvimento das pessoas, e se houver necessidade, atuar como mediador no processo de mudança estratégica e operacional dentro desta rede de serviços. Sabe-se, que a logística do hospital depende do bom funcionamento dos serviços de governança, uma vez que o giro de leitos, esta ligado com a disponibilização do ambiente.

Diante desta gama de responsabilidades, que o gestor e serviço de governança estão inseridos, existem algumas atribuições como:

  • Gerenciar o serviço de atendimento ao cliente (SAC), propondo melhorias como produto das reclamações;
  • Gerenciar o serviço através de feedbacks, coaching e treinamentos;
  • Garantir o fluxo dos processos administrativos exigidos pelos órgãos de acreditação;
  • Manter o fluxo dos processos operacionais nos serviços de higienização, distribuição de enxovais, coleta de resíduos, controle de pragas;
  • Manter e incentivar a rotina de manutenções preventivas, reduzindo as corretivas;
  • Gerenciar os recursos financeiros pré-estabelecidos; assim como,
  • Cumprir as metas de turnover.

Gestor das áreas de Hotelaria Hospitalar e Suprimentos. Colunista colaborador pela HMDoctors. Busca através das experiências compartilhadas e pesquisa, agregar valor às redes vinculadas a estas áreas, seguindo seu principal conceito, "ser útil às pessoas".

2 comentários em: “O Papel da Governança no Ambiente Hospitalar.

  1. Onde trabalhar, em qual cidade esse profissional te chance de ser contratado e é necessário algum curso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?