Blog

Empreendedorismo Como Opção de Carreira.

Se você percebeu que está pronto para ser um empreendedor na área da saúde, gostaria de parabenizá-lo e dar as boas-vindas a um seleto grupo do qual poucos sobrevivem, e menos ainda chegam ao sucesso. Porém, quem tem a coragem de entrar e percorrer esse caminho, nada fácil, terá a oportunidade de se tornar um grande empresário.

Durante muito tempo, um empreendedor que possuía apenas a vivência prática e tinha como principal estratégia “a tentativa e o erro”, muitas vezes estava fadado ao insucesso.

Os fracassos mostravam que esse não era o caminho certo, e mudava de estratégia e até trocava de negócio, para conseguir a fórmula ideal para continuar empreendendo. Mas também em muitos casos, esses constantes fracassos faziam o empreendedor desistir, voltando à velha fórmula de ser empregado.

De uns tempos para cá, com um mercado mais competitivo, o “boom” da internet, a globalização da área da saúde e a necessidade de soluções e inovação em tratamentos, processos e gerenciamento, o empreendedorismo na saúde também vem se tornando uma opção de carreira para os profissionais da área.

Para isso o empreendedorismo deve ser levado a sério, sabendo que como qualquer outra especialização na área, precisa de preparo e ajuda de profissionais mais experientes. Se você acredita que tem a solução para um problema e gostaria de materializá-la, deverá levar em conta algumas considerações:

1. Empreender é administrar. – Isso mesmo, hoje um empreendedor precisa saber administrar, gerenciar e liderar. Lembre-se que ao empreender, você está criando uma organização, que envolve pessoas, processos gerenciais, assistenciais e padrões de qualidade e satisfação, que você deverá entender e analisar. Desde um pequeno consultório, uma startup, até um grande hospital, qualquer tipo de empreendimento está sujeito à falência se não tiver sua estratégia bem traçada e suas metas definidas.

2. Inove. – Para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento, você terá que inovar. Quando digo inovação não me refiro somente a inventar algo novo, inovar também significa fazer ou ser diferente do resto, assim quanto mais inovador você for, mais seu negócio se destacará no mercado.

3. Não trabalhe sozinho. – Busque pessoas que pensem como você e que complementem sua formação. Se relacione, comente, obtenha feedbacks e convença os outros a lhe ajudarem e trabalharem em parceria ou sociedade. Dessa forma, não só obterá informações importantes e novas ideias, mas também o comprometimento e esforço daqueles que adotem sua proposta.

4. Comece pequeno. – A menos que você tenha uma solvência econômica que lhe permita ter um plano de negócios detalhado e seguir passo a passo, o ideal é começar com um protótipo o mais simples, para evitar que você construa algo que no final ninguém vai querer. Mas por favor, quando digo simples, não significa que deve ser feio, inútil ou sem graça. Ao contrário, lance ao mercado a versão mais enxuta e funcional possível do seu negócio, para começar a captar seu público-alvo.

5. Crie, meça e aprenda. – Para criar um novo serviço, um produto ou qualquer negócio, você precisa conhecer seu público-alvo, o que ele precisa e porque ele pagaria pelo que você oferece. Para isso, comece com pesquisas que lhe permitam estabelecer o perfil do seu cliente, a aceitação do serviço ou produto, e adeque seus processos baseando em sua análise. Crie novos serviços, meça e refaça de novo. Desta forma, você poderá oferecer algo que seus clientes realmente gostam e queiram desfrutar.

6. Pense grande. – Você já deve ter ouvido que pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho, isso de fato é verdade, portanto, sempre pense grande, pense macro, saia do seu mundo e enxergue desde fora, imagine e se antecipe para encontrar formas de tornar seu negócio cada vez mais rentável.

 

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?