Blog

Estratégias de Marketing para a Carreira Médica.

Nos últimos anos, o marketing vem ganhando o interesse de médicos e outros profissionais da saúde. Isso não quer dizer que a medicina seja tratada como um comércio. Muito pelo contrário o marketing em saúde, quando bem planejado e estruturado, ajuda a levar a uma carreira de sucesso.

É semelhante à construção de um empreendimento, em que cada etapa precisa ser arquitetada estrategicamente para garantir uma base sólida. É aí que o marketing, através de seus pilares: Os 10 P’s do Marketing em Saúde: 1. Pacientes 2. Profissionais 3. Parceiros 4. Processos 5. Pesquisas 6. Produto 7. Preço 8. Praça 9. Promoção 10. Prova Física, dar total contribuição.

“Desde o momento que você se torna um prestador de serviços, mesmo sem ter seu próprio consultório ou clínica, o médico se torna um empreendedor de si mesmo e precisa sim investir na sua imagem, competência e personalidade”, afirma o Dr. Edgar Luna, especialista em Gestão Estratégica e Marketing em Saúde.

Por ser uma figura pública, todo médico está à mercê de críticas e elogios de colegas e pacientes, e os fundamentos basilares do marketing podem ajudar a melhorar o relacionamento do profissional com seu público-alvo. O resultado? Fidelização e ampliação da rede de pacientes.

Se empregadas de forma planejada, o marketing cria valor do serviço para o público a partir da geração de vantagens competitivas para o negócio, tanto no que diz respeito à imagem pessoal como ao relacionamento do mesmo com o cliente e a concorrência.

“Muitos profissionais de saúde ainda pensam que marketing é propaganda ou publicidade, que tendo um consultório bonito, um site ou um anúncio em alguma revista é suficiente, quando na verdade trata-se de um conjunto de estratégias que permitirão que o médico ofereça um melhor serviço a seu cliente (paciente), tendo como foco a satisfação dele, aumentando dessa maneira a credibilidade e fidelidade do paciente com o médico”, defende Edgar.

O médico aponta algumas táticas iniciais, como: definição do público-alvo; análise da concorrência; identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (a tão comentada análise SWOT); e planejamento das metas e do orçamento. É claro que, por se tratar de uma profissão que envolve diversas variáveis humanas, tudo isso demandará controle quase que diário para que dê resultados positivos, mas é um bom começo e com toda a certeza, o paciente sairá contente.

“A relação médico-paciente pode ser melhorada com o marketing e precisa ser gerenciada, desde a imagem do profissional, forma de atendimento até o trato com o paciente, a empatia do profissional e a credibilidade que ele transmite”, acredita Edgar.

O desafio do médico ao empregar essas estratégias na rotina de trabalho é não perder o foco no lado humano da profissão. E para fugir dessa armadilha, Edgar Luna também dá o seu conselho: antes de qualquer coisa, o profissional precisa definir claramente qual a missão, os valores e as metas para o seu negócio, colocando o bem-estar e a satisfação do paciente como indicadores da qualidade do serviço oferecido.

“Se todo empreendimento na área da saúde for criado com a missão de ter o paciente como foco e fazendo isso acontecer de forma estratégica e com metas de curto, médio e longo prazo, o lado humanista da medicina não se perderá”, enfatiza o doutor.

Todos esses detalhes, é claro, vão se refletir na rentabilidade da profissão, pois o paciente é a melhor propaganda que um médico pode ter. “Para o profissional, isso representa mais atendimentos, procedimentos e um melhor posicionamento frente aos seus colegas de profissão”, finaliza Edgar.

Portanto, investir em marketing deve ser uma das tarefas do médico que pretende garantir sucesso com a carreira, afinal o diploma não é o único caminho para alcançar lucratividade e satisfação profissional. Você concorda?

 

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?