Blog

Vale a pena para os Hospitais usar o Google Plus?

No Brasil, os hospitais vão se aderindo aos poucos às mídias sociais, não só para criar uma marca forte e compartilhar informações importantes de saúde, mas também para ser um verdadeiro canal de comunicação e uma ferramenta para ajudar nos processos.

Um bom exemplo é o Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, que passou a disponibilizar no mês de outubro o agendamento de consultas por meio de sua página no Facebook.

Segundo o gerente executivo de TI, Osmar Antônio dos Santos, em menos de um mês da iniciativa na rede social, o número de atendimentos pela internet dobrou. “Após a novidade, o número de pessoas que usa a internet para esse fim passou de 20% para 40% do total de agendamentos”.

E agora? Justamente quando os hospitais estão se adaptando a essas redes, uma nova chegou para quebrar o cenário, o Google +.

Primeiro chegou na sua versão beta, onde um convite era necessário para ingressar nesta nova rede social. Agora, Google + está disponível livremente para as massas, e como era previsto, por levar a marca Google, sua utilização aumentou 1.269%, catapultando-a ao top 10 das redes sociais. O número de usuários ainda é uma ninharia em comparação com o Facebook, mas pode se tornar um bom competidor.

Por que o Google + é diferente?

Existem algumas características no G + que são diferenciadas e até atraentes para os apaixonados por redes sociais.

Círculos: Você pode construir listas dentro de sua comunidade G+ e organizá-la de forma que seja mais útil para você. Isso significa que você pode compartilhar informações só com algumas comunidades. Para os hospitais, isso significa que poderiam ter círculos de mídia, para a população, para hospitais, fornecedores, etc.

Hangouts: Ponto de encontro na tradução livre. Ele permite ter vídeo conferências diretamente no G + com vários usuários. Para os hospitais, pode representar reuniões urgentes ou até mesmo entrevistas de forma rápida.

Facilidade em seguir uma discussão. Quando alguém comenta um post, os comentários aparecem diretamente abaixo dele, muito semelhante ao Facebook e ao contrário Twitter. Isso torna mais fácil de ver e compreender uma discussão.

Os hospitais vão investir em uma nova rede social?

O Google + possui ótimos recursos que seriam úteis para os hospitais e sua ampliação de mercado nas redes sociais. Porém construir uma nova rede, com conteúdo, para depois monitorar e interagir com seu público requer que se disponham recursos dedicados exclusivamente aos meios de comunicação social. A carga pode ser muito grande em termos da quantidade de tempo necessária para gerir outra rede social e o retorno é ainda imprevisível.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?