Blog

Seis Sigma pode Ajudar seu Hospital.

Você talvez já escutou que Seis Sigma ajudou a recuperar hospitais e outras instituições de saúde, certo?

Pois bem, essa estratégia de gestão de negócios é direcionada especificamente ao fluxo do processo para promover a excelência empresarial e operacional.

Essencialmente, seis sigma ajuda a eliminar defeitos em toda a organização, isso significa, na área da saúde, que pode evitar erros médicos, diminuindo as taxas de mortalidade, reduzindo o tempo de permanência, melhorando o atendimento ao paciente e otimizando a qualidade.

Usando o seis sigma o resultado do processo torna-se mais previsível e eficaz. Incrementa a eficiência dos resultados, diminui os desperdícios e aumenta a lucratividade.

Para Marti Beltz, instrutora seis sigma da American Society for Quality e consultora de qualidade em saúde: “Usando Seis sigma, se produz um efeito sinérgico não só economicamente, mas também em termos de qualidade no atendimento e a satisfação do paciente e da equipe hospitalar”.

Mas, como funciona na prática? Esta estratégia mostra sucessos de maneira muito simples. Por exemplo: “Por que não montar um vestiário anexo, mas fora da sala de imagens, para aumentar o fluxo do processo de exames? Na nossa experiência isso aumentou em três vezes a capacidade, aumentando a receita”, disse Beltz.

Assim como outros hospitais, sua organização também pode obter resultados semelhantes. Mas tenha presente, você só aprende quando colocar a mão na massa.

A chave do sucesso é garantir que a alta administração tenha uma compreensão sólida de seis sigma, seus conceitos básicos, processos e requisitos. Só então o resto da equipe hospitalar poderá implantar essas metodologias. As organizações mais bem sucedidas com essa estratégia são as que usam uma combinação de uma consultoria e uma formação de qualidade para todos.

Porém, como qualquer estratégia que promete uma solução para um problema, seis sigma tem seus próprios obstáculos, a cultura organizacional, ou seja, ainda em grande parte das instituições de saúde, a resistência médica.

Os gestores hospitalares devem trabalhar para entender essa resistência dos médicos, e criar ações de educação que os ajude a superar isso.

Um dos argumentoa mais fortes que podemos usar para que os médicos se adaptem à metodologia seis sigma, é fazer com que eles entendam que seis sigma está baseado exatamente em aquilo que o médico mais acredita, o método científico.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Um comentário em: “Seis Sigma pode Ajudar seu Hospital.

  1. Olá bom dia. Gostaria de receber informações sobre consignação hospitalar.

    Att

    Diretora técnica farmácia interna hospitalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?