Blog

Qual é a melhor Rede Social para sua Empresa?

“Escolha as redes sociais que se alinham com o seu público alvo para divulgar o seu negócio.”

A comunicação mudou dramaticamente nos últimos anos e o principal fator para isso foi o avanço das mídias sociais, que mudaram totalmente a maneira como interagimos com nosso público.

Apesar de alguma regras destinadas especificamente para a área da saúde, a presença nas mídias sociais se tornou parte essencial de marketing para qualquer profissional e empresa de saúde que busque um lugar de destaque no seu segmento de atuação.

Traçar uma boa estratégia de marketing para o seu negócio, seja qual for o tamanho de sua empresa é o começo para que o trabalho na internet gere bons resultados.

Hoje, a maioria das pessoas acreditam que há valor nas mídias sociais, é os pacientes buscam informações relevantes e seguras sobre suas doenças e tratamentos.

Por isso, quando se trata de mídia social, é essencial que você selecione os melhores sites de mídia social para ajustar o seu conteúdo de marketing relacionado ou seu serviço.

Em vez de seguir a moda das redes sociais, que aparecem a todo momento, comece com uma abordagem simples como: “Onde está o ponto de encontro das pessoas que partilham os meus interesses?” Você deve saber quem são os clientes potenciais ou já existentes e o tipo de conteúdo que interessa, para em seguida definir quais mídias são interessantes para você.

A continuação lhe explicamos algumas considerações sobre como escolher a melhor rede social (s) para o seu negócio:

Facebook é ideal para você … Se você está construindo uma presença na comunidade ou quer chegar a mais ampla rede possível. Ele está perdendo a atração entre os usuários mais jovens, mas com mais de 70% dos adultos online participam ativamente de Facebook. Assim, continua a ser o site de mídia social mais popular até agora. Não só ele tem a maioria dos usuários, mas também é usado com mais frequência, o que demonstra um alto nível de popularidade. Outra informação importante é que, em sua grande maioria, as pessoas que estão envolvidos com o Facebook se conectam com família e amigos, dependendo do seu segmento, pode não ser o meio mais eficaz para a sua mensagem de negócios. Fique atento.

YouTube é ideal para você …  Hoje é a segunda ferramenta de busca no mundo, mais de 3 bilhões de vídeos assistidos diariamente e mais de 350 milhões de vídeos assistidos em aparelhos mobile. Outro detalhe desta rede é que o número de horas de visualização de vídeos (também chamado de tempo de exibição) cresce 60% a cada ano. Sendo assim, investir em vídeos curtos, com qualidade possibilita o engajamento da sua marca com o seu público de uma maneira mais visual e dinâmica. Comumente as empresas consideram o custo de campanhas em vídeo muito alto; na maioria dos casos isto é verdade, porém não em todos, tudo depende de um planejamento cuidadoso e uma produção inteligente.

LinkedIn é ideal para você … Se você estiver em business to business ou em um setor ou função, em que você pode fornecer informações úteis sobre, o que as pessoas pensam sobre o seu trabalho e fazendo conexões de negócios, ou procurando novas oportunidades. A maioria dos usuários estão em “modo de trabalho” no LinkedIn, por isso é ideal para informações específicas de negócios. O perfil do usuário LinkedIn apresenta um nível sócio-econômico e educacional diferenciado. Sendo assim, se este é o publico certo para o seu negócio, torna-se um excelente canal de comunicação.

Pinterest é ideal para você … se você estiver em uma indústria altamente visual, com clientes que naturalmente se expressam através de imagens. No entanto, também pode ser útil em outros setores. Pense no seu público e seus interesses. As imagens, para este público, podem informar e interferir nas decisões de compra de produtos ou serviços? Eles estão profundamente interessados em um assunto que pode ser representado visualmente? A popularidade do Pinterest ocorre especialmente entre as mulheres, sendo o lugar ideal para circular, se este é o seu mercado-alvo.

Twitter é ideal para você … Se você quiser alcançar homens e mulheres, especialmente, os mais jovens. Também é particularmente atraente para “viciados em informação” por isso, se sua empresa relaciona-se à prestação de notícias baseadas em tópicos ou idéias oportunas, o Twitter é uma ótima escolha. Tal como acontece com o Facebook, o Twitter é mais eficaz como uma plataforma de mão dupla em que você responde e se envolve com os seguidores.

Instagram é ideal para você … Como Pinterest, você necessita de ferramentas visuais para informar seu cliente. Os usuários do Instagram e do Twitter, muitas vezes se sobrepõem. Para determinados alvos de mercado o Instagram pode ser uma boa escolha pois, apresenta um apelo para segmentos étnicos específicos e grande popularidade entre o público urbano.

Outras mídias sociais são o Tumblr, que atrai um público mais jovem e em geral, menos abastado, de acordo com o Business Insider. O Google+, possui algumas ferramentas interessantes de comunidades sociais como “hangouts” , que com uma boa estratégia de comunicação ajuda a atrair um público bem segmentado e você pode interagir “ao vivo” com eles, criando alta visibilidade e um poderoso canal online.

Não se esqueça que a divulgação na web deve ser feita de maneira profissional. Evite soluções caseiras, de caráter amador, pois esta comunicação tem características peculiares. Na dúvida, busque ajuda de um especialista.

Agora você está pronto para escolher qual mídia social ou plataforma (ou plataformas) que mais se adequam à você e ao seu negócio. Certamente, isso significa encontrar os seus clientes onde estão e utilizar os conteúdos – seja ele original ou coletados de notícias, entretenimento, esportes ou outras fontes confiáveis, para alcançar o seu potencial cliente.

 

Mestre e Doutora em Odontologia pela USP. MBA em Gestão Executivo Internacional em Saúde pela OHIO/FGV, professora convidada pelo FGV Management - MBA Gestão Executivo em Saúde. Especializações: Gestão em Serviços de Saúde, Odontologia, Educação e Pesquisa. Consultoria estratégica, incluindo plano de negócios e desenvolvimento de estratégia de vendas. Sócia-Diretora da Pieroli Consultoria/Assessoria em Gestão & Saúde. Auxilia aos profissionais com formação em saúde a direcionarem seus conhecimentos para assuntos mais estratégicos e corporativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?