Blog

Conhecimento, Habilidades e Atitude aplicados aos Profissionais de Saúde.

A globalização e o avanço das tecnologias impõem aos profissionais da Saúde mudanças e adaptações inevitáveis para alcançarem seus objetivos no âmbito pessoal e profissional.

As instituições de saúde vêm sentindo o impacto dessas mudanças com a necessidade de redesenhar seus processos, fazer mais com menos e garantir que seus resultados sejam entregues aos pacientes/clientes com maior qualidade e segurança.

O cenário é desafiador e cabe as instituições promoverem mudanças internas para aprimorar e desenvolver seu maior capital competitivo que são as pessoas e estes devem estar alinhados em busca de melhores resultados e ao planejamento estratégico.

Como estratégia, as instituições também vêm buscando no mercado, profissionais que possam atender suas expectativas e que agreguem valor aos resultados estratégicos, processos de qualidade, acreditação e segurança do paciente.

Relacionamos algumas dicas essenciais para o sucesso dos profissionais com o auxílio do conceito CHA – Conhecimento – Habilidades – Atitude.

CONHECIMENTO (Saber Teórico)

A área da saúde é complexa e dinâmica e requer descobertas e atualizações constantes para otimizar, aprimorar e aperfeiçoar o tratamento e assistência aos pacientes. Sendo assim, torna-se requisito obrigatório aos profissionais a busca contínua por conhecimento e atualização em sua área de atuação.

Invista em conhecimento. O planejamento é essencial para a participação em cursos, palestras, simpósios, congressos e eventos específicos da saúde. A internet nos trouxe facilidade e comodidade em adquirir conhecimento a preços acessíveis e muitas vezes a custo zero. Quando o tempo se torna o maior inimigo, é possível optar por cursos rápidos e online, os chamados cursos EaD (Ensino à distância).

Seja participativo. Participe dos eventos que seu atual emprego oferece, externo ou internamente. Os serviços de saúde investem em capacitação, oferecendo constantemente treinamentos assistenciais e administrativos, cursos, palestras e campanhas institucionais. Muitos profissionais acabam adiando sua participação e perdem a oportunidade de adquirir conteúdo e conhecimento gratuitamente e de fácil acesso.

HABILIDADES (Saber Fazer)

Sabemos que em um atendimento de emergência ao paciente, sabemos que o tempo é fundamental para o seu tratamento e que um minuto pode mudar todo o desfecho de uma vida. Pensando nisso, as instituições têm adaptado simulações aos seus treinamentos, oferecendo conteúdo teórico associado a prática, tornando seus profissionais mais eficientes em executar uma determinada tarefa.

Pratique sempre. Para transformar nosso conhecimento em resultados, precisamos saber a maneira correta de executar a tarefa. E para tornarmos eficientes, precisamos desenvolver habilidades que são desenvolvidas através da prática e da experiência. Portanto, seja curioso e não tenha receio do novo ou medo de errar. Repita uma ação quantas vezes for preciso para que você tenha habilidade necessária para concluí-la com maestria.

Tenha um diferencial. São bem vistos aqueles que realizam seu trabalho com autoridade, no sentido de qualidade, planejamento e eficiência. Seja uma autoridade naquilo que faz todos os dias, demonstrando seu diferencial com resultados de excelência. Saiba identificar as melhorias necessárias para o seu desenvolvimento através da autoanálise e com a ajuda dos seus pares. Pergunte, escute, observe e pratique sempre mais.

ATITUDE (Ação)

Sabe-se que o conhecimento e a habilidade precisam estar interligados a atitude, uma vez que isoladamente eles não têm valor. Quando trabalhados cada um continuamente tornando um hábito a utilização deste conjunto “CHA” no ambiente de trabalho, torna-se favorável aos profissionais alcançarem o sucesso corporativo.

Enfrente os desafios. Saiba superar as situações difíceis no ambiente de trabalho. Quando se enfrenta os desafios é possível experimentar e vivenciar novas possibilidades de desenvolvimento. A resiliência é fundamental para o fortalecimento e para as etapas evolutivas do profissional.

Agregue valor. O trabalho em equipe tem como objetivo o compartilhamento de ações para o alcance de um resultado favorável aos pacientes/clientes. Ser proativo e participativo agrega valor ao grupo e contribui com a solução de problemas. Os resultados devem ser compartilhados para o crescimento de todos os profissionais e consequentemente da empresa.

Busque inovação. Participe dos projetos de melhorias e dos métodos de trabalho, propondo maneiras para otimizar as tarefas e contribuir com qualidade da assistência. Compartilhar ideias em equipe estimula ao grupo criatividade e inovação e gera um ambiente mais favorável para melhoria continua dos processos e consequentemente para a segurança do paciente.

Melhore a comunicação. A falha na comunicação propicia ambiente e pessoas vulneráveis aos erros. É preciso desenvolver o hábito de ouvir atentamente e confirmar o entendimento ao fim de cada mensagem. As dúvidas geram incertezas e receios de realizar as tarefas.

Assim, o profissional que procurar aplicar estas atitudes em seu dia a dia, fará a diferença para a instituição, para o cliente-paciente e para si.

Graduada em Enfermagem, com especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Gestão Estratégica dos Negócios em Saúde. Pós-graduada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão, Liderança e Coaching (em formação). É Master Coach pela International Association of Coaching Institutes. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Leader Coaching, Master Coaching e PNL -Programação Neurolinguística. Analista Comportamental DISC, Analista de Competências Assessment e possui habilitação em Avaliação de Inteligência Emocional SixSeconds.

Um comentário em: “Conhecimento, Habilidades e Atitude aplicados aos Profissionais de Saúde.

  1. Ao ter acesso a esse texto analisei a importância do trabalho bem feito. Gostaria se possível ter novas instruções via e-mail. Att Elizangela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?