Blog

A Importância de Investir em Marketing Digital na área da Saúde.

Sabemos que a internet transformou a economia e as relações de consumo e que ganhou uma proporção tão grande que deve ser considerada um novo ambiente de marketing, o ambiente digital.

Assim, como o marketing tradicional, esse novo ambiente exige estratégia. No mundo da saúde, exige ainda a construção de estratégias éticas de marketing digital.

Uma empresa de saúde, seja clínica, hospital, laboratório ou você mesmo como profissional no seu consultório, não só deve estar presente na web, mas também precisa de uma boa gestão de marketing digital para criar oportunidades de atrair novos clientes e negócios.

Ao divulgar seus serviços ou produtos, nos diversos canais da web, como blogs, canais de vídeos e redes sociais, você leva sua marca a potenciais consumidores (pacientes) e estreita o relacionamento de confiança com quem já é seu cliente-paciente.

Uma das principais vantagens das ações de marketing digital na área da saúde é que elas podem se adequar a qualquer empresa, independentemente de ser um grande hospital ou um profissional autônomo.

Ainda não se convenceu da importância do marketing digital para a sua empresa de saúde? Pois então confira a seguir os principais motivos por que você deve começar agora mesmo a investir nessas ações.

Ações de Marketing Digital geram Leads.

De uma forma resumida, lead no marketing digital é uma pessoa que demonstrou interesse no seu produto/serviço. O lead é aquela pessoa que tem potencial e interesse real em consumir seus serviços de saúde ou comprar seus produtos, mas ainda não efetivou a compra.

Por isso, para esses potenciais clientes que estão no estágio inicial de escolha de um serviço de saúde, é importante criar conteúdos educativos ou informativos, para atraí-los para o seu site e transformá-los em leads.

Esse conteúdo geralmente é oferecido por meio de postagens em um blog, redes sociais, e-books (mediante squeeze page), vídeos, webinars – seminários ou palestras on-line e outros.

Com um conteúdo de qualidade, você atrai mais visitantes que precisam dos serviços, gera leads e, de quebra, faz com que as pessoas compartilhem suas informações com mais pessoas, como se fosse um boca a boca virtual. Criando autoridade na área de atuação e dando credibilidade ao seu trabalho.

Ações de Marketing Digital ajudam a captar mais Clientes-Pacientes.

Depois de gerar leads, você deve convertê-los a clientes-pacientes. Ou seja, promover ações de marketing com foco na utilização dos seus serviços.

No entanto, diferentemente do conteúdo voltado para a geração de leads, agora a estratégia deverá ser voltada a informações com mais ênfase na persuasão, para levar seu lead a procurar por seus serviços. Tudo de forma ética.

Produza, por exemplo, postagens com dicas para utilizar bem um determinado produto ou serviço de sua empresa ou com estudos de caso. Depois, compartilhe essas informações em seus canais na web.

Não se esqueça que esse conteúdo tem como público principal os leads que já se relacionam com sua empresa, por isso é importante criar, ainda, uma campanha de e-mail marketing bem segmentada.

Ações de Marketing Digital estreitam o Relacionamento com o Cliente.

O compartilhamento de conteúdo que acrescenta conhecimento ao seu público é excelente para estabelecer um relacionamento mais próximo sua empresa de saúde e o público consumidor.

Garantir essa interação é importante na divulgação da marca do seu negócio a na construção de uma audiência mais segmentada, o que aumentará o alcance da sua marca a quem realmente interessa, ou seja leads qualificados para maximizar suas oportunidades de captar mais clientes-pacientes.

O marketing digital ajuda a atrair, reter e fidelizar seu público, podendo transformar seus seguidores e fãs em clientes fiéis.

Ações de Marketing Digital geram Resultados que pode Monitorar.

Outra vantagem do marketing digital é que os canais na web oferecem formas de medir os resultados das campanhas de forma eficiente.

Com o auxílio de ferramentas de monitoramento, você tem acesso a métricas precisas para aplicar na sua metodologia de avaliação.

É possível viabilizar, assim, o monitoramento das suas estratégias e avaliar o que deu certo e o que precisa melhorar nas próximas ações. Esse tipo de revisão é fundamental para ajudar a definir os rumos das suas estratégias de marketing digital.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?