Blog

Por que devemos Cuidar do Bem Estar da nossa Equipe?

Sabemos que o sucesso de uma organização depende de muitos fatores críticos, mas neste texto abordaremos um, que é muito importante e sem ele nenhum outro pode ser criado: O Bem Estar da nossa Equipe.

Em muitas empresas a insatisfação dos funcionários ainda é muito comum, e isso acaba prejudicando em algum momento o desempenho da equipe. E ao contrário do que imaginamos, o funcionário não será o maior prejudicado, se ele estiver insatisfeito, pois se o mesmo for bom no que faz, irá para um outro emprego.

Na verdade quem é o maior prejudicado neste caso, é a instituição, pois, além de um clima no satisfatório e rotatividade de profissionais, fica com sua imagem arranhada no mercado em que atua, sem mencionar a queda na produtividade.

Apesar de ser um fato comum, com iniciativa e humildade para se auto avaliar, os gestores podem resolver estas dificuldades com maior facilidade.

Para poder lhe ajudar a melhorar o ambiente de trabalho e evitar a alta rotatividade dos profissionais, iremos lhe passar algumas dicas e informações.

Invista nas instalações.

O conforto é fundamental para os nossos funcionários trabalharem direito. Independentemente do tamanho da empresa, desde um pequeno consultório com apenas uma recepcionista, até um grande hospital com centenas de profissionais, o conforto é essencial para os mesmos. Por exemplo, podemos oferecer estacionamento ou ter convênio com algum, computadores em bom estado, cadeiras confortáveis, banheiros limpos e uma área para refeições.

Se tiver refeitório, opte por alimentos saudáveis e aposte em um buffet com cardápio variado. A hora do almoço pode ser um ótimo momento para a equipe descontrair e se conhecer melhor.

Flexibilize horários.

Sabemos que na nossa área de atuação, os horários são bem rígidos, porém permita que pelo menos uma vez por semana os funcionários decidam em qual período querem trabalhar. Dar autonomia mostra confiança e faz com que a pessoa recompense o gesto com o aumento de produtividade.

Crie atividades interativas fora do ambiente de trabalho.

Muitas vezes, os profissionais da área da saúde têm mais de um emprego, principalmente na parte de enfermagem, porém realizar eventualmente churrascos, passeios e festas fora do hospital, ou clínica, ajudam a unir o time e melhoram o clima. Confraternizações também ajudam a mostrar que o gestor ou presidente da empresa, também é um ser humano como qualquer profissional subordinado a ele.

Não exija que a equipe viva para o seu negócio.

Saiba dosar a carga de trabalho. Comprometimento é importante, assim como ter tempo livre também. Quando o funcionário se dedica a outras atividades no fim de semana, por exemplo, ele recarrega as energias e volta com ânimo para encarar a rotina durante a semana. Já no caso dos plantonistas, respeitar o horário de descanso dos mesmos, é muito importante, para que eles possam contribuir mais com o desenvolvimento da empresa.

Seja acessível.

Nós gestores, temos que ser alguém com quem seja possível conversar, sugerir mudanças e contribuir com novas ideias. Chefes muito rigorosos e distantes intimidam e geram um ambiente constante de tensão. O que acaba diminuindo a vontade de fazer aquele “algo além”, daquele profissional que nitidamente, pode ser um diferencial para o hospital.

Essas são algumas dicas simples, mas, se bem direcionadas, podem ajudar a melhorar muito o desempenho da instituição, fazendo com que os profissionais consigam produzir mais e de forma mais eficiente.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?