Blog

Planejamento Estratégico para a melhoria da Qualidade Organizacional.

Atualmente podemos afirmar que muitos casos de sucesso, em relação ao bom desempenho da organização, são consequência de um bom planejamento estratégico.

Os gestores compreendem que, para se ter uma melhor qualidade de atendimento e lucratividade, é necessário, seja a pequeno, médio ou longo prazo, estabelecer metas, delegar responsabilidades e principalmente ouvir mais os seus clientes internos e externos.

Para juntar todo esses componentes, temos o planejamento estratégico, como principal ferramenta de gestão, sabemos muito bem utilizado pelo setor industrial, e incorporado ao setor da saúde.

Este planejamento é responsabilidade da diretoria, juntamente com o quadro gerencial da organização, promovendo a preparação para tomada de decisões estratégicas no trabalho cotidiano de todos.

Ao implantar este sistema, a instituição acaba se autoconhecendo, através dos seus pontos fortes e fracos.
Avaliando o ambiente externo, podemos definir quais são os diferentes cenários, com o objetivo de saber lidar com a incerteza, analisar as oportunidades, ameaças e também nossa concorrência, que nos faz ter um diferencial no mercado.

Os gestores tomam as decisões, baseados em informações de relatórios estatísticos, e estas informações, são repassadas pelos funcionários, que estão sempre alimentando estes relatórios. Faz parte do dia-a-dia dos gestores, fazer com que todos os colaboradores sejam responsáveis pelo seu crescimento pessoal e consequentemente da empresa.

Temos que reforçar nos nossos colaboradores a importância da implantação de um planejamento estratégico, aguçar a visão de comprometimento, onde todos fazem parte do sucesso, e todos se beneficiam deste sucesso. Sentir que faz parte da tomada de decisão, e que a sua atitude, ajuda ou prejudica a instituição, faz com que os profissionais se vejam com uma responsabilidade muito maior.

Isso é possível através de uma comunicação eficiente, tanto interna, como com nossos formadores de opinião, em torno das metas planejadas. O gerenciamento adequado, dos vários comportamentos observados diante do objetivo proposto, incluindo aceitação, recusa, lutar contra ou ignorar, faz parte do sucesso, e traz benefício a todos.

A cada plano correspondem metas específicas, sejam elas vinculadas aos clientes, às finanças, aos investidores, aos processos, às pessoas que fazem parte da organização, à sociedade ou ao meio ambiente.

Os esforços de melhoria nos serviços hospitalares deparam-se com a necessidade de fazer mudanças que sejam efetivas. No entanto, para a inovação ocorrer é necessário que haja definição, decisão, liderança, provisão adequada de recursos, com disciplina e determinação.

Para nós gestores, conduzir a implantação de um planejamento estratégico, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, é uma verdadeira arte, pois exige que todos tenhamos foco e flexibilidade, para que saibamos que os resultados podem não ser os esperados, mas que podemos mudar este quadro, com criatividade, e eficiência.

Todos estão envolvidos no planejamento estratégico, pois só assim conseguiremos melhorar a qualidade do nosso atendimento, fazendo com que todos evoluam cada dia mais, e tenham mais sucesso.

[easy_contact_forms fid=2]

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Um comentário em: “Planejamento Estratégico para a melhoria da Qualidade Organizacional.

  1. Planejamento estratégico, envolvimento e comprometimento do time empresarial é o segredo do sucesso nas organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?