Blog

Como o Relacionamento Interpessoal ajuda no Sucesso Profissional.

Você já deve ter ouvido falar que, “As empresas são feitas de pessoas”, certo?

Pois bem, tenha certeza de que o que realmente faz uma instituição ter sucesso, são de fato, as pessoas que nela atuam.

Isso deve ser sentido, principalmente nas corporações, cuja relação direta afeta a qualidade na prestação dos serviços, e o seus clientes.

Por isso, como gestores, devemos reconhecer a real importância das pessoas para a organização, conseqüentemente, da importância de sistemas de trabalho e das expectativas que envolvem essas pessoas.

Todos nós, como indivíduo, temos nossas necessidades, sejam elas quais forem: financeiras, profissionais, pessoais, de segurança, etc.  Sendo assim, buscar uma estabilidade profissional, com um pagamento justo por nosso conhecimento, e mão de obra qualificada, será uma das maiores necessidades que teremos.

Criar um bom ambiente de trabalho, para que os funcionários se sintam mais à vontade para realizar suas tarefas, já é um bom começo, para fazer a organização desenvolver de forma mais eficaz seus produtos ou serviços.

Isso necessitará uma boa comunicação, para que todos possam se relacionar bem, estimular o desenvolvimento de ideias, que possam ser analisadas, e compartilhadas com todos, pois todos trabalhamos em conjunto, visando atingir um objetivo, uma meta, que trará benefícios igualmente a todos.

Nesse convívio corporativo, ficar atento ao que está acontecendo com os colegas de trabalho. Doar um pouco de si para um membro do grupo que necessite de sua amizade, cordialidade, reconhecimento, respeito, consideração, faz com que o relacionamento intrapessoal, seja um fator de motivação. Esse procedimento auxilia o outro no processo de autoestima e conseqüentemente, fortalece os grupos.

Ao nos relacionarmos com os nossos pares profissionais, devemos ter em mente, que nem todos pensam igual, e ouvir a opinião dos outros, faz com que sejamos mais humildes, e aprendamos mais. Estimular um ambiente de troca de ideias construtivas é um excelente exercício para uma produção criativa. Para que haja em bom relacionamento entre os membros de sua equipe, transmita respeito, confiança, disponibilidade, empatia, interesse e responsabilidade.

Por outro lado, as pessoas também têm dificuldades de se relacionar e conviver em harmonia. Há momentos em que desejaríamos jogar tudo para o alto, por conta dos problemas, que todos passamos em algum momento.

Faz parte da nossa existência ter que conviver com problemas de saúde, financeiros, de relacionamento e com acidentes de toda ordem. Porém, como enfrentamos e nos colocamos em relação aos exemplos dos problemas citados, é o que vai nos tornar pessoas felizes ou não.

Problemas foram feitos para serem enfrentados, resolvidos ou diminuídos, por isso, por piores que sejam, temos que manter uma posição de tranquilidade, até para que eles não se transformem em monstros imbatíveis.

Porque esses problemas, se não forem bem gerenciados, podem afetar a nossa relação com nossos clientes internos.

Saiba que, a forma como cada profissional lida com clientes internos e externos será o termômetro que irá medir a sua ascensão profissional. Em todos os níveis, será muito difícil voltar a ter uma relação amigável após desentendimentos rotineiros. Pois, o sucesso profissional hoje é garantido para quem se compromete com o negócio e com o cliente. Não haverá mais espaço para profissionais que não invistam no relacionamento com as pessoas.

Ao fazermos uma autoanálise, podemos reconhecer que temos nossas limitações, que erramos, e que podemos magoar outro ser humano, O autoconhecimento faz reconhecer suas próprias falhas e corrigi-las.

Portanto, devemos ser humildes, aceitar quando erramos e ceder em pequenos desentendimentos, para não deixarmos um clima desagradável dentro do ambiente em que estamos. Porque, ao ficarmos discutindo problemas, não encontraremos uma solução, e só quem sai perdendo, somos nós mesmos.

Quem realmente se preocupa com o cliente, não tem tempo para isso. Evite assuntos polêmicos que só levam a discussões desenfreadas.

O bom relacionamento interpessoal e a produtividade só trazem benefícios, ascensão profissional, respeito e valorização.

Consultora em Gestão de Pessoas e Palestrante. Gerenciamento de RH, Desenvolvimento, coordenação e aplicação de treinamentos gerenciais, Aplicação de palestras motivacionais, de atendimento ao cliente, relações interpessoais, humanização e comunicação. Recrutamento e Seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?