Blog

O que é SEO (Search Engine Optimization) e como funciona.

A internet já é nossa principal ferramenta de busca. É onde buscamos informações sobre tudo, deste avaliação e recomendação sobre, produtos, jogos, serviços, localização, etc.

Para uma empresa se destacar no ambiente digital, e aparecer nas primeiras colocações em buscadores, como o Google, Yahoo ou Bing, o que ela precisa conhecer é primeiramente, o que é Search Engine Optimization (SEO).

Traduzindo para o nosso cotidiano, SEO é o conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. Ou seja, tudo aquilo que a empresa pode e deve fazer tecnicamente para melhorar a performance do seu site ou blog e, assim, melhorar seu ranqueamento na internet.

Há um conceito que explica o motivo de ser tão importante aparecer nas primeiras posições de busca do Google, por exemplo.  Conhecido como “Triangulo de Ouro das Pesquisas”, esse conceito surgiu com uma pesquisa realizada pela EyeTools, que analisou o comportamento dos usuários, e por meio do monitoramento ocular, identificou os locais da página que são observados pelo mesmos.

Pode-se verificar que os três primeiro resultados de uma página de busca são os que têm maiores chances de serem clicados pelos usuários, chegando a quase 100% das vezes. A partir da quarta posição, esse percentual vai de 85% até 20%, e se a empresa estiver na segunda página do Google, apenas 50% dos usuários podem chegar até o site desta empresa.

Atualmente, estar no Google pode fazer a diferença para o sucesso de uma marca, pois esta ferramenta é a principal fonte mundial de busca feitas na internet.

É importante não confundir o SEO com links patrocinados como Google Adwords ou Facebook Ads, pois nestes últimos, você paga para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro lugar se estiver disposto a pagar o preço.

Investir em SEO é uma estratégia de longo prazo e trará excelentes resultados se for implementado de forma consistente. Porém, não se deixe enganar, o SEO é uma prática sem garantias de posicionamento, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site vai ficar primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio buscador como o Google ou o Yahoo.

Para entender como funciona o SEO, primeiramente devemos saber como os mecanismos de busca funcionam. Basicamente, as buscas estão divididas em dois grupos: os pagos e orgânicos (gratuitos).

O Google sinaliza o que é anúncio e o que é resultado orgânico, este último fruto de boas estratégias de SEO para tornar o conteúdo relevante para o usuário.

Assim, um bom SEO serve para aumentar as visitas ao site da instituição, aumentando assim a possibilidade de venda dos produtos e/ou serviços desta empresa.

O que o Google faz é selecionar o que se entende como melhor resposta para a busca que o usuário está fazendo naquele momento. Levando em consideração alguns componentes, tais como título, subtítulo, legendas, palavras-chave, texto, entre outros. Tudo isso é avaliado por um software quando o usuário faz uma busca por este mecanismo.

Para classificar os conteúdos, o Google leva em consideração a quantidade de links externos que apontam para o site da empresa, quanto mais links de grandes e importantes sites uma página tiver, maior será a probabilidade de alcançar as primeiras colocações no buscador.

Um bom trabalho de SEO, inicialmente, deve considerar essas duas estratégias: páginas orientadas para as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e buscadas pelo seu público, e os links recebidos de outros sites, gerando autoridade.

Os principais objetivos e vantagens que o SEO traz para as organizações são gerar maior visualização e relevância para o site da empresa, criando a possibilidade de alavancar as vendas, e geração de lucro.

Ficar “invisível” é um péssimo negócio para qualquer empresa, principalmente na internet, hoje considerada a maior vitrine de vendas do mundo.

Portanto,  é necessário elaborar uma estratégia adequada e customizada para os objetivos de sua marca para que você consiga atrair a atenção do seu público-alvo e, assim, figurar entre os principais resultados de busca do Google, Bing, Yahoo, entre outros buscadores. Isso quer dizer: potencializar as chances de conversão para o seu site e aumento de vendas online. É como diz um velho ditado: “Quem não aparece, não é visto”.

Jornalista e Especialista em Marketing Digital. Mais de 15 anos de experiência na definição de estratégias de marketing institucional, de negócios, marketing médico e de relacionamento com clientes e imprensa. Amplo conhecimento e habilidade na gestão da reputação e crises, relacionamento com imprensa; projetos de presença digital e redes sociais. Grande conhecimento na área da saúde, incluindo trabalhos para Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital São Luiz, Hospital do Coração, Laboratórios Roche, Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre outros. Cursos em Medicine X na Stanford University, Redes Sociais e Inovação Digital na ESPM, Gestão do Intangível, além de Marketing Digital – Links Patrocinados – Goobec no Google e inúmeras palestras sobre saúde e redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?