Blog

Paciência: Condição essencial para Liderar.

Nos dias atuais, tudo tem um tempo determinado para ser feito, e muitas vezes, o que nos é solicitado, é algo que requer urgência, ou como muitos dizem “para ontem”.

A paciência acaba sendo um artigo de luxo, que é pouco utilizada.

Mas o que é paciência? Podemos buscar num dicionário, e teremos a definição técnica do que seja esta palavra. Porém no dia-a-dia, sabemos que é muito mais que isso, é poder medir a nossa capacidade de  resistir, e agir por impulso em determinadas situações, e fazer algo, reagindo de forma emocional, que irá nos fazer passar por situações desagradáveis, ou mesmo colocar outro ser humano, numa situação constrangedora.

Ao analisar a conduta dos líderes, pergunto: Será que muitos têm paciência para lidar com seus funcionários? Ou agem de certa forma como a maioria, que quer tudo feito urgentemente, como se o mundo fosse acabar agora?…Acredito que a resposta seja Sim, para a maioria dos lideres.

Todos sabem que um bom líder precisa ter muitas competências, como ser humilde, criativo, carismático, inovador, mas acima de tudo, acredito que paciência é uma competência muito importante que, aliada as demais, faz parte do sucesso profissional de cada um.

O líder é aquela figura, que mostra aos demais quais caminhos seguir, para que a instituição alcance o objeto traçado, e todos fiquem satisfeitos com a meta atingida. Se este profissional não sabe como agir em determinadas situações, que requer paciência e controle emocional, ele acaba por desmotivar a sua equipe, fazendo com que todos deixem de dar o melhor de si, diminuindo a possibilidade de seu crescimento pessoal, e consequentemente o da organização.

Vivemos em uma sociedade imediatista, onde tudo tem que ser feito muito rápido, e como funcionários procuramos mostrar o nosso valor, e ser reconhecidos o mais urgente possível, nas tarefas que são designadas, por nossos empregadores, ou mesmo para quem prestamos um serviços.

Nossos superiores nos cobram isso, pois a concorrência é grande, e se não mostrarmos no que podemos contribuir para a empresa, esta irá descartar nossos serviços, e buscar outro profissional que faça o que é solicitado.

Porém, se faz necessário dar um tempo ao funcionário, para que este se adapte as normas da organização, conheça a forma de trabalhar dos seus companheiros, e também de seus superiores, e é justamente neste momento que a paciência do líder deve ser maior, mas sem deixar que o funcionário faça “corpo mole”.

A cobrança deve existir, para que o profissional dê o melhor de si, porém deve ser feito de forma racional, calma, para manter este funcionário dentro da organização.

Para dar um exemplo, há pouco ouvi o relato de um profissional, que foi contratado para realizar determinados serviços, porém, com três dias de trabalho na empresa, foi cobrado de forma ríspida, por seu superior, sobre o resultado de um projeto que ele nem fazia parte, e que ainda estava tomando ciência, chegando a ouvir de seu chefe, que é o proprietário da empresa, que ele não sabia o motivo de ter contrato tal profissional.

Muitos são contratados por suas experiências, e conhecimentos, e isso é apresentado em currículo e em entrevistas que são submetidos, até serem contratados por uma instituição, mas ao ingressar numa nova empresa, todo funcionário necessita de tempo para se organizar e conhecer a organização, e assim poder começar a colocar os seus conhecimentos no dia-a-dia da mesma.

É conclusiva a evidencia de que a paciência desempenha um papel muito importante no sucesso de muita gente. O líder, é alguém que nos serve de exemplo, que pode nos acrescentar muito, em todos os aspectos, e se este profissional não sabe controlar seus impulsos, suas emoções, como podemos nos espelhar nele, e não agir da mesma forma?

Fica claro que, a paciência é algo muito importante na conduta de um líder, para poder motivar sua equipe, fazer com que todos olhem as coisas da mesma forma, e busquem sempre dar o melhor de si para a empresa, onde todos irão com certeza crescer profissionalmente.

O cultivo da paciência nos ajuda a construir uma convivência saudável com as pessoas, seja no ambiente de trabalho, ou mesmo fora dele. Quem esbanja paciência, tem tendência a ter uma vida mais leve, e levar um sopro de esperança na direção de um mundo melhor.

Exercitando a paciência, com certeza todos, tanto o líder, como seus colaboradores, irão ter sucesso em suas carreiras.

[easy_contact_forms fid=2]

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

23 comentários em: “Paciência: Condição essencial para Liderar.

  1. Com certeza, paciência é fundamental para um líder, pois uma equipe espera do seu líder equilíbrio… um líder nervoso, equipe nervosa!!

  2. Concordo! Paciência é um artigo de luxo que poucos têm, é preciso primeiro admitir que todos somos singulares e cada um tem seu tempo para assimilar ou executar uma tarefa.

  3. Paciência. Estando eu em uma instituição de saúde militar onde exerço a função de técnica em enfermagem há 6 anos, além de ter atributos dos quais fogem das minhas obrigações instituídas pelo Conselho Regional e Estadual de Enfermagem, dentre elas: excesso de carga horária, manipular resíduos hospitalares sem ao menos ter um EPI para executar tal função determinada pelo oficiais superiores da minha instituição e outras…. Hoje, não vejo perspectiva de melhoras no âmbito militar. Durante esses 6 anos, conclui minha graduação e minha pós graduação. Paciência, a cada dia mais difícil de ter, quando o excesso de poder torna o seu líder um total autocrata, egocêntrico, injusto e desumano. Como podemos manter a paciência nessas condições?
    É claro, que está na hora de galgar novos degraus mas enfim, preciso ter paciência e aguardar por mais 6 meses o requerimento para o meu desligamento desta instituição. Assim, fazer valer o investimento que tenho feito na minha carreira acadêmica. Abraços!

  4. Paciência poderia ser comparada com a serenidade de analisar todos os aspectos envolvidos em um contexto com a flexibilidade suficiente para alcançar bons resultados.

  5. Paciência é disciplina, é organizar pensamentos antes de tomar atitudes e praticar ações. Abraço!

  6. Permita-me discordar do título desse texto.
    Na minha avaliação as características de um bom líder são: Honestidade, Capacidade de Delegar, Poder de Comunicação, Comprometimento, Confiança, Intuição, Atitude Positiva, Habilidade de Inspirar os Comandados e Comprometimento. O texto discorre sobre um número de situações de falta de planejamento.
    Em tempo, meu Aurélio registra que PACIÊNCIA é a virtude de suportar dores, incômodos e infortúnios, sem queixas ou resignação. Alguém acha que isso possa ser uma qualidade em um líder?
    Abraços,

  7. Eu também concordo, hoje em dia a palavra “paciência” é uma virtude.
    Sou Cuidadora de Idosos e preciso ter muita paciência para lidar com eles,
    valorizando o idoso nas suas atividades diárias, e atualmente nessa
    correria aprendi a ter paciência. Nós, Cuidadoras aprendemos muito com eles.
    Eu amo a minha profissão. É como fosse uma terapia.

  8. A agilidade da tecnologia é bem vinda e necessária, mas sem paciência não se consegue utilizar com eficiência essas ferramentas. Quando fazemos uma atividade física buscamos atingir determinado objetivo, certo? Para que isso aconteça temos que ter a disciplina do treinamento, correto? Para aprendermos a ter paciência também temos que treinar, e muito! E é possível!!

  9. Boa tarde! Edson.
    A paciência é uma virtude que está em extinção nos dias de hoje. As pessoas agem como enviar um mail e muito rápido; e assim as pessoas querem que seja rápido.Estamos vivendo, tempos da nova era informatização, e parece que as pessoas estão mais irritadas, as pessoas não se ajudam mais, e não se olha nos olhos para conversar, todo mundo ligado no celular ou na internet, e vc faz tudo pela internet. As vezes eu fico pensando, o que vai acontecer com essa nova geração?
    Adorei a sua matéria, Edson excelente colocação nos dias atuais de hoje. Bjs!!!!!!!!

  10. Paciência é maturidade profissional,a gente adquire no decorrer da nossa caminhada,sendo muito necessária para alcançar nossos objetivos …….Parabéns pela matéria!

  11. A paciência se faz necessária em todos os setores da vida: pessoal, profissional, entre amigos, familiares. A paciência está ligada a lucidez, uma mente calma, resulta em pensamentos e atitudes elaboradas, o que leva a execução da tarefa com perfeição. Portanto, paciência é uma virtude que em algumas pessoas transparece na fisionomia, em outras são reveladas no dia a dia. Quer seja no atendimento as pessoas, quer seja na busca de material para pesquisa tudo exige paciência e entrega. Abraços a todos!

  12. Paciência, paciência….. exige paciência, todos os dias, horas, minutos. É um exercício diário. Meu caros amigos, paciência é uma virtude que devemos desenvolver para sobrevivência no mundo corporativo.

  13. Com certeza! Paciência é uma condição essencial para se lidar com qualquer condição na vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

  14. Nessa nossa área é o que mais nós temos que ter é paciência. Se não colocamos tudo a perder.

  15. Paciência, sou enfermeira na minha área essa palavrinha mágica tem quer ser trabalhada todos os dias.

  16. Bom dia!! Sem dúvida a paciência é uma virtude. Almejar e trabalhar esse dom que todos nós temos, é dever de qualquer líder. Prazos e metas fazem parte do nosso cotidiano e motivar as pessoas a cumpri-los será sempre um desafio. Ser paciente não é esperar o tempo do outro, mas sim perseverar em continuar um trabalho apesar das dificuldades, explorando o melhor da sua equipe e suportando as pressões externas com calma. Essa atitude trará bons resultados a curto prazo e resultados surpreendentes a longo prazo. Paciência não é um dom que apenas se ganha, mas sim que se pratica. Abraços pessoal da HMDoctors!!

  17. É indispensável a paciência em qualquer situação de nossas vidas e principalmente quando se trata de liderança. Quem tem este cargo deve saber orientar seus funcionários de forma que todos possam contribuir para o engrandecimento de sua empresa, e isso se dá através de seu líder, que por saber administrar bem através de seu dialogo e modo de falar, faz com que todos queiram a cada dia aumentar seus conhecimentos. A paciência é um dom e apenas quem tem deveria possuir cargos de gerencia/liderança. Abraços!!

  18. Paciência é uma das 07 virtudes de um indivíduo; palavra simples porém como já dito anteriormente nos dias atuais onde a velocidade e a praticidade é um quesito fundamental para o sucesso e a finalização de determinados objetivos e alcance de metas. Assim fica um tanto “complicado” de inserir essa virtude, no entanto a paciência traz inúmeros benefícios, principalmente aos gestores e líderes.
    A tolerância, o saber ouvir, a calma, atenção, e a persistência pode ser a chave onde abrirá e desenvolverá novos caminhos dentro de um contexto podendo assim motivar uma equipe; um cliente ou um colaborador; a motivação é um elemento fundamental para o sucesso profissional e quando aplicado diminui conflitos na equipe elevando o crescimento e desenvolvimento interpessoal e claro consequentemente o sucesso e crescimento institucional.

  19. A falta de paciência muitas vezes está aliada à dificuldade em ouvir. A soma desses dois “defeitos”, pode, além de desestimular a equipe, conforme foi dito, também interferir na produtividade das empresas. O fato de querermos tudo pra ontem e que parar para ouvir muitas vezes nos parece perda de tempo, podem fazer com que nos precipitemos na tomada de decisões equivocadas; e corrigir um erro, quando é possível! Às vezes custará mais do que se imagina! Calma não é sinônimo de leniência.
    Abraços à equipe HMDoctors!

  20. Componente que considero muito importante, mas que parece ausente do rol de prioridades na rotina dos superiores! Abraço

  21. Boa tarde! A palavra paciência vem do latim “pati” que significa “aguentar e sofrer” e do grego “pathe” que dá origem a família de palavras como patologia (doença) e paciente (que precisa ser tratado). Já serenidade é de origem latina “serenitas” de “serenus” que significa calmo e tranqüilo. Portanto, aplicando o sentido original dos termos que foram adotados no apelo de Eduardo Deschamps é possível a seguinte leitura: sofra, aguente e “take it easy” (fique frio).
    Descrição do professor Pedro Paulo de Miranda.

  22. Prezado Edson, a paciência é uma importante competência de um grande líder. Com ela, evita-se as ações por impulso, reações indevidas e principalmente a prática de injustiças com subordinados, sendo certo que a boa gestão de pessoas demanda compreender as personalidades, as características individuais de cada um e suas limitações e exercer o “coach” eficaz de modo a contribuir para o progresso pessoal e profissional de cada um e para que se extraia o melhor de sua equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?