Desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência.

De certa fora, podemos afirmar, que começou com a origem da vida, passando por nossos ancestrais, até chegar nos dias atuais.

Houve uma mudança muito grande, na forma em que nos comunicamos, mas a essência, o principal objetivo, é o mesmo, passar informações, de forma clara, aos nossos interlocutores.

Nas últimas décadas, o mundo se deparou com mudanças mercadológicas marcantes, nos fenômenos da globalização e as necessidades das empresas serem flexíveis, para manter-se competitiva diante da concorrência nos dias atuais. E tudo isso está interligado com a “Comunicação”, pois o objetivo essencial da comunicação é compartilhar as informações, gerando produtividade em qualquer sistema, porém a comunicação só será eficaz se permitir o fluxo das informações.

Pela definição da própria palavra, a comunicação e a forma que temos para expressar pensamentos, ideias e sentimentos, e que possam ser compreendidos por outras pessoas. A boa comunicação está muito pouca relacionada à ideia de vocabulário vasto. Relaciona-se diretamente à ideia de se fazer compreender.

Portanto, comunicação é o processo de transferir significado de uma pessoa para a outra, na forma de ideia ou informação. Usa a cadeia de compreensão que lidar os membros de várias unidades de uma organização em níveis e áreas diferentes. Outra definição acerca do assunto, que serve para o embasamento, afirma que a comunicação baseia-se nos significados entre as pessoas.

O estudo da comunicação é muito amplo e sua aplicação requer uma maior atenção, pois cada situação de comunicação é diferente de qualquer outra e o que se deve transmitir são informações apropriadas e precisas, e a capacidade de ouvir de maneira reflexiva permite uma maior concentração no ponto central do problema.

Como foi dito, a comunicação é a arte de partilhar informações, e pode ser feitas com uma conversa face a face, de forma verbal, ou através de gestos, placas, sinais, que é a forma não verbal.

As cores, murais, vestimenta, postura estão sempre comunicando algo, seja sobre um setor dentro da instituição, ou uma advertência de saúde, são formas de passar uma informação a outras pessoas.

A necessidade de se comunicar é de extrema importância para todos, seja com os humanos, quanto com os animais, pois todos precisamos nos fazer entender, informarmos se estamos em uma situação favorável ou não, buscando nos aproximar amistosamente, desejando conquistar a atenção de outra pessoa, ou mesmo optando por  ficar sozinhos.

Hoje, dentro da organizações, se faz mais necessário uma comunicação ágil e precisa com todas as informações necessárias, para que nenhuma destas fique desencontrada, e que os funcionários saibam o que está ocorrendo dentro da empresa, tendo a possibilidade de agir, conforme a necessidade.

Precisamos nos comunicar, para podermos evoluir, em todos os sentidos, seja pessoalmente, como profissionalmente, pois não se pode crescer isolado do restante do mundo, sem saber o que se passa fora do ambiente em que estamos inseridos, e sem passarmos a nossa ideia para as demais pessoas que nos cercam. Comunicação eficiente, é umas chaves para o desenvolvimento de todos.

Gerente Administrativo da Clínica Escola FCM/CESED, Coordenador do Banco de Olhos do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento e Sócio na CLIFIR Clínica de Fisioterapia e Reabilitação LTDA - Campina Grande. Mestrando em Direção Estratégica de Organização e Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana - Porto Rico, Cursando Construção de Edifício pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada, Possui Formação em Gestão de Negócios pela Faculdade Boa Viagem (2007), Pós Graduação Lato Sensu em Auditoria em Sistemas de Saúde pela Faculdade dos Guararapes / Laureate International Universities.

12 Thoughts to “Qual é o Objetivo da Comunicação?”

  1. Ronaldo Behrens

    Pertinente o texto… e como falta comunicação no setor da saúde… penso que, temos que preparar as pessoas.

  2. Roberto Andrade

    Perfeito … Aprendi que para uma boa comunicação, devemos ficar atentos ao que nos falam… tento aplicar isto no meu dia a dia.

  3. Fernando Neto

    Aprendemos a nos comunicar desde que fomos gerados. Saber comunicar, de forma eficaz, requer conhecimento e treino, pois uma comunicação falha pode levar a grandes perdas a todos que necessitam da mensagem.

  4. Cristiano da Silva

    Item fundamental durante o processo de assistência ao paciente, a comunicação figura entre as principais estratégias para o aumento da segurança do paciente. Deve-se estabelecer de forma simples, clara e eficiente.

  5. Abdelaziz Aboud Santos

    É verdade. A comunicação é arte necessária, diria que é mesmo imprescindível.

  6. Dr. Ronaldo Marcatto

    A capacidade de se comunicar é, no meu modo de entender, a força motriz da evolução humana. O homem se distingue, fundamentalmente de outros animais, pela capacidade impar de comunicação uns com os outros! Uma comunidade e, por que não dizer, a sociedade se constrói assim! Embora este seja um atributo, assim como seus meios, em constante evolução, ainda há um viés no ato de se comunicar: A cada passo que damos no avanço tecnológico da comunicação, por mais contraditório que possa parecer, mais decretamos o fim dela, a se imaginar que um dia, próximo, tornar-se-amos exímios tecnólogos a rosnar uns para os outros…

  7. Josilene Camara

    Atual conjuntura, falar, abordar e avaliar a importância/papel da comunicação empresarial. As razões são praticamente óbvias, visto o momento de agilidade e rapidez com que as coisas acontecem em função dos, cada vez mais sofisticados, aparatos tecnológicos criados pelo homem.

  8. José Carpaxo

    A comunicação empresarial possui muitas nuances que devem, exaustivamente, ser exploradas, analisadas e avaliadas. Este artigo pretende exatamente este intento. Discutir ações específicas da área, bem como avaliar sua utilização para a boa harmonia dentro das organizações. Muito bom!!

  9. Carlos Alberto

    Diversos processos linguísticos foram sendo desenvolvidos para que chegássemos à atual forma de linguagem falada, esses processos deram origem as línguas faladas por diferentes povos que hoje habitam o planeta. Embora no mundo existam diversas línguas no qual algumas compreendemos e outras não, o fato é: Todos os seres humanos necessitam se comunicar para viver, não existe vida sem comunicação.

  10. Wilma Da Vitória De Castro Santos

    Parabéns Wamberto! Vc Merece tudo de bom!! Muito competente em todos os trabalhos.

  11. Thayse Angelo

    Muito interessante. Está de Parabéns!

  12. Nelbson Veloso

    Muito bom o artigo, realmente tudo que está em nossa volta de uma forma ou de outra está comunicando algo.

Leave a Comment