Blog

Um bom Clima Organizacional aumenta o desempenho do Hospital.

As instituições hospitalares representam um grande cenário de relações humanas, mesmo que seja profissionalmente, as pessoas estão sempre em contato umas com as outras e precisam interagir para cumprir suas funções.

Neste cenário, também nascem amizades, companheirismo,  parcerias que duram por muito tempo e em alguns casos, por toda a vida.

E nesse contexto, realizar suas funções profissionais em um ambiente agradável é muito importante para qualquer ser humano, já que estendemos uma parte de nossa vida pessoal para dentro do local de trabalho.

Essa percepção do ambiente de convivência e interação laboral é chamado de clima organizacional, e seus componentes, tanto internos quanto externos, influenciam diretamente no maior ou menor desempenho de um individuo e consequentemente, da instituição.

Clima organizacional, por tanto, é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado lugar e que nos faz sentir maior ou menor vontade de permanecer ali, interagir com os outros e realizar nossas funções.

Para poder existir um bom clima organizacional devemos ter presente que fatores objetivos como um salário adequado e funções relacionadas às competências, assim como fatores subjetivos como sentimentos, expectativas, percepções e problemas, influenciam e precisam chegar a um equilíbrio para conseguir levar o indivíduo à satisfação dentro da organização onde trabalha.

Dessa forma, poderia se dizer que, um dos fatores críticos de sucesso de uma instituição de saúde, é a satisfação dos seus funcionários, demonstrado em um ótimo clima organizacional. Essas instituições tendem a conseguir resultados positivos como uma sensação de maior comprometimento, motivação, integração interpessoal e profissional, correlação entre competências e funções, etc. Ou caso contrário, resultados negativos, onde as pessoas realizam apenas o necessário do que lhe foi designado a fazer e até buscam alternativas para sair da instituição.

Um bom clima organizacional também está relacionado diretamente com a aceitação das mudanças que a organização realiza. As pessoas confiam e acreditam mais que essas mudanças lhes trarão benefícios, porque se sentem confiantes, conseguem enxergar um futuro dentro da instituição, tendem a ter um relacionamento mais aberto com todos da organização, tornam-se mais comprometidos com aquilo que fazem, colaboram de forma cocriativa para a inovação e desenvolvimento de produtos e serviços, e percebem que surgem maiores oportunidades de crescimento profissional e pessoal lado a lado com a instituição.

Os gestores devem procurar sempre melhorar o clima organizacional dentro das instituições hospitalares e de saúde em geral, pois só assim poderão extrair o melhor de cada profissional e manter um ambiente de trabalho prazeroso para toda sua equipe.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Um comentário em: “Um bom Clima Organizacional aumenta o desempenho do Hospital.

  1. Como Edson mostrou, um bom Clima Organizacional aumenta o desempenho do hospital.Um profissional satisfeito, trabalha melhor e gera lucro para a Organização. A harmonia no trabalho, boa comunicação, salários justos, trabalho em equipe, são alguns fatores que norteiam um bom Clima Organizacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?