Blog

Como as Mudanças afetam os Profissionais de Saúde.

Ao analisar um determinado grupo de profissionais, podemos observar que uma parte deles não são adeptos às mudanças que ocorrem dentro das organizações. Isso gera conflitos que devem ser bem administrados pelos gestores. Mas, porque há esta resistência?

Geralmente os profissionais estão acostumados com a rotina de trabalho, onde por anos exercem a mesma função, há uma acomodação ao ambiente no qual estão acostumados, que de uma ou outra maneira funciona, e não percebem que esta rotina deve ser alterada, para poder se desenvolver e desenvolver à organização. De fato, em alguns casos, não enxergam que o mundo mudou, que a globalização nos envolveu e que as mudanças são uma questão de sobrevivência.

Ao falar da área da saúde, podemos observar que, mesmo com o surgimento de novas tecnologias de atendimento médico, os processos praticamente continuam os mesmos e as formas com que os profissionais agem também. Sobretudo porque grande parte de instituições de saúde ainda são administradas por médicos ou outros profissionais da área, focados na parte assistencial e não na parte administrativa do negócio.

Sendo assim, quando surge um novo grupo de profissionais que tem novas formas de administrar, acabam indo de encontro a estes primeiros que estão acostumados com o processo antigo, gerando assim, desconforto e conflitos dentro do ambiente.

Mas, como dissemos, as mudanças são importantes para o crescimento de todos, e as organizações hospitalares, como empresas, devem se adaptar ao mercado, pois a concorrência é grande. Se esta empresa não se adaptar às exigências do mercado e criar diferenciais para mostrar para seus clientes, tanto internos quanto externos, ela estará ficando para trás, num cenário onde todos estão buscando se desenvolver para levar novas formas de prestar um serviço de qualidade para seus usuários.

Este processo de mudança e as transformações que acontecem no ambiente, é assimilado de distintas formas pelos indivíduos. Uns buscam se adaptar rapidamente para aproveitar as novas oportunidades, outros têm vontade de ir atrás dos primeiros, porém esperam para ver os resultados, e outros acabam ficando na mesma situação, e ainda reclamando que não deveriam ter mexido no que estava funcionando, a seu ver, muito bem. Realmente, esse último grupo não consegue ver que as mudanças estão ocorrendo há algum tempo, e acaba sendo pego de surpresa com a mudança dos processos, sentindo uma falta de recursos.

Isto está acontecendo diariamente dentro das organizações hospitalares, e é de responsabilidade do hospital mostrar claramente para seu staff, como devem acompanhar estas mudanças, por que e para que se produzem.

Uma das formas de aliviar a responsabilidade das mudanças estruturais, organizacionais, tecnológicas, etc., por parte do hospital, é dividindo-a, envolvendo os funcionários para participar do processo, sabendo eleger os formadores de opinião dentro da própria instituição, treinando-os continuamente na sua linguagem e incentivando-os a se renovar sempre. Dessa forma aumenta o grau de comprometimento com as ações tomadas e a motivação para que tudo dê certo.

Por outro lado, o profissional da saúde também precisa aprender a reinventar-se por si só, buscar constantemente o aprendizado, estar atento a tudo que aparece de novo no mercado, para que possa passar por estes processos de mudanças sem todo o estresse que hoje ocorre, quando as empresas de saúde buscam um melhor preparo para disputar os clientes com seus concorrentes.

Mudanças fazem parte do cotidiano das instituições que buscam o melhor para os seus clientes, e isso deve ser feito de uma forma em que todos consigam se adaptar e crescerem juntos. Como dizia Charles Darwin: “Não é o mais forte quem sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?