Gastronomia Hospitalar: Uma Oportunidade de Diferenciação.


Conforto, segurança e bem-estar são os pilares da Hotelaria Hospitalar, conceitos muito subjetivos que dependem da percepção e sensação que os clientes podem experimentar no momento de sua estadia ou em algum contato nas instituições de saúde.

Dentro de esse ambiente hospitalar, vários fatores podem influenciar na percepção que venha julgar o grau de satisfação dos clientes (pacientes e acompanhantes).

A alimentação é um desses fatores e como serviço oferecido nas instituições de saúde, possui um grande desafio para satisfazer os requerimentos nutricionais, saciar a fome e agradar o paladar do cliente, num momento em que nem sempre o paladar está apurado ou a pessoa está com o desejo de se alimentar. Outro fator relevante é a condição clínica do paciente que pode interferir diretamente em sua apreciação.

A gastronomia aliada à nutrição passou a ser um serviço diferenciado dentro dos serviços de saúde para os clientes, com o desafio de atender as expectativas do cliente sem perder as exigências da assistência nutricional.

Ao implantar o serviço de gastronomia hospitalar, os profissionais de nutrição têm como objetivo mudar o conceito de que comida de hospital é ruim e sem sabor. Consideramos um grande desafio porque não é fácil desmistificar uma cultura de tantos anos, que foi passando por gerações. Mas ao mesmo tempo, se apresenta como uma oportunidade de oferecer um serviço de qualidade seguindo os critérios nutricionais e de diferenciação no mercado.

Oferecer o serviço de gastronomia hospitalar, não está associado a comidas sofisticadas, mas sim a um preparo com cuidados de acordo com a dieta do paciente, fazendo-o sentir-se importante e bem cuidado.

Gestões atuais visam aprimorar serviços, considerando o paciente como cliente, a quem se deve satisfazer.

Por tanto, ações como inovação das dietas, elaboração de pratos mais atrativos, personalização do cardápio de acordo com perfil do paciente, projetos para melhorar a ingestão alimentar, trazer para as dietas produtos mais saudáveis, quebra da monotonia, foco na melhoria das dietas restritas e variedade de cardápio oferecido para pacientes e acompanhantes, cortesia no atendimento (copeiras), apresentação da bandeja e utensílios adequados, contribuem para o aumento da satisfação dos clientes. Proporcionando assim um grande diferencial no atendimento.

Administradora de Empresas, Coordenadora do Grupo Mineiro de Hotelaria Hospitalar. Coordenadora de hotelaria Hospitalar do Hospital Socor Belo Horizonte MG. Atuação pela integração dos processos relacionados, implantação e disseminação do conceito de Hospitalidade.

5 Comentários em “Gastronomia Hospitalar: Uma Oportunidade de Diferenciação.

  1. Parabéns Mylaidy.
    Graças a gestores como você as portas para o gastrônomo especialista em dietética e gastronomia hospitalar, poderá ter mais chances no mercado para fazer parte de um cenário tão importante na sociedade e o cliente que necessita destes cuidados em um momento necessário da vida ao estar internado!
    Att.
    Aline Fidelman
    Gastrônoma especialista em Gestão da Segurança de Alimentos.

  2. Parabéns, eu acredito que o administrador tenha visão de empreendedorismo e consegue quebrar o paradigma que o paciente não tenha percepção, paladar e critica na qualidade do atendimento. A gastronomia hospitalar e o medicamento alternativo para cura do paciente e a satisfação do seu acompanhante.
    Marketing hospitalar é muito importante também para o hospital. Qualidade de atendimento somos uma equipe.
    Sandra Lana
    988762002

  3. Estamos vivenciando isto no nosso hospital, aliamos a nutrição balanceada com a gastronomia. A palavra de ordem é treinamento, testes, treinamento, pesquisas, testes.
    O foco determina a mudança, a melhoria. Nunca se deu tanta importância aos detalhes!
    Esperamos atingir a meta e a satisfação dos pacientes, mas não podemos esquecer que a conscientização dos administradores é o primeiro passo. Sem ela nada acontece.
    Nos dias de hoje este é o caminho do diferencial, ou seja, os detalhes do cuidado, o agrado aos pacientes…..É um desafio grande! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *