Blog

Metas de Segurança do Paciente e a Qualidade do Cuidado em Saúde.

O avanço nas pesquisas de cuidado à saúde contribui para a melhoria do cuidado prestado.

No entanto, mesmo com os avanços nos sistemas de saúde, as pessoas estão ainda expostas a diversos riscos quando submetidas aos cuidados, particularmente em ambientes hospitalares.

Devido a isso, a segurança do paciente tem se tornado preocupação central para o sistema de saúde, no mundo todo, desde a década de 90. Dados de pesquisa, obtidos dos Estados Unidos, em 1999, indicam que os erros de cuidado à saúde causam, aproximadamente, de 44 a 98 mil eventos adversos anualmente, nos hospitais daquele país. A partir desse estudo inicial, tem se destacado movimento global para a segurança do paciente.

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o projeto Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, cujo objetivo fundamental foi prevenir danos aos pacientes.

Criou-se então as 6 metas de Segurança do Paciente, que são boas práticas focadas em uma assistência de qualidade e segura ao cliente, enfocando a garantia do cumprimento das mesmas e são elas:

  1. Garantir a identificação correta do paciente;
  2. Garantir a comunicação efetiva;
  3. Garantir a segurança da aplicação dos medicamentos de risco;
  4. Garantir a segurança do procedimento cirúrgico;
  5. Garantir a segurança contra infecções relacionadas ao cuidado com a saúde;
  6. Garantir a segurança contra lesões decorrentes de queda.

Essas boas práticas só serão alcançadas pelas ações direcionadas da equipe multiprofissional, focada no cuidado integral ao paciente/cliente.

Pontuando o profissional de enfermagem que alcança grande número dos colaboradores de uma instituição de saúde hospitalar, o Código de Ética dos Enfermeiros leva em consideração as necessidades da população e os direitos ao cuidado de enfermagem, focado na pessoa, família e coletividade, e assume que os enfermeiros, em conjunto com os pacientes, defendam o cuidado à saúde, livre de riscos preveníveis e danos, e acessível a toda a população

A melhoria da segurança do cuidado em saúde reduz as doenças e danos, diminui o tratamento e/ou o tempo de hospitalização, melhora ou mantém o status funcional do paciente, e aumenta sua sensação de bem-estar.

Entretanto, mesmo com as iniciativas das instituições e dos representantes mundiais, existe evidência inadequada sobre o melhor caminho para alcançar a segurança de medicação, nos complexos sistemas de saúde.

No contexto hospitalar, muitos fatores podem provocar danos aos pacientes. O ambiente do cliente envolve muitos fatores físicos, psicológicos, culturais, entre outros, que influenciam ou afetam a sobrevivência.

Nesse contexto, o cuidado de enfermagem tem uma enorme abrangência, que reflete na qualidade e na segurança da assistência ao paciente, no que diz respeito ao cumprimento das boas práticas citadas acima, para que o paciente alcance seu principal objetivo, um cuidado que vá de encontro à suas expectativas, livre de erros e eventos que podem ser fatais.

Relacionado ao cuidado prestado com segurança temos as investigações sobre a segurança do paciente que deverão subsidiar as tomadas de decisão e as intervenções da gestão, modificando essa prática do cuidado.

Por tanto, as ações adotadas precisam gerar resultados como práticas confiáveis que façam a diferença na segurança dos pacientes, minimizando os riscos e alterando o quadro atual de eventos indesejáveis.

Fernanda Cundari, Enfermeira da Qualidade no HRVP - Tabuaté - Sociedade Beneficente São Camilo. Graduada em Enfermagem pela Unitau em 2003. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Uniban - SP. Pós Graduação em Docência em Enfermagem pela Fapi - Pinhais. Membro do Grupo Gepav - SE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação de Qualidade em Serviços de Saúde e Enfermagem.) - Unifesp. Atualmente cursando a Pós Graduação em Administração e Gestão dos Serviços de Saúde pelo Centro Universitário São Camilo.

3 comentários em: “Metas de Segurança do Paciente e a Qualidade do Cuidado em Saúde.

  1. É muito importante falarmos constantemente desse assunto que nos atinge não apenas como profissionais de saúde, mas como potenciais usuários do setor. Penso que temos que divulgar esse tema também entre os leigos para que também cobrem dos gestores, em todos os níveis.

  2. As Metas de Segurança do Paciente e a Qualidade do Cuidado em saúde depende de uma Equipe, muita organização, muita higiene, acredito nos avanços nos sistema de Saúde, o uso de Prontuário Eletrônico, e muita segurança. Acredito que os erros acontece quando a cargas de horário dos Profissionais se excedem.

  3. Acredito que o tema Segurança do Paciente deve ainda ser muito discutido nas instituições de saúde. É necessário se falar todos os dias com a equipe sobre algum item de segurança do paciente. Por mais simples que seja o processo, inserir a discussão no ambiente de trabalho é importante. Desta forma, acontece o incentivo à equipe a identificar o que é fraco, o que é ponto falho e traçar estratégias de melhoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?