Blog

Transforme teoria em Prática.

Chegamos à última publicação deste genial livro, e aqui Fred Lee fala sobre, talvez, do maior desafio de qualquer serviço de saúde, a quebra de paradigmas com o estabelecimento de novas ideias, para que dentro destes ambientes possa-se transformar o conhecimento teórico, já existente, em ações práticas.

O que distingue a Disney de todos os outros imitadores no setor de diversões ou mesmo no setor de serviços, não é seu conhecimento de como fazer as coisas certas ou daquilo que seus clientes desejam, porque isso é muito fácil de copiar e de saber.

A Disney é a Disney por sua coerência na execução cotidiana de valores compartilhados no mundo inteiro, quer dizer, faz as mesmas coisas que todo mundo faz, mas as executa de um modo mais coerente, sobretudo sob pressão, e por um tempo mais prolongado, exatamente o que distingue os campeões das pessoas comuns.

Por esse motivo a oitava lição nos ensina que se Disney administrasse seu hospital, executar as ações seria mais importante do que ter ideias.

Uma das coisas que sempre falo para meus pupilos é: “Uma ideia sem execução é apenas um sonho”, e como sabemos, sonhos desaparecem quando acordamos. Portanto, não basta ter boas ideias, temos que saber executá-las para virarem realidade. E preencher essa lacuna entre o saber e fazer, não é nada fácil, menos ainda quando não se faz o esforço suficiente para atingir o objetivo almejado.

Por exemplo, Lee explica que nas organizações de saúde, onde os gestores nunca foram responsabilizados pela satisfação dos pacientes e dos funcionários, essa lacuna é muito frequente, porque os gerentes buscam alguém de fora que tenha a fórmula mágica para resolver seus problemas, buscam alguém que conheça o segredo de fazer uma ponte entre esses dois verbos, sem modificar a raiz que alimenta esse abismo.

Em outros casos o preenchimento da lacuna entre o saber e fazer vira uma falácia, porque os gerentes já conhecem tudo o que é necessário para alcançar a satisfação X% nos serviços que eles controlam, e assim cumprir com as exigências dos protocolos de atendimento.

Em qualquer caso, o conhecimento para cumprir com suas obrigações não será suficiente para levar à ação, se o gerente não a desejar com um nível profundo de comprometimento e intensidade.

Por outro lado, existe também a falta de responsabilidade quando delegamos funções às pessoas sem sequer lhes dizer como fazer o que é necessário, e ensinar-lhes como fazer ou será que nós também não sabemos?

Contudo, o problema está na pouca predisposição de derrubar nossos hábitos de indiferença, dependência e insegurança. Não conseguimos nos inspirar e esperamos alguém nos obrigar a fazer, porém os melhores gerentes, os líderes não esperam isso acontecer.

Por tanto, os líderes das organizações de saúde devem estar dispostos a colocar excelência na sua gestão e arregaçar as mangas e mergulhar dentro do trabalho duro.

É isso meus colegas e amigos! Eu cobri as oito lições mais impactantes para mim e para a minha organização, mas, honestamente, havia provavelmente mais de 20 lições que eu poderia ter falado com entusiasmo. Obrigado a Fred Lee por escrever um livro tão inspirador!

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

2 comentários em: “Transforme teoria em Prática.

  1. Dr. Edgar, parabéns pelo artigo. Acredito que suas colocações são pertinentes e na aréa da saúde precisamos constantemente criar estratégias, ser criativos, visando a motivação da equipe, rompendo barreiras, quebrando paradigmas, minimizando custos, buscando as tecnologias de ponta, tornando o nosso negócio atrativo para todos os clientes (pacientes, familiares, médicos, operadoras de saúde) e lucrativo. Li o livro e recomendo. Abs, Helia Zappa

  2. Acredito que o Dr.Edgar, enquanto conhecedor de várias estratégias para a melhoria na qualidade de Gestão e Atenção na área da Saúde, conheça também a Política Nacional de Humanização da Saúde, que trás importante contribuíção para repensarmos nossas práticas na Saúde Pública e rompermos paradigmas. Essa política trás a possibilidade de fazermos importantes reflexões acerca de democracia institucional,valorização dos diversos saberes,promoção e produção de saúde, co-responsabilidade na gestão e atenção da saúde,dentre outras.Nos permitindo ainda nos aprofundarmos em questões que lidam com as subjetividades dos sujeitos, enfim é uma importante ferramenta para repensarmos as mudanças que queremos na Saúde Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?