Blog

Sua Startup merece um “Elevator Pitch” de Impacto.

Uma das apresentações mais difíceis de fazer no mundo do empreendedorismo é sem dúvida o “Elevator Pitch”.

Você tem uma ideia inovadora para um negócio que vai resolver a vida de muita gente, com grande potencial de crescimento e quer alguém que invista na sua ideia ou na sua startup.

Para isso, você precisa fazer uma apresentação do projeto de forma que convença aos interessados a fazer parte desse empreendimento.

O “Elevator Pitch”, o simplesmente “Pitch”, como seu nome mesmo diz, é uma apresentação onde você terá que explicar seu negócio de forma clara, concisa, convincente, concreta, consistente, acreditável, customizada, conceitual e conversacional, no tempo que demoraria um elevador para subir do térreo ao último andar do seu prédio. E a menos que você more em um arranha-céu, isso é muito rápido.

Nesse intervalo de tempo, que demora 5 minutos ou menos, você deverá apresentar o problema, sua solução, potencial de mercado, seu diferencial, sua equipe e seu propósito, de forma que qualquer um, que está presenciando a sua apresentação possa entender tudo do seu negócio.

O problema é que a maioria dos empreendedores, que se lançam a buscar esses investidores, não se preparam o suficiente para completar todos os requisitos mencionados.

Para isso, o empreendedor precisa ter no seu plano, um bom estudo de mercado e treinar para realmente impressionar na hora de se apresentar e poder responder qualquer pergunta da plateia.

Aparte de todas essas obrigações, para você apresentar um elevator pitch de impacto também deverá:

  1. Explicar exatamente o que sua empresa faz, nos primeiros trinta segundos. Já vi muitos empreendedores perdendo tempo precioso dando dados, estatísticas e outras informações irrelevantes, enquanto os investidores ficam coçando sua cabeça pensando, o que será que esse negócio faz realmente?
  2. Dizer quem são seus clientes atuais e seus clientes potenciais. Faça uma previsão baseada no potencial de mercado. Se você não souber seu próprio potencial de crescimento é melhor ficar calado e não se apresentar.
  3. Explicar por que seus clientes pagariam por seu produto ou serviço.
  4. Mencionar quem são seus concorrentes. Caso diga que não há concorrentes, você não conhece o mercado onde pretende atuar e pode-se considerar eliminado.
  5. Explicar por que você é o único capaz de fazer sua ideia acontecer.
  6. Fazer a sua apresentação com confiança e entusiasmo. Os investidores querem um fundador/CEO que seja um verdadeiro líder da sua ideia, querem que você seja capaz de convencer o mundo do seu sonho e não apenas a eles.
  7. Dizer se você já tem outros parceiros ou sócios além dos fundadores. Os investidores se sentem mais confiantes sabendo que você tem outros players dispostos a apostar na sua startup.
  8. Saber quanto dinheiro você precisa para fazer decolar sua startup. Se tudo o que você fizer for pedir dinheiro, sem saber quanto, então você não poderá se queixar se um investidor lhe der R$ 5,00 para tomar um cafezinho.
  9. Dizer exatamente onde vai gastar o dinheiro. Por exemplo: na instalação de um escritório, uma campanha publicitária, novos aplicativos ou ferramentas, uma pesquisa de mercado, etc.
  10. Vestir-se bem, acreditar no que fala e deixar claro que você realmente não precisa do dinheiro, mas que estaria disposto a aceitá-lo se com ele trouxer um verdadeiro parceiro estratégico. É curioso, mas pela própria natureza do ser humano, somos muito mais propensos a fazer o contrário, quando alguém fala para não fazer.

Finalmente, fazer com que cada apresentação, “Pitch”, sirva para aprender e alinhar cada vez mais sua proposta. Não esqueça de anotar todas as perguntas dos investidores e do público, e certifique-se de respondê-las, para que o seguinte grupo de investidores fique com menos dúvidas, melhorando sempre seu business plan, seu “Elevator Pitch”, aumentando assim suas as chances de ser financiado.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?