Blog

Ser Empreendedor não é ter um negócio, é um Estilo de Vida.

A palavra Empreendedor é derivada do francês “entrepreneur”, usada pela primeira vez em 1725, pelo que se sabe, pelo economista irlandês Richard Cantillon, reconhecido por muitos historiadores como o grande teórico da economia, segundo o qual o “entrepreneur é o indivíduo que assume riscos”.

Desde então muitos outros estudiosos tentam dar uma definição adequada à pessoa que tem uma personalidade empreendedora, como em 1814, o economista francês Jean-Baptiste Say, usou a palavra empreendedor para identificar o indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade baixa para um setor de produtividade mais elevado. Em 1871, Carl Menger, economista austríaco, definiu o empreendedor como aquele que antecipa necessidades futuras. Ou, em 1921, o norte-americano Frank Knight afirmou que o que distingue o empreendedor é a capacidade de lidar com a incerteza.

Contudo, ao longo do tempo, verificou-se que definir, mas principalmente ser empreendedor não é uma tarefa fácil, não é só montar ou ter um negócio. Afinal, em todo o mundo, grande parte dos novos negócios vai à falência. Por isso, podemos dizer que o empreendedor é definitivamente um sujeito diferente, capaz de viver toda sua vida empreendendo, criando novas oportunidades, aceitando novos desafios e porque não, também errando e aprendendo.

Por isso, especialistas que estudam a personalidade empreendedora mostram que existem certos traços que parecem ser inerentes aos empreendedores e que mostramos a seguir:

  • Cole (1959) apontou a existência de quatro tipos de empreendedores: o inovador, o inventor, o promotor super otimista e o construtor de uma organização. Em qual você se encontra?
  • McClelland (1961) descreveu o empreendedor como motivado primeiramente por uma irresistível necessidade de realização e por um forte impulso para construir.
  • Collins e Moore (1970) estudaram 150 empreendedores e concluíram que eles são pessoas difíceis e pragmáticas, guiadas por necessidades de independência e impulsos. Eles raramente concordam em se submeter a alguma autoridade.
  • Cooper, Woo e Dunkelberg (1988) discutiram que os empreendedores exibem extremo otimismo em seus processos de tomada de decisões.
  • Bird (1992) viu os empreendedores como instáveis, isto é, propensos a insights, brainstorms, decepções, engenhosidade e desembaraço. São astutos, oportunistas, criativos e racionais.
  • Busenitz e Barney (1997) alegaram que os empreendedores são propensos a serem superconfiantes e inclinados a generalizações exageradas com as oportunidades que aparecem.
  • Ainda Mc Clelland afirmou que, o empreendedor é motivado acima de tudo por ascensão profissional. Uma vez que os objetivos de sua organização são simplesmente uma extensão de si mesmos, pode-se concluir, conforme McClelland, que o objetivo dominante da organização que opera um empreendedor é o crescimento, a mais tangível manifestação de ascensão. Como bem frisou em seu artigo “O Ego Empreendedor”, da revista Fortune: a maioria dos presidentes jovens tem mais urgência em construir do que em manipular. “A expansão é um tipo de doença entre nós”, diz um presidente, “Nós somos construtores de impérios, a tremenda compulsão e obsessão não é fazer dinheiro, mas construir um império”, disse outro.

Pode-se verificar, segundo os pontos de vista dos diversos autores aqui apresentados, que a busca e a capacidade de enxergar novas oportunidades para manter-se sempre à frente, crescer profissionalmente e adquirir reconhecimento, são as principais características percebidas em aqueles que optam pela vida empreendedora.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

4 comentários em: “Ser Empreendedor não é ter um negócio, é um Estilo de Vida.

  1. Me identifiquei muito com a matéria sou uma empreendedora construtivista, amo lidar com as incertezas, o que me move é o desafio de fazer dar certo.
    Um abraço, sou uma seguidora sua.
    Att,
    Liliane

  2. Ao ler a matéria, me identifiquei muito mais com o final, onde dizia que “ser empreendedor é uma extensão de si mesmo”. Em parte concordo com os autores em relação a inovação, otimismo, enfoque financeiro, entre outros. Gostei da matéria, repito me identifico, e pretendo seguir em frente. Como no último parágrafo “ter o reconhecimento” dentre as outras características é a essência. Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?