Blog

O que você Lamenta da sua Formação em Saúde?

Uma das coisas que lamento não ter aprendido na minha formação como médico, são as matérias complementares de administração e marketing.

Minha faculdade, como quase todas na área da saúde, se preocupa em formar profissionais clinicamente e cientificamente competentes, porém sem nenhum preparo em gestão de saúde, para entrar no mercado de trabalho.

Por que isso é importante? Porque todas as carreiras na área da saúde têm, como muitas outras, seu lado comercial.

Os profissionais de saúde saem da faculdade para concorrer entre si, tanto para conseguir uma vaga em algum hospital, como nos seus consultórios e clínicas particulares, na hora de montar o empreendimento, fazer ele funcionar captar, tratar e satisfazer seus clientes, tentando que todo seu esforço seja bem sucedido.

Para conseguir isso de forma estratégica, todo profissional de saúde deveria adquirir conhecimentos de gestão ou se for o caso, contratar uma empresa que possa cuidar do seu empreendimento, começando pelo gerenciamento da sua carreira.

Em uma recente publicação no Medscape intitulada “Os médicos lamentam sua formação”, muitos médicos falam sobre o arrependimento que sentem de ter escolhido suas especialidades. Patologistas por exemplo, comentam que escolheram a profissão pelo amor à ciência, porém o mercado faz com eles se tornem simples leitores de amostras patológicas, sem colocar seus conhecimentos clínicos em prática. Alguns clínicos lamentam não ter tido uma visão mais ampla do mercado e escolher uma carreira cirúrgica, por outro lado, gastroenterologistas e oftalmologistas mencionaram principalmente a falta de treinamento em gestão e marketing na medicina para gerir seus consultórios.

Mas, qual é a melhor maneira para que os médicos e outros profissionais, e também as instituições de saúde entendam que a prática da medicina, por ser exercida, na sua grande maioria das vezes, em forma de prestação de serviço, tem seu lado comercial e precisa ser gerenciada?

O lado comercial da medicina começa pelo próprio profissional, pela forma como ele deseja ser visto e como quer se posicionar no mercado em que atua, e para isso precisa de um trabalho de gestão de carreira e marketing pessoal para poder sobressair-se dos demais médicos, sem ter que esperar fazer 60 ou 70 anos para ser reconhecido pela sua trajetória. Sem dúvida, tudo isso contando já, que esse profissional é realmente competente no que faz.

Com as novas regras da Publicidade Médica e o Código de Ética Médica por um lado e a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (aprovada pela Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009) por outro, é necessário conhecer muito bem o mercado no qual atua o profissional de saúde para saber como criar a melhor estratégia de gestão e marketing.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

3 comentários em: “O que você Lamenta da sua Formação em Saúde?

  1. Olá, o artigo traz informações uteis. Todavia há de se lamentar a não constatação do nome do Médico entrevistado.. O Que Você Lamenta Da Sua Formação Em Saúde?

  2. Muito interessante. Quando saí da faculdade e decidi abrir meu consultório já deu para perceber claramente essa lacuna na minha formação. Corri atrás, estudei, li muito a respeito e hoje acho que tenho o básico de conhecimento de gestão. Outro ponto muito importante é saber legislação. Muitas vezes o que é de senso comum não é o que está na Constituição. É o caso de médicos que processaram outros profissionais por exercício ilegal da medicina e perderam. Sem falar que conhecimento de Direito te dá armas para se defender de eventuais processos por erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?