Blog

Gestão Ambiental nas instituições de Saúde.

Gestão ambiental e sustentabilidade são temas que ouvimos falar todo dia na mídia e até nas empresas, mas será que a maioria das pessoas sabe exatamente como isso funciona? E os profissionais da área da saúde têm sido estimulados a participar de algum projeto deste âmbito?

Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade, com os seguintes objetivos:

  • Uso de recursos naturais de forma racional;
  • Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade;
  • Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos;
  • Utilização sustentável de recursos naturais;
  • Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.
  • Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental;
  • Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero;
  • Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração;
  • Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc.

Dentro do ambiente hospitalar não temos números exatos, mas sabemos, por exemplo, que o Hospital Sírio Libanês tem um projeto de gestão ambiental desde 1998, buscando melhorar a vida da população da região da Bela Vista, e também das regiões onde seus funcionários residem.

Este projeto iniciou-se no serviço de higiene hospitalar com a coleta seletiva do lixo e com diferentes soluções, por parte dos responsáveis pela manutenção, para que fosse possível cada vez mais economizar insumos como água, energia elétrica e gás. Este trabalho se deu por meio de cartazes, campanhas e treinamentos dos profissionais que atuam no hospital. Houve ainda uma adequação dos serviços de higiene hospitalar que permitiu o gasto de água 10 vezes menor e seguindo as exigências do CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

Hoje se faz necessário um estudo mais amplo deste assunto, que por muitos anos fora deixado de lado, mas em vista do que vem ocorrendo no meio ambiente, é de extrema importância que todas as instituições tenham este tipo de preocupação com o que estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida da população, e o quanto estamos contribuindo para a preservação ou degradação do meio ambiente.

As instituições de saúde devem conscientizar seus profissionais da importância de preservar os recursos do meio ambiente. Devemos implantar treinamentos adequados para nossos funcionários, capacitando-os e mesmo informando como pode ser descartado todo tipo de lixo, como diminuir o consumo de água, energia, gás, materiais, sem que tenhamos perdas na qualidade do atendimento que é prestado ao cliente.

Os profissionais deven ser treinados e capacitados, para que ajam assim dentro e fora da instituição, em suas casas, seus bairros, enfim, em todos os lugares que eles frequentem, e também incentivar seus amigos e parentes a fazerem o mesmo em prol de algo maior e melhor para todos.

No Hospital Sírio Libanês foi implantada uma equipe de “Agentes Ambientais do HSL”, eles monitoram e educam os profissionais, quanto aos procedimentos adequados para a manutenção de uma instituição ecologicamente correta. Este tipo de trabalho deve ser feito em todas a instituições do país, seja  na área da saúde ou não.

Todos nós somos responsáveis pelo que ocorre a nossa volta, podemos fazer algo para mudar, ou simplesmente ficarmos no mesmo estado letárgico em que nos encontrávamos, mas faço uma pergunta: Qual planeta pretendemos deixar para nossas gerações futuras?

Espero, tenho fé, que o planeta que iremos deixar, seja o mesmo, ou melhor do que o que temos hoje. Que as gerações, que estão crescendo hoje, possam ter qualidade vida no meio ambiente e saibam explorar os recursos naturais com sabedoria.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

2 comentários em: “Gestão Ambiental nas instituições de Saúde.

  1. Gostei do relatório acima, gostaria de saber mais. sou formado em téc meio ambiente e atualmente trabalho na rede D’OR, e fui convidado para fazer parte da gestão e tentar ajustar e implementar uma gestao ambientao no setor de manutenção.

  2. Importante salientar a importância da adesão efetiva da diretoria executiva das referidas instituições, pois sem elas nenhuma ação pode ser implementada; assim como o treinamento direcionado aos colaboradores, que são, quem realmente faz a diferença em todo o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?