Blog

Ganhos de Qualidade em Saúde com a implantação da Acreditação.

Quais são realmente os ganhos que o hospital obtém quando busca, e conquista um selo de acreditação?

Sem dúvida, a busca pela qualidade e segurança nos serviços de saúde é hoje uma tendência  mundial. Todos os hospitais de médio e grande porte estão sempre querendo aprimorar seus serviços, visando segurança, qualidade, conforto e atendimento de forma adequada para seus clientes.

Estão sempre buscando uma melhoria permanente em seu sistema de gestão e assistência, com a integração harmônica das áreas médicas, tecnológicas, administrativas, econômica, assistencial, e, se for o caso, de pesquisa e desenvolvimento.

Dessa forma, os critérios para obter a acreditação hospitalar cobrem uma vasta gama de itens organizados em metas nacionais ou internacionais de segurança, direitos do paciente e dos familiares, acesso ao tratamento e continuidade, avaliação do paciente, cuidado ao paciente, educação do paciente e dos familiares, gerenciamento e uso de medicamentos, anestesia e cirurgia, capacitação dos recursos humanos, gerenciamento da comunicação e das informações (prontuário), vigilância e controle de infecção hospitalar; direção e capacitação das lideranças, gerenciamento e segurança das instalações, segurança do paciente e melhoria contínua da qualidade.

Sabendo o que a acreditação se refere, podemos identificar quais são realmente os ganhos que uma instituição de saúde obtém ao implantar um selo de acreditação.

O hospital que tem um selo reconhecido por empresas independentes, que analisam todos os processos dentro do atendimento, pode garantir aos seus clientes segurança, confiabilidade, e qualidade na assistência definidos por padrões previamente estabelecidos.

O processo de acreditação hospitalar, padroniza, avalia e melhora os recursos, procurando obter melhores resultados, e passou a ser usado como diferencial estratégico por algumas instituições de saúde, para mostrar ao seu usuário que podem garantir que lá o cliente é tratado com qualidade. E isso acaba gerando uma confiança nos mesmos, fazendo com que ele utilize mais os serviços de uma instituição acreditada, do que uma que não apresenta nenhum selo de garantia da qualidade dos serviços prestado.

É importante destacar que, para gerar uma nova mentalidade em qualidade dos serviços de saúde, devem-se incrementar os programas de educação continuada para conhecimento e reflexão sobre os conceitos de qualidade.

Os gestores, que são os principais interessados na acreditação, devem sempre avaliar internamente os processos adotados no hospital, para que mantenham o selo de acreditação conquistado, ou possam passar para níveis mais altos, e consequentemente mais reconhecidos.

Os ganhos reais para os hospitais que possuem acreditação hospitalar, são os de qualidade no atendimento, segurança, melhor utilização dos recursos físicos e do capital humano, e isso pode ser demonstrado para o paciente, fazendo com que ele se sinta mais confiante em utilizar os serviços de uma instituição que possui um selo de qualidade que visa o melhor de cada individuo que está dentro da instituição.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?