Blog

Desenvolver a carreira do Profissional de Saúde é desenvolver a Organização.

Ao falarmos de capacitar pessoas, a maioria de nós lembra dos cursos e treinamentos que são ministrados pelas organizações, no começo da contratação, para aprimorar os conhecimentos e técnicas dos profissionais de saúde, e introduzi-los ao ambiente hospitalar.

Sim, isso faz parte do aprendizado destes profissionais, porém, a capacitação deste profissional ocorrerá também no seu dia a dia, com as situações enfrentadas na sua função e que exigirão capacidade de decisão para resolvê-las.

Com esse treinamento diário, os profissionais se desenvolvem, e aí deve entrar a influência da instituição neste desenvolvimento, incentivando estes profissionais a desenvolverem suas carreiras dentro da mesma, dando oportunidade para estudo, intercâmbio entre as áreas, quando a função o permita, permitindo que explorem outras áreas e possam optar por aquela que mais se identificarem.

Assim os gestores de saúde podem auxiliar no desenvolvimento de carreiras por competências, extraindo o melhor de cada profissional, pois este modelo de desenvolvimento, além de ganhar mais espaço dentro das organizações atuais, é um modelo muito interessante, pois confere a possibilidade de visualização deste crescimento, da aplicação e da mensuração das competências por meio de realização das atividades e pela capacidade de resolver problemas que os profissionais enfrentam todos os dias.

Claro que o processo de desenvolvimento vai além das salas de aula, e depende muito do autodesenvolvimento do profissional, pois este processo é intrínseco a cada indivíduo. Dessa maneira, depende também do interesse do funcionário para crescer, pois não podemos obrigá-lo a fazer aquilo que não tem desejo.

Depois de um tempo planejado, o ideal é aplicar feedbacks e ouvir os profissionais, realizando avaliação de 360 graus. Com ela conseguimos elogiar, corrigir e melhorar o desempenho de cada um deles, e em contra partida saber o que deve ser corrigido nos processos do hospital.

Porém, o que vemos são instituições de saúde temerosas, de que se desenvolverem um profissional, o perderá para o mercado, ou pior, para o concorrente. Evidentemente, isso é possível, pois esse profissional capacitado pode receber propostas melhores. Para diminuir esse risco, cabe à organização manter motivados seus funcionários e criar uma cultura que inspire o sentimento de lealdade com a instituição.  Permanecendo dessa forma, maior tempo na instituição e diminuindo a rotatividade de funcionários da empresa.

Devemos ter em mente que ao auxiliar o desenvolvimento da carreira dos nossos profissionais de saúde, estamos desenvolvendo também a instituição, já que muitos profissionais se sentem bem ao trabalhar para uma instituição que os valorizam, e que lhes permite se tornar em um profissional reconhecido e de sucesso. Dando dessa forma o melhor de si, em favor do nosso maior tesouro, o paciente.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?