Blog

Alinhamento Para Desenvolver as Organizações de Saúde.

“As organizações de alto desempenho garantem que as prioridades dos seus diretores também sejam as altas prioridades dos seus funcionários de cargos mais baixos”, como afirma Rob Ashe, presidente da Cognos Inc. dos Estados Unidos.

A maioria das organizações é composta de unidades de negócios e de apoio, cada uma delas sob a gestão de executivos capacitados, treinados, a frente de funcionários talentosos, mas, é frequente vermos uma falta de alinhamento nas ideias, atuando com propósitos desconexos e acabam gerando conflitos dentro da organização. Estes conflitos acabam comprometendo o desempenho da instituição.

Na área da saúde não é diferente, há relatos de médicos que não estão alinhados com os processos realizados pelo corpo de enfermagem, ou mesmo a parte assistencial não está alinhada com os departamentos administrativos, gerando assim muita discordância no momento em que se presta um serviço para um cliente.

Todas as organizações tem buscado colocar a estratégia no centro de seus modelos de gestão, buscando com isso, assegurar que, como instrumento de comunicação, as decisões cheguem a todos os níveis dentro da organização. Para isso deve-se estar atento ao que se é comentado por todos os funcionários da instituição, já que a maioria deles lida diretamente no atendimento do paciente e sabem quais são as deficiências da instituição.

O alinhamento é uma estratégia construída a partir da observação de casos reais de gestão, onde foram aplicadas estratégias de desenvolvimento, e onde a maioria das organizações que obteve sucesso, buscou mecanismos diferenciados para garantir o alinhamento interno e externo, conseguindo assim se destacarem no mercado, porém sempre em busca de aprimoramento, levando em consideração o que acontece dentro da instituição, desde os níveis hierárquicos mais inferiores até a alta diretoria.

Estas empresas buscaram se posicionar no mercado, para isso elaboraram estratégias primordiais para seu desenvolvimento.

Para isso, Kaplan e Norton elaboraram uma estratégia de alinhamento com cinco princípios chaves:

  1. Mobilizar a mudança por meio da diretoria e altos executivos;
  2. Traduzir a estratégia em termos operacionais;
  3. Alinhar a organização com a estratégia;
  4. Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos;
  5. Gerenciar para converter a estratégia em processo contínuo.

Hoje, empresas que não tem esta visão estratégica, simplesmente não conseguem se desenvolver, como ocorre em muitos casos com empresas da área da saúde. E isso faz com que muitas deixem de prestar um serviço de qualidade, ou mesmo acabem fechando suas portas, pois não tem como atender seus clientes com eficiência.

Administrador Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Ampla experiência em rotina administrativa hospitalar, negociação de valores de materiais de alto custo e atendimento ao cliente. Busca se aprimorar com conhecimentos para a gestão e motivação de pessoas no ambiente hospitalar. Experiência em relacionamento com clientes, busca de novas parcerias e negócios.

2 comentários em: “Alinhamento Para Desenvolver as Organizações de Saúde.

  1. Excelente texto, Edson! Estou compartilhando com alguns colegas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, porque vejo seu pensamento extremamente alinhado com o nosso Plano de Ação.
    Concordo com a Osielma (comentário acima) é uma delícia ler os textos da HMDoctors!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?