Blog

Que tal Reembolsar o Hospital de acordo com a Satisfação do Paciente?

Alguns ficam satisfeitos e outros decepcionados com o atendimento. A cada dia que passa, os hospitais nos Estados Unidos são movidos mais pela satisfação do paciente, tanto que, receber elogios de pacientes tornou-se uma obsessão urgente.

A partir de 2012, o programa da Medicare nos EUA começará a levar a satisfação dos pacientes em consideração ao reembolsar hospitais. Pacientes descontentes significarão um retorno menor, uma perspectiva assustadora para hospitais que já enfrentam leitos vazios por causa da recessão e pressão de seguradoras para reduzir custos.

A nova regra do Medicare, exigida pelo Affordable Care Act (na tradução livre, lei do atendimento financeiramente acessível), transforma os hospitais em adversários de uma competição para satisfazer os pacientes; os que conseguirem as melhores pontuações receberão mais dinheiro.

A partir de outubro de 2012, a Medicare começará a reter 1% (um por cento) dos reembolsos regulares com base no desempenho dos hospitais, isso significará cerca de 850 milhões de dólares, segundo The Wall Street Journal. Os hospitais com melhor desempenho ganharão um incentivo econômico extra, em quanto, aqueles que receberem notas baixas vão ser punido financeiramente. Esse bônus irá subir para 2 por cento em 2016.

A base será o Hospital Compare, um site especializado em pesquisas de satisfação do paciente, que em parceria com o governo, mantem avaliações continuas dos hospitais, a uma seleção aleatória de pacientes após a alta. com perguntas como: Seu médico e enfermeiro explicaram bem sobre como tomar os medicamentos? Sua dor foi bem controlada? A sala de espera estava limpa e calma? Qual foi seu tempo de espera? O Medicare afirma que as pesquisas incorporam adequadamente as condições médicas dos pacientes ao questioná-los a respeito de sua saúde.

Para determinar os pagamentos, a agência federal Centers for Medicare and Medicaid Services, planeja ser uma avaliadora rigorosa. A instituição só creditará os hospitais com base em pacientes que disserem que suas experiências foram completamente boas. As pesquisas também pedem que os pacientes avaliem sua internação com uma nota de 1 a 10. De acordo com a Medicare, em breve, só os hospitais que receberem nota 9 ou 10 (em uma escala de 10 pontos) vão contar com o selo Medicare.

Até agora, os dados mostraram que apenas 67% dos pacientes deram alguma nota 9 ou 10 para seus hospitais, 58% falaram que o ambiente estava silencioso, e 60% disseram que seus médicos e enfermeiros sempre explicam bem sobre os medicamentos.

Médico especialista em Administração Hospitalar e Marketing em Saúde. Autor do composto "10 P's do Marketing em Saúde". Professor do curso online Marketing Estratégico para Clínicas e Empresas de Saúde. CEO da HMDoctors, Assessor da Stratas Partners (Suíça) para o acesso ao mercado hospitalar brasileiro, Consultor de Gestão de Carreira e Marketing Médico, e Revisor de artigos e publicações sobre Gestão, Empreendedorismo e Marketing em Saúde para a revista eletrônica Gestão e Saúde da Universidade de Brasília - UNB. Formado em medicina com pós graduação em epidemiologia, formado em administração hospitalar e MBA em organizações hospitalares e sistemas de saúde pela FGV. 16 anos de experiência em hospitais públicos, privados, institutos de pesquisa clínica e consultor para empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso lhe ajudar?